Buscar

avs gestão de suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: ADM0919_AVS_201001410882 » GESTÃO DE SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201001410882 - ANA CAROLINA DA SILVA SANTOS DE MIRANDA
	Professor:
	JOSE LUIZ TERRA CUNHA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 1        Data: 20/06/2014 16:57:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201001687046)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se conceituar a Logística em etapas distintas que foram evoluindo ao longo dos anos. Dentre as alternativas abaixo marque a alternativa que não se enquadra na definição da fase correspondente:
		
	
	Fase 2 - A partir da década de 1940 , o advento da 2ª guerra mundial , a Logística recebeu uma configuração que se dividia em dois segmentos : Distribuição física e suprimentos
	
	Fase 4 - A fase da integração com o conceito e entendimento que todos os processos e elementos da Cadeia de Suprimentos são interligados, abrangendo também o relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes.
	 
	Fase Atual ou de integração estratégica - Em virtude principalmente da globalização, as empresas modernas devem buscar diferenciais que as projete no mercado. É necessário que as empresas aumentem seus estoques continuamente, oferecendo produtos e serviços de altíssima qualidade , flexibilizando suas ações , respeitando sistematicamente as necessidades dos clientes , assim trazendo confiabilidade para que possa fidelizar sua demanda e também aumenta-la
	
	Fase 3 - Fase da Integração Interna que se preocupava com o gerenciamento de transportes, suprimentos , gestão de estoques, armazenagem e distribuição
	
	Fase 1 - a produção era eminentemente agrária e a Logística tratava de transportar e distribuir esses produtos agrícolas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001684168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as descrições das atividades logísticas abaixo, escolha aquela que se refere a ESTOQUES.
		
	
	Fornece apoio fundamental ao sucesso do sistema logístico, isso porque ela é responsável pelo suprimento de todo processo produtivo, contribuindo com todas as necessidades de materiais.
	 
	Como ferramenta importantíssima para alimentar o processo produtivo, têm como objetivo a não paralisação da atividade produtiva, isso porque, quando falta materiais, a empresa corre o risco de comprometer a cadeia de suprimentos.
	
	Entende-se que para alcançar a eficiência em todos os ciclos de atividades logísticas, faz-se necessário a sua para integrar todo o processo, tornando-o mais rápido para todos, desde os fornecedores até os clientes.
	
	É responsável pela movimentação para abastecer os postos de conformação e montagem, armazenamento nos almoxarifados de semiacabados e o deslocamento dos produtos acabados no final das linhas de montagem, para os armazéns de produtos acabados.
	
	Implica em decisões sobre como movimentar materiais e produtos acabados entre diferentes pontos de uma determinada rede de negócios.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001687625)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estudos e pesquisas identificam fatores fundamentais que devem ser considerados com relação ao nível de serviço ofertado por uma empresa ao cliente. No entanto, determinado atributo pode ser mais ou menos importante, dependendo da situação de mercado. Assinale dentre as opções a que não se enquadra como um desses fatores.
		
	
	Disponibilidade
	
	Consistência
	 
	Consolidação
	
	Desempenho operacional
	
	Confiabilidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001611588)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual nível de funcionalidade do sistema está definido no texto abaixo: Nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas.
		
	 
	Sistema Transacional
	
	Apoio às Decisões
	
	Disponibilidade
	
	Planejamento Estrategico
	
	Controle Gerencial
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001477919)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação às informações de planejamento dos sistemas de Tecnologia da Informação (TI), assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	As decisões de planejamento incluem custos, capacidades e demanda a um nível agregado ao longo do horizonte de planejamento.
	 
	Neste nível os gerentes devem determinar a quantidade e o local em que o produto será produzido.
	
	As decisões de planejamento também concentram-se na análise de informações e não em seu acúmulo.
	 
	Os sistemas são utilizados por pessoas que estão diretamente envolvidas na execução das atividades da cadeia de suprimentos.
	
	As decisões de planejamento variam normalmente de alguns meses a um ano.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001684183)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Percebe-se que o gerenciamento dos ciclos de atividades logísticas torna-se essencial para alcançar a eficiência de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições está relacionada com o ciclo de atividades SUPRIMENTOS ?
		
	
	Refere-se a ações que atendem às necessidades de movimentação dos produtos desde a retirada no almoxarifado até a disposição desses nas diferentes etapas do processo produtivo.
	 
	Esse ciclo envolve os subprocessos de armazenagem no processo produtivo e a movimentação interna de materiais ou semiacabados.
	
	Está diretamente relacionada à forma como comercialmente a empresa distribui seus produtos, ou seja, como ela estabelece seu canal de distribuição.
	
	É necessário é definir sobre localização de unidades de movimentação, controle de expedição, tipos de embalagem, administração de frota ou contratação de especialistas em transporte, gerencia de rotas entre fábricas e centros de distribuição.
	 
	Refere-se as ações com relação aos insumos. Sendo assim, os insumos serão comprados, armazenados e transferidos para o processo produtivo à medida que forem solicitados para cumprir planos de produção.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001591200)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
		
	
	Esta vontade em adquiri-lo será tanto maior, quantos forem os benefícios que o cliente observar neste produto, seja em função de preço, da utilidade, da disponibilidade, dentre outros.
	
	As empresas estão investindo muito e aprendendo a utilizar para elaborar soluções logísticas inovadoras e únicas.
	
	Depende da capacidade para ser maleável quando apropriado para atender a uma necessidade apresentada por um cliente.
	
	Deve ser vista como uma oportunidade de desenvolver um diferencial frente ao mercado. Tornar-se uma empresa flexível significa estar apta a mudar e adaptar-se às solicitações do mercado.
	 
	Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001501134)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Os fatores-chave de desempenho da cadeia de suprimento não determinam apenas o desempenho da cadeia em termos de responsabilidade e eficiência, mas também determinam se o alinhamento estratégico é ou não alcançado em toda a cadeia de suprimento. Com base nessas informações, cite e explique os fatores- chave da cadeia de suprimentos.
		
	
Resposta: Os fatores-chaves nesse processo implicam na contratação da demanda, tempo disponivel para a realização dessa demanda a eficiência com a qual essa demanda será ofertada. A partir do momento que o fabricante se responsabiliza e se compromete a uma determinada empresa que seu produto está disponível em determinada dataele deve cumprir com o que foi estabelecido, dentro desse sistema ele deve ter a flexibilidade desse processo, pois essa determinada demanda pode ser alterada ao longo da solicitação, alémd e utilizar da consistência oferecida nas solicitações atribuidas.
	
Gabarito: O Aluno deverá citar: - Estoque: é a amtéria-prima, os produtos em processamento e os produtos acabados dentro da cadeia. As mudanças em suas políticas podem alterar a eficiência e a responsividade da cadeia; - Transporte: significa movimento de estoque de um ponto a outro na cadeia de suprimento. É feito a partir de várias combinações de meios e rotas cada uma com características particulares de desempenho. As escolhas sobre o transporte exercem um forte impacto na responsavidade e na eficiência da cadeia de suprimento; - Instalações: são os locais na rede da cadeia de suprimento onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado. Os dois tipos de instalações principais são os locais de produção e os locais de armazenamento. Qualquer que seja função da instalação, as decisões a respeito da localização, capacidade e flexibilidade das instalações influenciam significativamente o desempenho da cadeia de suprimentos; e - Informação: consiste em dados ou análises a respeito de estoque, transporte, instalações e clientes, que fazem parte da cadeia de suprimento. A informação é potencialmente o maior fator chave de desempenho da cadeia, pois afeta diretamente cada um dos demais fatores chave. A informação propicia ao gerenciamento a oportunidade de tornar as cadeias de suprimentos mais responsivas e eficientes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001610323)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um ciclo de Atividades se constitui numa das funções gerais da Logística. Como se define o Ciclo de Atividade SUPRIMENTOS ?
		
	
Resposta: A atividade de suprimento é o que oferece a construção de um determinado produto, o mesmo depende da entrega de fornecedores aos fabricantes, pois os mesmos dependem da matéria-prima para a realização da demanda que foi solicitada. Os suprimentos são importantíssimo nessa face, pois é deles que precisamos para subrir as necessidades estabelecidas para um determinado produto.
	
Gabarito: Significa o planejamento, direção, controle e coordenação de todas aquelas atividades ligadas às aquisições de materiais e estoques. Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo. Ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista). Esse ciclo é acionado pelos pedidos dos clientes, pelos pedidos de reabastecimento de um varejista ou pela previsão de demanda dos clientes e pela disponibilidade atual de produtos nos depósitos de produtos acabados do fabricante. Os processos envolvidos nesse ciclo são os seguintes, segundo o autor Meindl (2006):
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001685188)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As embalagens possuem múltiplas funções. Marque a opção que não apresenta uma dessas funções:
		
	
	proteção
	 
	comunicação
	
	informação
	 
	designer
	
	contenção

Outros materiais