Buscar

CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0548_AVS_201303031681 » CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
	
	 1a Questão (Ref.: 201303088627)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A educação em Arte teria, então, como função desvelar, ampliar e propor desafios estéticos a partir de experiências lúdicas, cognitivas e sensíveis, que envolvam a produção, fruição e o conhecimento do campo específico da Arte. A partir dessa visão da educação em Arte o educador é visto como:
	
	Gabarito: Um mediador do processo de construção de sentidos
	
	 2a Questão (Ref.: 201303072450)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Arte como função social tem a seguinte característica:
		
	
	
	
	
	 
	refletir e refratar as condições sócio-históricas da humanidade como um todo.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303070808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Transformações mais significativas no processo de ensino-aprendizagem da arte surgiram no Brasil, no início do século XX sob a influência do:
		
	
	
	
	
	 
	Movimento Positivista
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303285582)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ensino da arte na escola ganha lugar de destaque no contexto brasileiro após os anos 80. Podemos justificar essa relevância no processo educacional a partir da compreensão de que a principal função da arte na escola é:
		
	
	
	 
	Contribuir para a construção de conhecimento, expressão e comunicação do educando.
	
	 5a Questão (Ref.: 201303070887)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Não basta dizer que a arte deve ser estudada como assunto específico no currículo escolar sem mencionar mais específicamente o que significa buscar a excelência desse ensino. A meta geral do ensino da arte é o desenvolvimento da disposição de apreciar obras de arte, em que a excelência da arte implica dois fatores: a extrema capacidade que têm os trabalhos de arte de intensificar e ampliar o âmbito do conhecimento e experiência humanos e qualidades peculiares dos trabalho artísticos dos quais resulta tal capacidade. Ou, de forma mais resumida, a meta desse ensino é desenvolver nos jovens a disposição de apreciar a excelência nas artes em função da experiência maior que a arte é capaz". Se buscarmos entender qual a maior experiência que a arte pode proporcionar, com base na leitura do texto, aqui, apresentado, diríamos que a opção FALSA é a :
		
	
	
	
	
	 
	O estudo da arte é única matéria complexa, porque pressupõe compreensão disciplinada e sensibilidade cultivada.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303070826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O surgimento das primeiras formas de ensino da dança contou com a presença dos artistas trovadores que, onde a intenção era de divertir a corte, e ensinar os nobres feudais a dançar. Isso se passou no:
	
	
	 
	Século XII
	
	 7a Questão (Ref.: 201303263821)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No contexto de ensino atual, é necessário criar mediações que favoreçam situações frequentes de uso e de reflexão sobre as novas linguagens e os recursos tecnológicos. Podemos afirmar que, no campo de ensino das linguagens artísticas, essa questão:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	requer a investigação do professor sobre como os alunos aprendem diferentes tipos de conteúdos com as novas tecnologias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303210048)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No processo de ensino-aprendizado em Artes Visuais os objetivos devem ser bem definidos pelo professor de acordo com o perfil da turma. Dentre esses objetivos, assinale aquele que é específico dessa área de estudos de Artes Visuais:
	
	
	
	
	 
	Explorar efeitos de cor, forma e textura em desenhos e pinturas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303072492)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos observar que para Rubem Alves(1991) ao definir o papel da música na vida das pessoas diz: "A musica que me faz rir ou chorar, o alimento que me apetece ou me é indigesto, a carícia que alegra ou me entristece; tudo isso está relacionado às minhas aspirações e aquelas formas específicas de entender e sentir a vida, que são peculiares á cultura que pertenço". Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	 
	As referências pessoais e culturais influem na fruição do apreciador que reconstrói os significados da obra.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303125512)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A idéia de ensinar a linguagem do teatro foi introduzida por Viola Spolin (1906-1994) e chega até o Brasil pela professora Ingrid Koudela. Segundo Koudela (1999) o objetivo de Spolin era ensinar esta linguagem às crianças, aos jovens, bem como aos atores e diretores. Spolin (2003) utiliza o teatro na educação como um processo que constitui a base para uma abordagem alternativa de ensino e aprendizagem. Como eram denominadas por Viola Spolin as atividades de teatro e o que significava para ela o ensino aprendizagem do teatro na educação? Referências: KOUDELA, I. D. Texto e Jogo: uma didática brechtiana. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. SPOLIN, V. Improvisação Para o Teatro. Tradução Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos, Coleção Estudos nº 62. São Paulo: Perspectiva, 2003. KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.
		
	
	Gabarito: ¿Jogos teatrais¿, como são denominados por essa autora, são atividades lúdicas e exercícios que mostram um problema a ser enfrentado. Os jogos teatrais visam fazer a passagem do jogo dramático infantil (ou jogo do faz- de- conta) para os jogos teatrais (com exigência de regras/socialização). Nos jogos teatrais, os alunos aprendem regras básicas para contar histórias, apreciar a literatura e construir personagens, indo além do aprendizado de habilidades e atitudes, ou seja, pretende-se que sejam úteis para a aprendizagem na vida. O ator-aluno representa cenas do cotidiano, que podem ser modificadas de acordo com sua postura diante de certos acontecimentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes