A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Avaliação

Pré-visualização | Página 5 de 5

da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 30/05/2014 17:00:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201001684862)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Descreva como o poder reflexivo da ética a transforma num conhecimento científico sobre a moral?
		
	
Resposta: Na realidade a etica é uma consequência da moral que estuda os valores morais, nesse sentido sabemos que a ética sendo atemporal e a moral histórica tomamos decisões com base naquilo que aprendemos e convivemos no dia-a-dia, pois temos livre árbitrio para considerar,raciocinar e estabelecer qual caminhos podemos seguir diante de certas situações da vida, no entanto, em outros momentos agimos por impulso, pressão ou sem consciência do que na realidade fazemos em determinadas situações.
	
Gabarito: Gabarito: Isso ocorre por abranger as seguintes dimensões: psicológica, antropológica, sociológica e jurídica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001588822)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Embora os pensamentos mítico e filosófico sejam tentativas de explicação da realidade que cerca o homem grego, a diferença básica entre Filosofia e narrativa mítica pode ser encontrada na categoria:
		
	
	dedução
	
	intuição
	
	emocional
	 
	logico-racional
	
	indução
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001588828)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando nossos estudos sobre a moral, empurrar uma pedra com o pé, sozinho ou brincando com um colega, não tem implicações morais, mas arremessá-la contra veículos em movimento tem. Nesse sentido, marque a opção correta:
		
	
	A primeira conduta é amoral e a segunda moral.
	 
	A primeira conduta é amoral e a segunda imoral.
	
	A primeira conduta é imoral e a segunda moral.
	
	A primeira conduta é moral e a segunda imoral.
	
	A primeira conduta é antietica e a segunda imoral
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001605449)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Duas últimas importantes contribuições para o domínio ético são encontradas ainda no século XIX: descreva a contribuição de Bretano.
		
	
Resposta: Beltrano veio estabelecer que as leis universais regulamentadoras era direito à todas na sociedade onde, todos os seres humanos tinham o direito e objetivação de valorização e desvalorização no âmbito social.
	
Gabarito: Para Brentano, seria possível estabelecerem-se leis universais de caráter axiológico (axiologia ou filosofia dos valores), na medida em que há um subjetivismo ético que se relaciona a uma teoria objetiva do valor. Este é enunciado sob atos de preferência (valorização) ou repugnância (desvalorização); assim, a experiência que algo seja bom inclui um aspecto subjetivo (para alguém) e a intenção que leva um homem a preferir algo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001588896)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O mundo medieval foi marcado por uma instabilidade político-militar, sobretudo na alta Idade Média, compreendida entre os séculos V e IX, aproximadamente. Mas com o advento da vida urbana, do comércio e das universidades floresce uma nova perspectiva de sociedade. Nesse sentido, assinale a instituição que foi fundamental nesse período histórico:
		
	
	exercito
	
	partido politico
	 
	a igreja
	
	escola;
	
	as casas bancarias
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001588939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os fins elevados moralmente nem sempre são suficientes para justificar o uso de meios torpes como a tortura e o suborno, por exemplo. O resultado, que concretiza o fim almejado, afeta os homens em sociedade pelas conseqüências da ação empreendida. Por isso, o sujeito que age moralmente deve ter consciência dos meios que utilizará e dos resultados possíveis que sua ação desencadeará. Nesse sentido, uma característica importante para a ação moral é:
		
	
	interesse legitimo
	
	perspicácia da conduta.
	 
	consciência dos meios e da decisão.
	
	discernimento dos fins.
	
	racionalização do resultado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001684949)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Diante de um acontecimento inusitado, quando podemos afirmar que um sujeito agindo com liberdade está isento de responsabilidade
		
	 
	Quando o sujeito age instintivamente
	
	Quando o sujeito dispõe de instrumentos que permitam agir
	 
	Quando a ação evita que ocorra prejuízos mais sérios
	
	Quando a ação é orientada exclusivamente pelo conhecimento
	
	Quando o sujeito é consciente de seus fins
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001580928)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há muita confusão entre os termos Ética e Moral, então para distinguí-los iremos tomar com base a primeira como uma investigação filosófica, porque
		
	
	ambas dizem respeito à investigação teórica.
	
	ambas dizem respeito a valores morais, a primeira, diz respeito às práticas, enquanto que Moral se restringe apenas aos valores.
	
	a primeira, de condutas simples, e a segunda, de condutas complexas.
	 
	ambas dizem respeito a valores morais, a primeira, por investigá-los em seus fundamentos, e a segunda, por reuni-los de acordo com regras de conduta comumente aceitas.
	
	a primeira se fundamenta na Ciência e a segunda, na Religião.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001598568)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A importância dada por Aristóteles à vontade racional, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras e presente em todas elas:
		
	 
	a prudência ou sabedoria prática.
	
	a temperança.
	
	a idéia de transcendência.
	
	a idéia do dever.
	
	a idéia de intenção.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001604490)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quem foi que afirmou que o Cristianismo é a moral dos mesquinhos como a medida de todas as coisas, é a moral do Rebanho, uma Moral escrava
		
	
	Espinosa
	 
	Bergson
	
	Kant
	 
	Nietzsche
	
	Comte