A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Artigo Delinquencia Juvenil

Pré-visualização | Página 4 de 4

A criminalidade vem aumentando, em consequência, o envolvimento de adolescentes no crime também. Se levarmos em consideração o que se passa na mídia, os casos que envolvem adolescentes tem muito mais repercussão e isso dá a impressão de que aumentou de forma desenfreada. Mas se vermos as pesquisas, ainda que tenham aumentado, os crimes envolvendo adolescentes tem índices muito mais baixos do que envolvendo adultos.
As leis atuais apresentam uma efetiva solução para esta problemática?
O problema é a não efetivação destas. Os direitos às condições básicas não são atendidos. E esse é o problema. O Estado não cumpre com a obrigação de dar assistência aos adolescentes. O que concordo é em tratar de forma diferente os adolescentes que cometem crimes graves dos que cometem pequenos delitos.
Qual a sua opinião sobre a maioridade penal? Tem que ser diminuída ou mantida?
Sou contra a redução da maioridade penal. A discussão é anterior: a efetivação dos direitos básicos como educação, trabalho, habitação. E também é sabido que o sistema carcerário brasileiro não passa de escola para o crime, imagina colocar dentro desses presídios pessoas que estão em desenvolvimentos e não têm claras as suas convicções. Pensando pelo lado prático, sai muito mais barato e é mais resolutivo para o Estado manter as crianças e adolescentes em escolas (ensino público de qualidade) do que manter presidiários. 
O que pode ser feito para evitar que o menor chegue a se tornar infrator?
Efetivação das leis existentes e políticas públicas para crianças, adolescentes e famílias.