Buscar

Todas questões discusivas das provas de Ética e R.S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual a diferença entre responsabilidade social e filantropia?
		
	
	Gabarito: A filantropia é basicamente uma ação social externa da empresa, que tem como beneficiária principal a comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não-governamentais, associações comunitárias etc) e organizações. A responsabilidade social é focada na cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender e incorporar aos negócios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz.
	
	Estando a comunicação, no terceiro setor, voltada à conscientização a respeito de problemas socioambientais, à promoção do engajamento nas ações, à capacitação de agentes e beneficiários, à difusão e troca de experiências, à formação do sentido social solidário e democrático e à promoção de políticas públicas, o plano de comunicação para o terceiro setor tem como premissas a construção participativa e o compartilhamento de conhecimentos para promover ação destinada ao bem de todos. CONCORDE ou DISCORDE e explique o que significa a expressão "terceiro setor":
		
	
	
Gabarito: A afirmação está correta. O Terceiro Setor é assim chamado porque engloba instituições com fins públicos, porém de caráter privado, que não se enquadram, portanto no Primeiro Setor (Estado). São regidas pelo direito privado, mas não possuem objetivos mercantis, também não sendo qualificadas como instituições do Segundo Setor (Mercado). Fazem parte do denominado espaço público não estatal.
A Educação Ambiental tem como meta desenvolver uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Cite três objetivos e/ou ações da Educação Ambiental.
Gabarito: Possibilitar aos indivíduos e grupos sociais vínculos afetivos para com o ambiente e motivar ativamente na proteção e melhoria. Contribuir para que os indivíduos e grupos sociais adquiram consciência, compreensão e sensibilidadeem relação ao ambiente como um todo, e aos problemas a ele relacionados. Propiciar aos indivíduos e grupos sociais condições para adquirirem habilidades frente àsolução de problemas ambientais. VI. Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. São ações da Educação Ambiental
Como resposta aos movimentos sociais contestatórios, em consonância com o aumento crescente da consciência ambiental e com a ideia de maior responsabilidade social por parte das organizações, surge um conjunto de certificações com base em posturas mais éticas e soluções adequadas aos problemas gerados pelas empresas. Com relação a esse tema, RESPONDA: a) O que estabelece a ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental? b) Leia o texto, a seguir: "Diferentemente da ISO 14000, a SA 8000 apresenta, em seu formato, um enfoque restrito para certificação com base na qualidade dos produtos, sem, contudo, abordar os padrões de evidenciação social corporativos e as condições de trabalho." Está certo ou errado?
Gabarito: a) A ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental - estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos de modo que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja amplamente beneficiada. b) Errado.
Quais são as vantagens da empresa que adota políticas e práticas de responsabilidade social?
Gabarito: A prática demonstra que um programa de responsabilidade social só traz resultados positivos para a sociedade, e para a empresa, se for realizado de forma autêntica. É necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. Porém, nas empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, podem ser sentidos resultados como valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.
O que Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
Gabarito: Responsabilidade Social Corporativa é uma atividade que almeja criar um valor corporativo sustentável e construir uma sociedade melhor, estabelecendo um mecanismo pelo qual as empresas e a sociedade se desenvolvam sinergicamente. Sua palavra chave principal é ¿sustentabilidade¿ e como as empresas são solicitadas a mostrar seus resultados sobre os três pilares da Responsabilidade Social ¿ Economia, Meio Ambiente e Sociedade. A essência da RSC é uma contribuição para o desenvolvimento sinérgico e sustentável das organizações de negócios e sociedade, um investimento importante que deve ser posicionado na essência das suas operações como uma iniciativa voluntária.
É possível ser socialmente responsável mesmo tendo problemas em alguma área da empresa?
Gabarito: A responsabilidade social é um processo que nunca se esgota. Não dá para dizer que uma empresa chegou ao limite de sua responsabilidade social, pois sempre há algo a fazer. O primeiro passo é uma auto-avaliação que possa indicar em que pontos é necessário melhorar as políticas e práticas da empresa e, a partir daí, estabelecer um cronograma de ações que devem ser realizadas. É um processo educativo que evolui com o tempo.
Como a ética se relaciona com a responsabilidade social?
Compare com a sua resposta: A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Cite 4 recursos renováveis.
Gabarito: Ar, água, etanol, biomassa, óleos vegetais
O número de fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA, a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu 22,6%.Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve,Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, responda o que se pede: a) Estabeleça uma relação entre o crescimento do Terceiro Setor e a filantropia: b) O que representa o Terceiro Setor nas sociedades democráticas? 
Gabarito: a) O crescimento do terceiro setor apresenta a filantropia com novas faces estratégicas e com um discurso direcionado para a defesa da qualidade dos bens e serviços oferecidos, passando a fazer parte da moderna filantropia solidária. b) O TErceiro Setor se constitui como um dos pilares das sociedades democráticas, visto como um conjunto de cidadãos organizados que se posiciona como intermediário entre o mercado e o Estado e se proclama interlocutor dos cidadãos em geral. 
Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais. Qual a mais famosa e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima: 
Gabarito: A Ética protestante e o espírito do capitalismo 
	Considerando termos ecológicos, defina corretamenteos termos biótipo, biota e bioma 
	 
	Gabarito: Biótipo é o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; biota é o conjunto de plantas, animais e microorganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica; bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipos semelhantes de vegetação ou de mesmafisionomia ambiental. - CORRETA

Outros materiais