Buscar

AD1 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período – 2018º/1
Disciplina: Consultoria Organizacional
Coordenador: Murilo Alvarenga Oliveira
Aluno (a): Cleiton de Araújo Quaglioz
Pólo: Piraí
Matrícula: 17215060550 
Questão 1) A utilização de consultores em organizações é importante pelo fato de as mesmas não possuírem todas as competências necessárias para a solução de seus problemas. Os consultores são contratados quando uma organização não possui pessoal capacitado para solucionar determinados problemas com as mesmas oportunidades de êxito.
Quais razões são indicadas para utilizar consultorias nas organizações? A partir dessas razões descreva os principais benefícios gerados pelas consultorias.
R: 
Questão 2) Como os seres vivos, as organizações também possuem um ciclo de vida, apresentando várias fases de desenvolvimento. Estas fases são divididas, de forma didática, em quatro: crescimento, sustentação, maturidade/colheita e descontinuidade/transformação. Nesse ciclo de vida, as organizações podem apresentar processos de DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL e processos de deterioração organizacional
Apresente a tipologia proposta pelos autores e descreva as características de cada uma reproduzindo o “ciclo destrutivo das organizações”.
Questão 3) A carreira de consultor assim como em outras carreiras depende da vocação. 
Com base nas referências sobre competências de um consultor organizacional, explique os aspectos do tripé que sustenta a vocação de um consultor.
Questão 4) A atividade de consultoria é um processo de Desenvolvimento Organizacional (DO). Para que o consultor possa ter sucesso ele deve estimular a organização a ajustar sua cultura e o clima organizacional para desenvolver uma capacidade inovadora. 
Comente as capacidades inovadoras sugeridas pela abordagem do DO.
Questão 5) O processo de consultoria é dividido em uma sequência essencial de etapas a serem seguidas, independentemente do tipo de consultoria em questão, para um melhor desempenho e controle dos serviços. 
Descreva o processo de consultoria em suas três fases distintas, comentando a finalidade de da primeira etapa que é o diagnóstico organizacional.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais