Buscar

av1 roner

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0378_AV_201001237986 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201001237986 - RONERIA DE CACIA BERGAMASCHI MESSIAS
	Professor:
	CRISTINE ROSE MERA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 2,5        Nota de Partic.: 1        Data: 11/06/2014 10:04:43
	 1a Questão (Ref.: 201001422693)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Tomando como referência os fragmentos do texto "Ensinar a condição humana" de Edgar Morin, destaque a importância de um trabalho institucional na perspectiva do autor:
"É impossível conceber a unidade complexa do ser humano pelo pensamento disjuntivo."
"É preciso promover grande remembramento dos conhecimentos das ciências naturais, bem como integrar a contribuição inestimável das humanidades."
"Devemos reconhecer nosso duplo enraizamento no cosmos físico e na esfera viva e, ao mesmo tempo, nosso desenraizamento propriamente humano. Estamos dentro e fora da natureza."
		
	
Resposta: Para Morin, não basta que o professor despeje conteúdos aos alunos, é preciso ir alem. Ensinar não é apenas se fazer presente e "passar" matérias, é preciso conhecer o aluno e o conhecimento que ele traz de fora da escola, da família, seu conhecimento de mundo. Hoje, com tantas tecnologias, o aluno não se prende apenas ao que a escola ensina mas são muitas as informações que ele traz e essas informações devem ser levadas em conta por parte dos professores.
	
Gabarito: Deve relacionar o trabalho institucional com a interdisciplinaridade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001434993)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As diferentes escolas do movimento institucionalista se propõem propiciar, apoiar, deflagar nas comunidades e nos coletivos humanos, processos de:
		
	 
	Auto-análise e autogestão.
	
	Especialismos na produção de saberes sobre o vivido institucional.
	
	Demandas espontâneas hierarquicamente definidas.
	 
	Dinâmicas institucionais atreladas à divisão social e técnica do trabalho e do saber.
	
	Transversalidades cruzadas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001501704)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O psicólogo institucional ao fazer sua intervenção deve assumir uma Atitude Clínica, de acordo com Bleger. O que isso representa em termos de enquadre do trabalho?
		
	
Resposta: Atitude clínica para o psicológo institucional vai alem da preocupação com a empresa. Ao contrário, ele cuida da parte psicologica e bem estar dos funcionários. Se preocupa em preparar o funcionário para lidar com os problemas da empresa mas sem que isso intervenha no trabalho por ele desempenhado. Quero dizer com isso que, o psicólogo não mistura o estado emocional do funcionário com a empresa e sim a forma como ele vai lidar com o desempenho de cada um. Ele busca um direcionamento e visa o bom desempenho do funcionário independente da empresa. Ele trabalha com a ética como princípio.
	
Gabarito: Atitude Clinica / dissociação instrumental , manter um distanciamento do seu objeto de estudo / distanciamento ótimo / sintonia sem envolvimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001500895)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma instituição deve-se considerar duas vertentes, o instituído e o instituinte, que significam respectivamente:
		
	
	dimensão ou momento do processo de institucionalização em que os sentidos, as ações ainda estão em movimento e constituição; é o caráter mais produtivo da instituição / cristalização das normas e regras; é o que, na verdade, se confunde com a própria instituição;
	 
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições porque as leis, as normas e as pautas são padrões essenciais à vida em sociedade / movimento de transformação constante que tende a modificar, operar mutações, transmutações na realidade, dando origem a uma instituição, provocando rupturas nas instituições existentes;
	
	mudanças nas normas e regras que foram estabelecidas em função das demandas sociais / estabelecimento das regulações sociais.
	
	diz respeito a uma potência, a um movimento de transformação constante que tende a modificar as instituições existentes / movimento inicial do processo de produção e criação de instituições;
	
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições / tem uma conotação estática, cumpre um papel histórico-social, importante de regulação da sociedade;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001426096)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em psicologia, a ética precisa coincidir com a técnica. Aceitando o psicólogo os objetivos de uma instituição, significam apenas uma condição para o enquadramento de sua tarefa, mas os objetivos da instituição não são seus objetivos profissionais. Analise as afirmativas abaixo quanto às técnicas de enquadramento do psicólogo nas instituições:
 
I. Identificação com os fatos e pessoas, mas a possibilidade da manutenção de certa distância para evitar implicação pessoal.
 
II. Estabelecimento de relações claras e profissionais.
 
III. Aceitação de função diretora, administrativa ou executiva.
 
IV. Usar como índice de avaliação o progresso da instituição.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, III e IV
	 
	somente I e II
	
	somente I, III e IV
	 
	somente I, II e III
	
	somente II, III e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001426112)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São várias as instituições sociais, mas a família representa uma instituição de extrema importância para a construção do caráter do indivíduo. Quanto à família podemos dizer que está é:
		
	
	um sistema simbólico de conhecimento, crenças e autoridade moral.
	
	um processo de socialização criado pelo homem para regular seu convívio em sociedade.
	 
	a principal fonte de socialização do indivíduo ao ensinar-lhe quais os padrões e normas culturais adequados que devem ser internalizados e reproduzidos em suas relações sociais.
	
	um sistema orgânico, de cunho adaptativo, que é afetado pelas características particulares de cada indivíduo e pelas pressões do meio.
	
	algo mecânico, cujo objetivo principal é a realização de tarefas para se alcançar metas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001426134)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O grupo pode ser definido como pessoas que estão no mesmo lugar ao mesmo tempo. Quando duas ou mais pessoas interagem entre si e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e seus objetivos as levam a depender umas das outras, chamamos:
		
	 
	grupos sociais
	 
	indolência social
	
	desindividualização
	
	facilitação social
	
	grupos não-sociais
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001426129)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Entre os aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças estão:
 
I. Diminuição das relações afetivas.
II. Habilidade de participar de situações sociais.
III. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
IV. Desenvolvimento da identidade sexual e da própria identidade pessoal.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, III e IV
	
	apenas I, II e III
	
	apenas I, III e IV
	
	apenas I, II e IV
	 
	apenas II, III e IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001500937)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para um melhor entendimento do contexto que envolve a relação família-escola, é importante que se tenha como ponto para análise a compreensão de que os processos de ensino e de aprendizagem ocorrem sob a perspectiva de três dimensões que envolvem o contexto educacional, (CANDAU, 1983):
		
	 
	dimensões técnica, político-social e humana.
	
	dimensões ética, social e humana.
	
	dimensões emocional, ética, técnica e social.
	 
	dimensões política-sociale técnica.
	
	dimensões social, emocional e técnica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001501910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Modelo de Mudança nas organizações elaborado por Kurt Lewin tem as seguintes etapas sequenciais:
		
	
	congelamento, aquecimento e recongelamento.
	
	solidificação, descongelamento e mudança.
	
	solidificação e aquecimento, liquefação e nova solidificação.
	
	Congelamento, descongelamento e mudança.
	 
	descongelamento, mudança e novo congelamento.

Outros materiais

Perguntas Recentes