Buscar

AD1 Adm Brasileira Carlos Cunha 2017 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 - Período – 2017-1º
Disciplina: Administração Brasileira
Coordenador: Carlos Cunha
Data para entrega: ver cronograma
Questões discursivas:
Questão 1 – aula 1 – “O estudo da administração no Brasil é um fenômeno recente e caracterizado pela ocorrência da incorporação de teorias e modelos estrangeiros sem uma preocupação com a adequação destes à realidade brasileira (MOTTA, ALCADIPANI; BRESLER, 2000). Em outras palavras, este processo ocorre sem o que Guerreiro Ramos (1996) denominou de um procedimento crítico-assimilativo da experiência estrangeira. A ideia não é inviabilizar a difusão de procedimentos não brasileiros, mas sim de proceder uma releitura que considere as nossas particularidades e especificidades sociais, econômicas, políticas e culturais. No entanto, como esta situação poderia ser diferente? Existe uma forma específica e particularmente brasileira de administrar?”.
Resposta: 
Acredito que sim, apesar de não ser possível desvincular um estilo de administração dos seus fatores culturais, mas existe uma forma brasileira de planejar, organizar, digitar, liderar e controlar, pois assim como em muitos outros países, cada um possui suas peculiaridades. O jeitinho brasileiro é um exemplo, pois é um jeito particular que as pessoas resolvem seus problemas dentro da sociedade sem a alteração da cultura brasileira na forma de administrar.
Questão 2 – Quais os principais autores modernos de Administração Brasileira e o que os diferencia dos autores clássicos? Por quê?
Resposta: 
Fernando Prestes Motta, Tânia Fisher, Fernando Guilherme Tenório e Ana Paula Paes da Cunha.
Os autores modernos prezam pela evolução social e conceitual do modelo brasileiro de administração, após a incorporação de modelos estrangeiros, o Brasil passa a incorporar traços culturais no seu modelo de gestão. Já os autores clássicos estudam a existência ou não de um modelo brasileiro de gestão.
Questão 3 – Para Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes. Descreva os principais aspectos referentes ao Empreendedor que são encontrados em qualquer definição.
Resposta: 
Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz;
Utilização dos recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive;
Aceitação para assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
Questão 4 – Cite o nome de um empreendedor brasileiro de sucesso. Descreva suas características e explique o porquê de você considera-lo um empreendedor de sucesso.
Resposta: 
IRMÃOS NOGUEIRA DA TEAM NOGUEIRA
Os irmão Nogueira, Rogério Nogueira (Minotouro) e Rodrigo Nogueira (Monitauro), fizeram fama como lutadores do UFC, mas decidiram entrar para o mundo dos negócios, lançando a rede de academias Team Nogueira.
A empresa foi criada há menos de dez anos e já é uma das líderes dentro da sua área de atuação. A primeira unidade foi aberta em Porto Alegre. A marca ganhou espaço no Brasil, tornando – se uma franquia que oferece os serviços tradicionais de uma academia, além de ter o seu foco voltado para o ensinamento de lutas, não só para lutadores profissionais, mas também para pessoas comuns.
Os irmãos Nogueira são um exemplo de visão de negócio e prazer, pois foi por isso que sua rede de academia fazem tanto sucesso. Seus estilos de vida também influenciam bastante, sempre envolvidos em questões para o bem comum e pensamento no próximo. A cada dia, procura – se empreendedores com ambição mas que também tenham responsabilidade social.
“BOA AVALIAÇÃO!”

Outros materiais