Buscar

Trabalho de ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIAMANTINA – MINAS GERAIS
	
Texto discursivo: “Codificação Ética: Cultura, Verdade”
Docente: Elaine Santos Teixeira
Discente: Fabiana Costa Santos
Disciplina: Ética e Legislação Profissional
Diamantina/2017
Texto discursivo: “ Codificação Ética: Cultura, Verdade”
 Um código de ética é feito através dos valores e ideais já existentes no grupo social no qual este fará parte. Ao se construir um código de ética este é baseado no que já está intrinsecamente no grupo social, o que nele é tido como certo ou errado, bem ou mal, vício ou virtude. A partir do pensamento da grande maioria do grupo social, e do que nele já está estabelecido como valor moral são formadas regras que devem ser seguidas pelo grupo, sendo constituído com um consenso coletivo, e assim passará a serem regras que devem ser seguidas. 
 Ao se tratar da sociedade profissional esta estabeleceu os valores morais mais comuns e assim criou regras as quais visam fazer o que é dito como bem para assim evitar o mal. O CONFEA e o CREA são responsáveis pela fiscalização dos profissionais, mas esses exploram as questões políticas profissionais entre outras. A partir do novo código de ética CONFEA/CREA procuram fazer da ética um monitorador das ações em favor do desenvolvimento. O código de ética é feito baseado nas questões morais e vêm como uma reflexão sobre as profissões e seus valores. Ao se seguir o código de ética espera que esses profissionais tenham uma vida profissional honrada e que satisfaz a todos. O código de ética pode ser entendido também como regras a serem seguidas para o bem público, além do profissional fazer bem o seu trabalho deve influenciar de maneira positiva a sociedade. 
 Ao criar uma lei, um código de ética, a partir de uma conduta ética, deve atender o que é comum no grupo social. Tendo que as leis não formam boas pessoas, mas são expressão do que é bom. Tem profissões que tem fundamento ético nas questões históricas e outras baseadas na motivação da sua profissão. As profissões regidas pelo CONFEA/CREA são profissões de cunhos diferentes sendo assim não tem um ideal no qual atende a todas, pois existem algumas criadas a milênios de anos e outras criadas recentemente devido a necessidade atual, então as bases éticas dessas profissões devem ser criadas a partir de fontes mais genéricas, que são encontradas no arcabouço ético jurídico da cultura ocidental. 
 Cada código de ética é feito a partir de uma fonte ou pressuposto, é adequado a cada grupo social e nele é feito de acordo com as tarefas e trabalhos realizados por aquele grupo, como cada código de ética é vindo de uma fonte, ao analisar deve-se primeiramente ver em quais fundamentos esses são baseados, cada código de ética será diferente de acordo com o grupo social para o qual este é criado. Mesmo tendo diferentes bases e sendo diferentes entre si os códigos de ética trazem algumas questões que são comuns em todos, que são tidos como paradigmas genéricos, tendo alguns que sempre foram cotados na sociedade e outros que foram criados devido a necessidades atuais. 
 Portanto temos que o código de ética não é criado, mas sim uma junção do que já está inserido na sociedade como verdade e bem comum e colocado como regras. O código de ética pode ser repensado e analisado de formas diferentes por diferentes pessoas, pois ele engloba questões morais, mas sempre estará ligado aos valores morais da maioria do grupo social ao qual ele pertence.

Outros materiais