Buscar

TRABALHO DE CONSULTORIA.docx PRONTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: LIDERANÇA E COACHING
MARIA CRISTINA PEREIRA DA SILVA
FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO
Trabalho da disciplina Consultoria
Tutor:
RECIFE
2018
AMAZON, APLLE, FACEBOOK E GOOGLE
REFERÊNCIA:
DEIGHTON, John ; KORNFELD,  Amazon, Apple, Facebook e Google, Harvard  Business School, Rev: 12 de December de 2013.
	No começo a internet não foi projetada para ser uma plataforma de marketing, mas após a privatização, vira uma fonte de empreendimentos. Destacaram-se quatro empresas em quatro campos de marketing: o Google dominou a propaganda online; Amazon as vendas no varejo; o Facebook  destacou-se nas redes sociais enquanto a Apple liderou os padrões para dispositivos móveis.
	 A competitividade não considerava uma delimitação entre as quatro empresas; o domínio era buscado constantemente pelas quatro empresas. A empresa Google nasceu com a intenção de ser o buscador mais potente, nada mais; a empresa atua hoje em diversos segmentos de internet e é admirada por muitos por sua ousadia e capacidade de lidar com volumes de dados.
	Em conseqüência disso, surge os concorrentes os quais estão sempre em busca de um diferencial para agradar o cliente. Embora tenha um domínio de busca sobre o mercado, enfrenta concorrentes em outras áreas. Estão entre eles: Apple- concorrente no quesito android e iOS da Apple. Amazon- rivalidade na livraria virtual e Facebook- substituiu o Orkut da empresa Google.
		O marketing online foi o principal fator que aproximou os limites de setores para atuação das quatro empresas como, por exemplos, o Google e Facebook que passaram a competir pelos domínios da propaganda online. O iTunes, da Apple, e o Google Play desafiando a Amazon nas vendas de conteúdos digitais. Apple e Google brigando pelo mercado de smartphones. Apple, Google e Amazon em disputa pela televisão digital. O Google em vantagens para sistemas de pagamento e, potencialmente, em atividades bancárias, mas com a Apple logo atrás.
	O crescimento rápido e a extensão dos mercados de atuação dessas quatro empresas foram responsáveis por uma revolução no marketing digital. Houve contribuições para fomentar a inovação, enormes benefícios para consumidores e negócios, liberdade de expressão, além da expansão de democracias. No entanto, pela capacidade e velocidade de crescimento, podem no futuro sufocar concorrentes e alcançar cenários ainda inimagináveis.
	Elas também estão estimulando a inovação que terá um tremendo impacto sobre os negócios e a sociedade no futuro, estão alargando seus tentáculos para toda as esferas da visa online; outro fator que explica o avanço desses gigantes da internet é chamado “efeito rede”. 	Em primeiro lugar, estas empresas inventaram o conceito de "cliente grátis", redefinindo por completo a noção de cliente e incorporando na mesma a ideia de que não é preciso que haja uma transação para haver consumo. Com essa mudança de paradigma, surge um maior enfoque no envolvimento do cliente com a marca. Passamos da abordagem transacional para a abordagem relacional e o cliente passa a ser um utilizador que tem algum tipo de ligação com o produto. 
	Para que esse elo se fortaleça, entra em jogo a segunda estratégia chave destas quatro empresas: o enfoque na criação de valor em vez de receitas. A maximização de receitas passa, assim, a estar em segundo plano perante a necessidade de criar algo útil para o cliente, que torne a empresa indispensável no seu dia-a-dia (mesmo que isso signifique que haja sacrifício do lucro). 
	Os clientes passam a ser, desta maneira, a sua maior forma de rentabilidade e, para continuar a atraí-los, é preciso inovar constantemente. Estas quatro empresas são, assim, campeãs a angariar e reter talento, que utilizam sem pudor na sua terceira estratégia: a redefinição dos modelos de execução.
	As empresas desenvolvem plataformas integradas, cujo único objetivo é não deixar o consumidor abandonar seu ambiente. Quatro empresas que lutam pelo domínio global. Elas são responsáveis por desenvolver estratégias que ajudam a otimizar gestão das atividades em diversos segmentos do mercado. E a ajuda da tecnologia é fundamental nesse trabalho, automatizando funções e concentrando esforços de forma organizada e fluída. 
	O certo é que, com mais de "240 mil milhões de euros de receitas acumuladas", produtividade "três vezes superior à média", e uma base de clientes que equivale a "50% da população online", a Google, a Apple, o Facebook e a Amazon prometem continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia.

Outros materiais