Buscar

AV3 – HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 9,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 30/06/2014 11:27:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201307476264)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Conferência de Yalta, ocorrida na Ucrânia entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 1945. Com a Alemanha ainda invadida, Churchill, Roosevelt e Stalin discutiram:
		
	
	questões relativas à futura ONU, divisão da Alemanha, o estabelecimento de governo pró-britânico na Grécia e de governos pró-soviético na América Latina.
	
	questões relativas à futura ONU, divisão de Cuba, o estabelecimento de governo pró-britânico na Grécia e de governos pró-soviético na Bulgária e Romênia;
	 
	Questões relativas à futura ONU, divisão da Alemanha, o estabelecimento de governo pró-britânico na Grécia e de governos pró-soviético na Bulgária e Romênia;
	
	questões relativas à futura ONU, reunificação da Alemanha, o estabelecimento de governo pró-britânico na Grécia e de governos pró-soviético na Bulgária e Romênia;
	
	questões relativas à futura ONU, bombardeio de Cuba, o estabelecimento de governo pró-britânico na Grécia e de governos pró-soviético na Bulgária e Romênia;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307467200)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro" que transformou a Grã-Bretanha e inspirou conservadores ao redor do mundo ao enxugar radicalmente o Estado durante seus 11 anos de governo, morreu nesta segunda-feira após um derrame. Ela tinha 87 anos.
Única primeira-ministra mulher na história da Grã-Bretanha, Thatcher, reconhecida pela personalidade dura e franca, levou os conservadores a três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um premiê britânico desde o início do século XIX". (Agência REUTERS, em 08/02/13)
Além de Thatcher, outra liderança mundial, neste período, é considerada elemento fundamental na nascente política neoliberal. Estamos nos referindo a: 
		
	
	George W. Bush
	
	Jimmy Carter
	 
	Ronald Reagan
	
	John Kenedy
	
	Bill Clinton
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307460021)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os chefes de Estado relacionados abaixo, assinale a opção que apresenta aqueles que foram os principais responsáveis pela criação do neoliberalismo.
		
	
	Franklin Roosevelt e Josef Stalin.
	
	Wiston Churchill e Ronald Reagan.
	
	Dimitro Kruchev e Ronald Reagan.
	 
	Ronald Reagan e Margareth Thatcher.
	
	Margareth Thatcher e e Wiston Churchill.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307457879)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A afirmação da hegemonia dos Estados Unidos perante os demais países do mundo, a partir de 1990, gerou uma série de reações e ressentimentos em diversas regiões do globo terrestre. Esses ressentimentos levaram à ações terroristas fazendo inúmeras vítimas inocentes por todo o mundo. Podemos dizer que esse terrorismo:
		
	
	É uma luta desenvolvida por alguns países fundamentalistas árabes apenas contra Israel por não aceitarem a sua presença naquela região.
	 
	Está ligado a uma reação contra a dominação dos Estados Unidos e seus aliados, principalmente Israel, não só no campo econômico, mas também no campo da dominação política, cultural e militar.
	
	É resultado das enormes diferenças econômicas e sociais existentes no mundo de hoje, fazendo com que o terrorismo seja uma forma de reação inteiramente nova, sem precedentes na História.
	
	Deve-se ao fundamentalismo religioso de alguns países Orientais que pretendem difundir e fazer valer a palavra e os valores do Alcorão ao Ocidente.
	
	É um movimento restrito a apenas algumas regiões, pois os países ou grupos envolvidos em ações terroristas não têm recursos para ações de maior impacto, embora as ações que praticam causam muitos prejuízos e mortes de inocentes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307465213)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A revista semanal alemã Der Spiegel informou na sua edição deste fim de semana que Joachim Gauck [presidente da Alemanha] já comunicou ao Kremlin que não viajar ao país em fevereiro do ano que vem.
A decisão foi entendida como protesto contra as violações de direitos humanos e práticas anti-democráticas do governo do país, o que não foi confirmado oficialmente pelo escritório do presidente". (Revista EXAME.com, 08/12/13)
Não é novidade o confronto entre Rússia e os países do Ocidente. Embora minimizados desde o início dos anos '90, sabemos que a origem desta inimizade tem origem após o fim da Segunda Guerra Mundial. Inimizade esta que chegou a produzir alianças militares!
Sobre estas alianças, podemos afirmar:
I   -  A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte - tinha como líder a Alemanha Ocidental e agregava países liberais.
II  -  O PACTO DE VARSÓVIA, tendo como líder a URSS, tinha por objetivo manter sob sua influência parte dos países do Leste Europeu, tentando impedir aproximação com países liberais.
III -  As Alianças Militares, nascidas no Pós-guerra, tinham como fundamental objetivo impedir a influência comunista de uma lado, e consolidá-la, de outro.
 
		
	
	Todas são falsas.
	 
	Somente I é falsa.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	Somente III é verdadeira.
	 
	Somente II é verdadeira.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307246861)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolução Cubana de 1959 caracterizou-se pelo (a):
		
	
	comunismo instaurado no país sob o poder de Fidel Castro e da população.
	
	queda de um regime totalitário e ascensão do regime democrático de Fidel Castro.
	 
	movimento armado de caráter antiamericano, anticapitalista e em defesa do socialismo.
	
	movimento armado de defesa dos valores democráticos e cristãos.
	
	resistência pacífica dos cubanos ao governo norte-americano.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307250627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Crescentes avanços nos meios de transporte e comunicação facilitaram o rápido deslocamento de pessoas e mercadorias de um ponto a outro do planeta. A internet e as transmissões de rádio e televisão via satélite tornaram possível a troca instantânea de informações entre os mais distantes lugares da Terra."  
AZEVEDO, Gislane Campos & SERIACOPI, Reinaldo. História. SP: Editora Ática, 2007. 
O fenômeno do século XX, descrito acima é o da:
		
	
	Transnacionalização.
	
	Informatização.
	
	desnacionalização
	
	Competição mundial.
	 
	Globalização
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307251012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Pois se divórcio, nascimentos ilegítimos e o aumento de famílias com um só dos pais (isto é, esmagadoramente de mães solteiras) indicavam uma crise na relação entre os sexos, o aumento de uma cultura juvenil específica, e extraordinariamente forte, indicava uma profunda mudança na relação entre as gerações."
HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.317 
De acordo com o trecho citado identifique a alternativa correta em relação aos movimentos culturais das décadas de 1960 e 1970.
		
	
	Tais movimentos eram inspirados nos ideais comunistas e representaram a luta de diversos grupos contra o sistema capitalista.
	 
	Aconteceram por todas as partes do mundo demonstrando a insatisfação de classes e grupos sociais diversos, frente aos acontecimentos da Guerra Fria.
	
	Representaram uma mudança de pensamento da sociedade como forma de apoio ao bloco capitalista.
	
	Foram movimentos que ocorreram apenas na América e se baseavam na luta contra as ditaduras militares do período.
	
	Ocorridos nos Estados Unidos, esses movimentos representaram a insatisfação da população em relação às intervenções realizadas pelo país durante a Guerra Fria.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307246863)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise dos mísseis em Cuba (Outubro de 1962) representou o momento auge da Guerra Fria, sobretudo porque soviéticos e norte-americanosestiveram à ponto de deflagrem a III Guerra Mundial. Após contornada a crise iniciou-se o período conhecido por détente ou...
		
	
	resistência.
	 
	coexistência pacífica.
	
	paz armada.
	
	resistência pacífica.
	
	luta armada.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307457869)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A China é um país que provoca inúmeros estudos que buscam o entendimento das razões de seu desenvolvimento. Depois do fim da União Soviética, os ocidentais se perguntar as razões para o sucesso econômico da China enquanto a União Soviética não conseguiu sobreviver. Com base no que foi estudado, podemos dizer que a China:
		
	
	Passou grande parte da segunda metade do século XX em lutas ideológicas com a União Soviética pela disputa da hegemonia do mundo comunista, tornando-se um país economicamente fraco.
	
	Seu sucesso econômico está ligado ao fato de ter-se mantido fiel aos princípios comunistas, sem fazer concessões ao capitalismo ocidental, mostrando o quanto Gorbachev estava errado ao tentar mudar a orientação econômica da União Soviética.
	
	Deve seu sucesso industrial ao fato de haver se associado a países do chamado Terceiro Mundo encontrando, assim, fornecedores para as matérias-primas de que precisava e, em contrapartida, um mercado para seus produtos industrializados.
	 
	Soube preservar sua unidade política dentro de um regime comunista enquanto articulou sua economia nos moldes capitalistas.
	
	Deve o seu poderio econômico de hoje ao fato de haver se fechado para o Ocidente, buscando fortalecer seu mercado que seria suficiente para sustentar seu desenvolvimento industrial.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes