A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AVS GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Fechar
	Avaliação: GST0466_AVS_201301202363 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201301202363 - MONIQUE CALDEIRA CAMILO
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1        Data: 02/07/2014 21:27:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201301273463)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponha que o Diretor de sua empresa está em dúvida sobre a efetividade da pesquisa de clima organizacional. Neste caso, qual dos argumentos abaixo você utilizaria para justificar a aplicação desta estratégia em sua empresa?
		
	
	A pesquisa tem como objetivo principal avaliar se a política de remuneração está adequada.
	
	A pesquisa de clima organizacional é a principal ferramenta para a realização de um correto levantamento de necessidades de treinamento, visto que as entrevistas com os gestores e os resultados de avaliação de desempenho podem fornecer informações distorcidas.
	 
	A pesquisa levanta os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores por meio da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
	
	A pesquisa de clima organizacional possibilita um conhecimento mais preciso sobre os motivos de desligamentos da empresa, reduzindo assim o turnover.
	
	O principal objetivo da pesquisa é identificar quem são os funcionários insatisfeitos para poder ter uma ação pontual.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301265919)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando a Avaliação Individual ¿ ou, da Equipe ¿ no que diz respeito ao monitoramento do Clima Organizacional, pode-se dizer que é uma responsabilidade:
		
	
	Da Equipe de RH e os supervisores.
	 
	Da Administração de Recursos Humanos.
	
	Da Diretoria.
	 
	De cada gestor da empresa.
	
	Da Equipe de RH e dos funcionários.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301265993)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O índice de satisfação global demonstra ser contingencial. O que é isso? Ele varia de acordo com certas circunstâncias ou contingências. Para esclarecer essa característica, comparemos uma empresa (A) que trabalha com produtos altamente sofisticados, ambientes climatizados e oferece ampla gama de benefícios aos seus funcionários, com outra empresa (B), cujo trabalho é rude por natureza, o nível de instrução dos funcionários é mais reduzido e o conjunto de benefícios que estes recebem é restrito. Então, seria de se supor que a empresa A alcançaria índice de satisfação muito bom, enquanto que na empresa B tal índice seria regular ou péssimo. Entretanto, na prática, não se tem essa garantia. E até pode ocorrer o inverso. Por que? Porque existem inúmeras variáveis que contribuem no nível de satisfação das pessoas. Conceitualmente, portanto, como poderíamos definir, apropriadamente, uma ¿Variável Organizacional¿?
		
	
	Como um dos aspectos de uma organização que pode impactar no grau de satisfação dos empregados de uma empresa.
	 
	As opções de resposta propostas em todas as demais alternativas possuem textos que se complementam para definir o conceito de Variável Organizacional.
	
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima.
	
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima e de retenção de funcionários.
	
	As variáveis organizacionais são fatores que podem causar insatisfação nos trabalhadores.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301265839)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os benefícios proporcionados pelas empresas aos funcionários não têm demonstrado uma influência muito forte sobre o nível de satisfação global dos pesquisados. Mas é importante lembrar o caráter "higiênico" dos mesmos - considerando a teoria de Herzberg, ou seja, eles contribuem para eliminar a desmotivação. Pesquisa de caráter nacional (ABRH, 1999) mostrou que parcela significativa dos funcionários não valorizam os benefícios proporcionados pelas respectivas empresas, tendo sido apontado como uma das causas o fato de as organizações não saberem comunicar adequadamente as vantagens que proporcionam aos que nelas trabalham. Logo, se proporcionar ¿benefícios¿ não caracteriza um estímulo impactante para o bom clima na Organização, segundo o que estudamos, por quê dizemos que a Gestão do Clima está preocupada com a qualidade de vida dos trabalhadores?
		
	
	Porque o ambiente de trabalho não deve permitir que os indivíduos sintam satisfação com os diferentes aspectos da empresa que influenciam a sua qualidade de vida no trabalho.
	 
	Porque é importante proporcionar a eles um ambiente onde as pessoas sintam-se à vontade e estejam satisfeitos com as suas relações pessoais.
	
	Porque é nas empresas onde os trabalhadores permanecem a menor parte do tempo em que estão acordados.
	
	Porque o ambiente de trabalho deve dificultar que os indivíduos sintam satisfação com os diferentes aspectos da empresa que influenciam a sua qualidade de vida no trabalho,
	
	Porque a manutenção de um bom ambiente de trabalho deve apenas ser interesse da empresa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301273358)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os chamados heróis são pessoas que encarnam valores de uma organização e de sua cultura. Os heróis são um dos importantes elementos da cultura organizacional PORQUE Servem como modelos, mostrando que o desempenho pessoal não é só desejável como viável. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301265934)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nas empresas, em que há a valorização das pessoas e os presidentes dão importância aos recursos humanos, utiliza-se a estratégia do café da manhã do qual participam o presidente e alguns empregados, aleatoriamente, escolhidos. Por que essa estratégia é utilizada:
		
	 
	Ajuda o executivo principal a entender o que se passa no "chão da fábrica".
	
	Ajuda a tornar o presidente a adotar um processo de demissão voluntária.
	 
	Ajuda ao RH a ter maior e melhor controle sobre a opinião dos empregados.
	
	Ajuda a tornar o presidente uma figura simpática e popular.
	
	Ajuda ao presidente a saber quem é um bom empregado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301266023)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É preciso lembrar que só conseguimos melhorar alguma coisa quando avaliamos e acompanhamos o desempenho da mesma ao longo do tempo. Dentro do processo para a qualidade, por exemplo, uma das recomendações é a de se trabalhar com fatos e dados. Com isso, se torna lógico que precisamos definir um conjunto de indicadores que sejam válidos para medir a situação de determinado processo. Quanto à gestão do clima, não poderia ser diferente. E uma avaliação periódica que englobe a empresa toda permite que se detectem diferenças entre áreas e oportunidades importantes de melhoria. Diante desta premissa, surge uma questão: realizar pesquisa de clima é realmente uma necessidade, representa um diferencial, para dizermos que a Empresa gerencia o Clima Organizacional?
		
	 
	A Pesquisa de Clima é um diferencial. Sem ela, a empresa não tem como monitorar o Clima Organizacional.
	
	A Pesquisa de Clima só será um diferencial se a Empresa fizer a Pesquisa Socioeconômica dos funcionários.
	
	A Pesquisa de Clima não é uma necessidade. Há outras estratégias que permitem monitorar o Clima Organizacional.
	
	A Pesquisa de Clima não é uma necessidade imediata. Há outras prioridades dentro da Administração de Recursos Humanos.
	 
	A pesquisa de clima em