Buscar

REVISAO LITERARIA - RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. REVISÃO LITERÁRIA 
Para melhor entendimento sobre o que vai ser abordado neste documento, é necessária uma compreensão sobre responsabilidade socioambiental.
Com o passar dos tempos este conceito vem sofrendo alterações, e atualmente é definido como um programa de ações que visam a preservação do meio ambiente, tanto por partes do governo, individuais, e pelas empresas. Tais ações, que podem ser a prática do consumo sustentável, utilização de produtos não poluentes, inserção de programas de reciclagem, educação ambiental, entre outros.
Além do desenvolvimento da responsabilidade socioambiental, outra vantagem para as organizações e instituições que aderem este conceito, é que se tornam mais competitivas no mercado de trabalho, e ganham maior credibilidade e imagem positiva perante a sociedade.
3.1 Histórico
Passarelli (s.d) em seu documento, cita Zenone (2006):
O termo Responsabilidade Social começou a ser discutido no meio empresarial e acadêmico, nos Estados Unidos, no final da década de 1960, e posteriormente na Europa, porém somente a partir de 1970 que a noção de Responsabilidade Social começou a se formar e a ser divulgada e, até de certa forma, assegurada, por meio dos balanços ou relatórios sociais, que surgiam como documentos de prestação de contas das ações das empresas no campo social. 
No Brasil, as primeiras discussões ocorreram na década de 60, ganhando forte impulso nos anos 90 (Becker, Hoffmann, Krusser, 2007).
Mas, “somente a partir dos anos 80 que pequena parcela das empresas que atuam no Brasil passou a intensificar e a institucionalizar o discurso em relação às questões sociais e ambientais, realizando também em escalas diversificadas ações sociais concretas” (Becker, et al.,2007 apud Freire, Silva, 2001).
3.2 Proteção do Meio Ambiente
Falando em responsabilidade socioambiental, é indispensável não citar os marcos recentes que protegem o meio ambiente. A lei n° 6.938/81 trata da política nacional do meio ambiente, que tem por objetivo  a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental. Além disso, o art. 225 da Constituição Federal de 1988, regulamenta os direitos e deveres tanto de pessoa física quanto jurídica.

Outros materiais