Buscar

Estudo das Relações Étnico Raciais Afro Brasileira, Africana e Indígena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere a citação a seguir:
“Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. In: Texto para discussão. v. 198, 2011. p. 2
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à ascensão de pessoas ou grupos, por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
Você acertou!
“Com o desenvolvimento das atividades econômicas e de novas forças produtivas ocorre a demanda por novos tipos de pro?ssionais dotados de novas competências e capacitações. Nesses casos, veri?ca-se o aparecimento de novas pro?ssões e ocupações possibilitando, por força das determinações estruturais, a mobilidade social de pessoas e grupos. [...] as vagas nos diversos níveis da estrutura social abrem-se pela criação de novos empregos ou pela saída de indivíduos de posições existentes”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 36)
	
	B
	Fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
	
	C
	Fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	Fatores coletivos de mobilidade social não explicam a mudança de extrato social.
	
	E
	Fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos em progredir.
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. In: Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei.  Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta:  
Nota: 20.0
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
Você acertou!
“Podemos definir mobilidade social como o movimento de indivíduos e grupos de um estrato social a outro, de uma posição de classe ou status a outra, ou mesmo como uma mudança de ocupação ou profissão. Em qualquer desses casos, a mobilidade social implica o deslocamento entre posições socioeconômicas diferentes“. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 32)
	
	C
	Desclassamento.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Mudança social.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia a citação a seguir:
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais.  De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	As regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	Entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
Você acertou!
“Essas regras não se transmitem naturalmente tendo de ser aprendidas pelos novos membros da sociedade por meio dos processos de socialização que contribuem para a perpetuação das diferentes formas de desigualdade social. A família e a escola são as instituições nas quais aprendemos as normas de nossa sociedade”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 16)
	
	C
	Existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	As regras sociais são imutáveis.
	
	E
	Socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE SOUZA, Itamar. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. In: Revista do UNI-RN. v. 2, n. 2, p. 111, 2008. p. 111.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, leia as alternativas a seguir. Assinale aquela que aponta, corretamente, a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo:
Nota: 20.0
	
	A
	Foi apenas a Revolução Francesa que consagrou os direitos das mulheres.
	
	B
	As revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres.
	
	C
	A declaração dos direitos universais da Revolução Francesa, marcada pela ideologia liberal, não incluiu direitos para as mulheres, motivo pelo qual foi contestada.
Você acertou!
“[...] o ponto de partida desse movimento foi a contestação da exclusão das mulheres na proclamação dos direitos universais na Revolução Francesa, em 1789”.  (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 66)
	
	D
	O feminismo surgiu como um movimento antiliberal.
	
	E
	As revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o seguinte extrato de texto:
“Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças àinfluência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: “ [...] as políticas de ação a?rmativa, ao contrário do que geralmente se acredita, não se iniciaram nos Estados Unidos nos anos 1960, mas emergiram a partir das lutas pela descolonização após a Segunda Guerra Mundial quando foram aplicadas com a denominação de indigenização ou nativização”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 164)
As afirmativas II, III e IV são VERDADEIRAS: “Como resultado da luta da comunidade negra estadunidense por direitos civis, desencadeada nos anos 1950, os Estados Unidos incorporaram, na década seguinte, à sua legislação e prática social, mecanismos que surgiram do contexto de descolonização do mundo afro-asiático. [...]  a experiência dos negros estadunidenses reforçou [...] a luta das mulheres pela igualdade em todas as esferas da vida pública”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 165)
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F

Outros materiais