A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL0378_AVS_201001369459 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AVS 
	Aluno: 201001369459 - MARLUCE DA CUNHA PECINALLI 
	Professor:
	CRISTINE ROSE MERA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 02/07/2014 16:09:23 
		1a Questão (Ref.: 201001570848)
	10a sem.: Desenvolvimento de Equipes
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	As formigas sabem das coisas quando o assunto é trabalhar em equipe. Elas vivem numa sociedade organizada e sabem exatamente o que fazer pelo bem comum. Detalhe: não precisam receber ordens para agir. Quando estão em ação, a sincronia entre elas é tão perfeita que elas parecem funcionar como células do mesmo corpo. São a prova viva de que a união tem tudo a ver com a força. Juntas são capazes de fazer o que não dariam conta de realizar se estivessem sozinhas. 
Cite ao menos 3(três) comportamentos nocivos às equipes de trabalho: 
		
	
Resposta: Menosprezar as idéias, autoritarismo e abuso de poder, insegurança, terminar o trabalho/projeto rápido.
	
Gabarito: 
O aluno deverá descrever 3(três) entre os seguintes comportamentos nocivos: 
- Autoritarismo e abuso de poder 
- Insegurança 
- Antagonismo entre os colaboradores 
- Relutância dos colaboradores - Devaneios e digressões 
- Menosprezo a ideias 
- Constante rejeição das atividades propostas 
- Aceitação absoluta de opiniões 
- Pressa em finalizar o trabalho/projeto 
- Não utilizar metodologia adequada
	2a Questão (Ref.: 201001560312)
	1a sem.: Movimento Institucionalista
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em uma instituição deve-se considerar duas vertentes, o instituído e o instituinte, que significam respectivamente: 
		
	
	diz respeito às mudanças que vão ocorrer nas instituições e momento de estabilização das instituições.
	
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições e/ tem uma conotação estática, cumpre um papel histórico-social, importante de regulação da sociedade. 
	
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições porque as leis, as normas e as pautas são padrões essenciais à vida em sociedade e/ movimento de transformação constante que tende a modificar, operar mutações, transmutações na realidade, dando origem a uma instituição, provocando rupturas nas instituições existentes. 
	
	momento de transformação das instituições existentes e momento de estabelecimento de novas instiutições. 
	
	diz respeito a uma potência, a um movimento de transformação constante que tende a modificar as instituições existentes e/ movimento inicial do processo de produção e criação de instituições. 
	
	
	3a Questão (Ref.: 201001570836)
	10a sem.: Desenvolvimento de Equipes
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No desenvolvimento de uma equipe, não basta juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta do acaso. Algumas regras devem ser observadas para que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa. 
Para que o trabalho em conjunto se torne produtivo é necessário: 
I. Definir claramente metas e objetivos da equipe (todos os colaboradores necessitam saber qual o objetivo do trabalho a ser realizado, para que o esforço seja feito na mesma direção) 
II. Estabelecer papéis (se os integrantes da equipe não sabem a função ou o papel a desempenhar, dificilmente poderão atingir o objetivo comum); 
III. Aprender a lidar com conflitos (os desafios são valorizar as diferenças, maximizar os pontos negativos e tornar os conflitos impulsionadores do crescimento e da produtividade); 
IV. Avaliar e monitorar resultados (é essencial que cada integrante saiba do seu desempenho - em que e como pode melhorar.) 
Estão Corretas as afirmativas: 
		
	
	todas as afirmativas
	
	apenas I, III e IV 
	
	apenas III e IV 
	
	apenas I, II e III 
	
	apenas II, III e IV 
	4a Questão (Ref.: 201001649525)
	sem. N/A: psicologia institucional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A metodologia de análise das relações dentro da escola, espaço dinâmico onde se dá a prática do psicólogo escolar, foi a partir dos institucionalistas Bleger e Lapassade, visto que seus conceitos teóricos se aplicam dentro desta realidade. Com base nessas perspectivas, acredita-se que a escola deveria ser um lugar para o pensar, para a reflexão, para o saber. I- Os três níveis que a análise institucional de Lapassade considera como base da realidade social são: o do grupo, o da organização e o da instituição. II- Na conceituação de instituição, Lapassade distingue dois termos, O primeiro significa o que está estabelecido e que tem caráter de cristalização das formas de relação. O segundo refere-se ao movimento de criação e caracteriza-se como a capacidade de inventar novas formas de relação. São eles: instituido - instituinte; III- Na concepção de organização da vida social, criada pelo Estado, Lapassade atribui um lugar fundamental à burocracia, situando-a como uma questão política. Para ele a burocracia é: a organização da separação, e seu traço definidor é a forma de organização do poder, em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos que, embora em relação, não alinham seus interesses aos dos grupos ou indivíduos executores. Estão Corretas as afirmativas: 
		
	
	somente II e III 
	
	somente I e II
	
	I, II e III 
	
	somente I e III 
	
	somente I
	
	
	5a Questão (Ref.: 201001564196)
	3a sem.: Aula 3
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na proposta de Lapassade sobre a técnica da autogestão, o trabalho do pedagogo passaria por três etapas para o desenvolvimento da técnica. Analise as afirmativas a seguir sobre as três etapas:
I - Num primeiro momento, os alunos, surpreendidos com a novidade da experiência, permanecem imóveis, mudos, mais ou menos inertes, esperando que o pedagogo assuma a direção das coisas.
II - O segundo momento mostra ao profissional da pedagogia o surgimento de discussões sobre uma organização possível que possa contentar os desejos de todos.
III - A terceira etapa é a do trabalho propriamente dito, que pode assumir formas extremamente diversas: em equipes especializadas e funcionais, em equipes homogêneas ou até sem equipes.
		
	
	As afirmações I, II, e III estão corretas 
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Somente as afirmações I e III estão corretas
	
	Somente a afirmação I, está correta
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	
	
	6a Questão (Ref.: 201001570739)
	4a sem.: O Indivíduo e a Instituição Família
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade. Entretanto, essa estrutura familiar não corresponde ao observado atualmente. Analise as afirmativas abaixo quanto à estrutura familiar na atualidade. 
I. Há uma nova assunção de valores e papéis sociais no núcleo familiar, quando a mulher sai para as ruas e passa a receber por sua força de trabalho um salário tal como o homem. 
II. Essa troca de papéis produz lacunas na criação dos filhos; da mãe-educadora surge a mãe-trabalhadora e com isso todas as variáveis implícitas nela. 
III. A crença de que a família não mais satisfazia suas funções mais básicas favoreceu a expansão das escolas e dos serviços de bem-estar social. 
IV. A escola assume para si o cargo de educadora e disciplinadora das crianças, pois a família já não consegue dar conta da transmissão de valores. 
Estão CORRETAS as afirmativas 
		
	
	apenas I e II
	
	apenas I, II e III 
	
	apenas II, III e IV
	
	apenas I, III e IV 
	
	I, II, III e IV
	7a Questão (Ref.: 201001570745)
	5a sem.: O Processo de Socialização na Escola
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A escola é junto com a família, a instituição social que maiores repercussões