A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação 2

Pré-visualização | Página 2 de 2

têm para a criança. Analise as afirmativas abaixo quanto aos aspectos da escola como instituição social.
 
I. As crianças, em suas relações com iguais, descobrem que é necessária a reciprocidade, para agir conforme as regras, levando em conta que as regras são efetivas, se as pessoas concordarem em aceitá-las.
 
II. A entrada e o percurso pelo âmbito escolar vão constituir para a criança um acúmulo de experiências ricas e interessantes, pois a escola é um microcosmo da sociedade.
 
III. A criança chega à escola levando consigo aspectos constitucionais e vivências familiares, porém o ambiente escolar será uma peça fundamental em seu desenvolvimento.
 
Estão CORRETAS:
		
	
	somente as afirmativas I e II 
	
	somente as afirmativas I e III 
	
	somente as afirmativas II e III 
	
	somente a afirmativa III 
	
	todas as afirmativas 
	
	
	8a Questão (Ref.: 201001563698)
	3a sem.: Análise Institucional
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Análise Institucional é vista como uma maneira singular de entender o que são as relações instituídas, bem como uma forma de ¿trabalhá-las¿ ou agir sobre elas, na busca de compreender as ligações que os indivíduos e grupos mantêm com as instituições. Nesse sentido, como a Análise Institucional pode contribuir para o bom funcionamento da escola? 
		
	
Resposta: A análise institucional é uma forma de fazer a ligação entre a instituição e os indivíduos e grupos desta. Ela busca compreeender a melhor forma possível de compreender essas ligações que se tem através dos indivíduos, grupos com estas instittuições. Ela busca começa a compreender as regularidades comportamentais.
	
Gabarito: 
O objetivo do psicólogo no campo institucional é conseguir a melhor organização e as condições que tendem a promover saúde e bem-estar dos integrantes da instituição, no caso aqui a escola. O psicólogo institucional pode se definir neste sentido, como um técnico da relação interpessoal ou como um técnico dos vínculos humanos e, pode se dizer também que é o técnico da explicitação do implícito. A análise institucional ajuda a compreender os problemas e todas as variáveis possíveis que estejam interferindo no bom andamento do processo de ensino-aprendizagem. 
	
	
	9a Questão (Ref.: 201001567315)
	6a sem.: PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Tendo como referência o processo de institucionalização, marque a opção ERRADA. 
		
	
	A instituição atravessa, de modo invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais 
	
	Segundo a Psicologia Institucional, não há necessidade das pessoas combinarem algumas regras para viverem em grupo. 
	
	O processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais.
	
	Por meio da ideologia, o ponto de vista, as opiniões e as idéias de uma das classes sociais " dominante e dirigente" tornam-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade. 
	
	Diz-se que uma regra social foi institucionalizada quando se passam muitas gerações e a regra estabelecida perde sua referência de origem. 
	
	
	10a Questão (Ref.: 201001570752)
	8a sem.: Grupos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O grupo pode ser definido como pessoas que estão no mesmo lugar ao mesmo tempo. Quando duas ou mais pessoas se encontram no mesmo lugar, ao mesmo tempo, mas não interagem entre si, chamamos:
		
	
	grupos sociais 
	
	indolência social
	
	facilitação social 
	
	grupos não-sociais 
	
	desindividualização 
Parte superior do formulário