Buscar

AD1 Economia Brasileira Contemporanea 20172

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/2º (Agosto 2017)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
ALUNO: Dhiego dos Santos Silva			MATRÍCULA: 13215060481
AD1:
Tendo por base, única e exclusivamente, a leitura do material didático, aulas 1 e 2, estabeleça a relação entre a produtividade e a construção do consenso político como peça importante do equilíbrio do pós-guerra. 
Resposta: O crescimento da economia no pós-guerra foi feito com o uso intensivo de tecnologia substituindo a mão de obra comum. Também aconteceu a reestruturação e a reforma do capitalismo, em um processo de reforma onde foi possível alcançar o crescimento econômico, tendo por base o consumo de massa. O crescimento da produtividade, viabilizado pelo desenvolvimento tecnológico, culminou em um grande consenso político. 
Buscando fazer com que a força de trabalho estivesse plenamente empregada, bem remunerada e bem protegida, o Estado, os patrões e os trabalhadores, assumiram compromissos e responsabilidades e receberam cada um sua contrapartida. 
Esse consenso previa a combinação de aumentos de salários com aumentos dos lucros, e para isso tinha de haver produtividade. Somente com ganhos contínuos de produtividade seria possível aumentar continuamente salários e lucros, sem ter de aumentar os preços. A utilização de tecnologia foi muito importante para alcançar esses ganhos de produtividade. Caso contrário, os preços teriam de aumentar ou os aumentos de salários espremeriam os lucros e vice-versa.
Só foi possível atender a todos os interesses envolvidos nesse consenso político porque foi possível fazer crescer a produtividade.

Outros materiais