A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Analise dos livros

Pré-visualização | Página 1 de 1

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS
INTRODUÇÃO
	Os livros analisados pertencem à coleção ‘’Porta Aberta Ciências’’ dos 4° e 5° ano. A edição é renovada e é atualizada com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Este livro é 1° edição, constituído em São Paulo em 2008.
As autoras são Ângela Gil que é licenciada em Letras pela Universidade de Taubaté – SP, e professora de língua portuguesa e de ciências no ensino fundamental da rede pública e privada em São Paulo, e Sueli Fanizzi, Mestre em Educação pela USP, e licenciada em Pedagogia também pela USP, é professora do ensino fundamental em escolas da rede privada em São Paulo. 
APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS
	
	 Os conteúdos dos livros foram divididos em unidades, que vão da unidade 1 até a 9, que são as seguintes: 
Unidade 1_ Terra e universo;
Unidade 2_ Vento: uma fonte de energia;
Unidade 3_ Importância do solo;
Unidade 4_ Água e saúde;
Unidade 5_ Separação dos materiais de uma mistura;
Unidade 6_ Preservação do Ambiente;
Unidade 7_ Estudando os seres vivos;
Unidade 8_ Como os seres vivos se reproduzem;
Unidade 9_ Conhecendo o corpo humano.
	A unidade que aprofundaremos será a Unidade 9_ Conhecendo o corpo humano, que traz como tópicos principais os seguintes:
 O Corpo Humano;
Partes do Corpo;
Tipos Humanos;
Pessoas com Deficiências; 
Terceira Idade.
	O livro na introdução traz varias imagens de variadas pessoas em diferentes idades, e logo de inicio apresenta questões para os alunos responde para si mesmos. Nos três primeiros tópicos apresentados não apresentam textos para os alunos, e sim imagens com legendas para melhor compreensão dos alunos. No tópico ‘’O Corpo Humano’’ apresentam imagens com questionamentos para os alunos responderem em seus cadernos. 
	No tópico ‘’Partes do Corpo’’ fazem uma explicação sobre a cabeça, o tronco e os membros. No tópico ‘’Tipos Humanos’’ é apresentados aos alunos às variadas aparências que o ser humano pode possuir em suas varias etapas da vida e também por etnias. 
	No tópico ‘’Pessoas com Deficiências’’ e ‘’Terceira Idade’’ é apresentados aos alunos textos enormes aos alunos, que trazem bastantes conteúdos aos educandos. Também trazem reportagens, e curiosidades para os alunos sobre os conteúdos. 
APROFUNDAMENTO NO ASSUNTO
		As autoras aprofundam os assuntos apenas em dois dos cinco conteúdos apresentados, que são eles ’Pessoas com Deficiências’’ e ‘’Terceira Idade’’. Nestes conteúdos elas apresentam leis que auxiliam as pessoas com deficiências, fazem explicações ligadas a variados âmbitos, desde escolas, locais privados e públicos que devem atender as necessidades dos deficientes, trazem também uma apresentação aos alunos de como os deficientes podem praticar esportes, e como o governo apoia essas pessoas, exemplo disso são as paraolimpíadas que são realizadas de quatro em quatro anos após e recebem a mesma importância das olimpíadas.
	No tópico ‘’Terceira Idade’’ é apresentado e bem aprofundado o corpo das pessoas idosas, fazendo uma introdução explicativa sobre o assunto abordando o corpo desde a fase infantil, até chegar à fase adulta e idosa. Traz explicações sobre os ossos, e atividades que os idosos podem ou não fazer nesta fase que merece atenção e cuidados. 
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
	As atividades são em sua maioria para os alunos responderem em seus cadernos. Trazem no máximo 4 a 5 questões no final dos conteúdos. De todos os tópicos apenas ‘’O Corpo Humano’’ trouxe uma atividade lúdica, onde os alunos deveriam interagir uns com os outros e com auxilio de uma musica que apresentava as partes do corpo humano. 
	As atividades que chamaram a atenção foram atividades em que os alunos deveriam entrar em sintonia com seu corpo, como exemplo, os alunos deveriam respirar fundo, sentir o coração, e fazer anotações sobre o que sentiu e depois disso os alunos fariam algumas atividades físicas, como correrem alguns metros, pular corda e etc., e então anotar novamente. Essa conexão do aluno com o próprio corpo é fundamental na aprendizagem do mesmo, pois nada melhor que o aluno conhecer primeiramente seu corpo para após isso fazer o aprofundamento nos conteúdos desta temática. 
RELEVÂNCIA PARA A CRIANÇA
	 Os conteúdos e atividades exibidos neste livro são muito importantes para o conhecimento dos alunos. O corpo humano é um dos conteúdos que deve ser apresentado aos alunos em variadas etapas da educação, fazendo uma introdução na educação infantil até um aprofundamento no ensino médio e posteriores. O livro traz fontes diversificadas e isso é ótimo ao aluno, pois o mesmo pode perceber variadas ideias sobre o mesmo assunto, assim fazendo com que o aluno tome posição em suas ideias.