Buscar

Vitaminas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vitaminas
São substancias essenciais ao organismo, que possuem várias estruturas químicas; não são sintetizadas pelo organismo, e sendo assim, sua fonte advêm da alimentação; embora alguns compostos possam ser transformados no organismo humano em vitaminas. 
São classificadas em vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis em função da solubilidade, sendo as hidrossolúveis solúveis em água, enquanto as lipossolúveis são solúveis em solventes orgânicos. 
As vitaminas hidrossolúveis compreendem vitaminas do complexo B, das quais várias atuam como coenzimas em determinadas reações enzimáticas, e são divididas em liberadoras de energia, hematopoiéticas e outras; e, não pertencentes ao complexo B.
Vitaminas do Complexo B:
- Liberadoras de energia: compreendem as vitaminas tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), acido pantotênico (B5) e inositol (B7)/ biotina (B8- H).
Tiamina (B1): vitamina essencial ao funcionamento do sistema nervoso, sendo que sua deficiência causa beri-beri e polineurite, doenças que se manifestam, principalmente, por perturbações do sistema nervoso, hipertrofia do coração, podendo causar a morte devido à falha cardíaca. Essa vitamina é abundantemente encontrada em alimentos de origem animal e vegetal como tiamina livre e pirofosfato de tiamina.
Riboflavina (B2): importante cofator de reações enzimáticas, a deficiência dessa causa doenças que se manifestam por inflamações da língua e boca; tem grande importância como grupo prostético das flavoproteínas, que atuam fundamentalmente no metabolismo de proteínas; é encontrada principalmente no leite e em produtos lácteos, ovos, carne e derivados e algumas hortaliças.
Niacina (B3): também conhecida como ácido nicotínico, sendo que a nicotinamida em forma de nicotinamida-adenina dinulceotídeo (NAD+) ou NAD-fosfato é a coenzima das desidrogenases, importantes em várias reações enzimáticas de oxidação. A ausência de niacina na dieta causa a pelagra. A vitamina B3 é encontrada em cereais, hortaliças e alimentos de origem animal, como carne, leite, ovos e pescado.
Ácido pantotênico (B5): consiste em um dos componentes da coenzima A, envolvida em reações enzimáticas de acetilação. A deficiência em humanos causa dores de cabeça e cansaço, tendo efeitos negativos sobre a reprodução e crescimento. O ácido pantotênico é encontrado em todos os tecidos animais e vegetais, porém, destacam-se os tecidos animais, mais expecificamente as vísceras.

Outros materiais