A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
simulado 3

Pré-visualização | Página 3 de 3

entorno, passou a estabelecer regularidades comportamentais. 
	
	Uma regra social foi institucionalizada quando a regra social estabelecida após gerações, perde sua referencia de origem. 
	
	Um hábito se estabelece quando uma forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar uma tarefa, repete-se várias vezes. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001563533)
	4a sem.: Aula 4
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A análise institucional define o papel do professor em duplicidade: um local, pertinente à sua presença ativa e instituinte na sala de aula; e o outro, referente à sua implantação no sistema social da educação, com suas instituições (ministérios, coordenações regionais, etc). Segundo Lapassade, na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas: 
		
	
	ideológico, organizacional e cultural
	
	ideológico, cultural e pedagógico
	
	cultural, pedagógico e libidinal
	
	ideológico, organizacional e libidinal
	
	pedagógico, organizacional e cultural
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001570735)
	4a sem.: O Indivíduo e a Instituição Família
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A instituição família apresentou grandes mudanças a partir do século XIX. O casamento, especialmente, foi o receptor da maioria destas transformações. Analise as afirmativas abaixo quanto à evolução histórica da família como instituição. 
I- Sai de cena o casamento por amor e a escolha do parceiro pelos próprios indivíduos e tem lugar a união por contrato, escolhida pelos pais dos cônjuges. 
II- Com o advento do capitalismo e da industrialização, a família passou a representar um refúgio ante as ameaças do mundo. Ela diminuiu em número de membros, tornou-se patriarcal, hierarquizada, com a divisão do trabalho sendo sexualmente definida. 
III- A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade. 
IV- O homem era a figura pública, aquele que trabalhava fora, lidava com o mundo externo. A mulher era o privado, a zeladora do bem-estar do marido e dos filhos, a defensora da intimidade familiar. 
Estão CORRETAS as afirmativas 
		
	
	apenas I e II 
	
	apenas I, II e III 
	
	apenas II, III e IV
	
	apenas I, III e IV
	
	I, II, III e IV 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001563693)
	3a sem.: Análise Institucional
	
	Qual a diferença entre psicologia institucional e o trabalho psicológico em uma instituição? 
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: 
Nesta diferenciação, Bleger (1984) afirma que o trabalho de Psicologia Institucional não deve ser desenvolvido por psicólogos em situação de empregado da instituição, mas sim, na de assessor ou consultor, para evitar que a dependência econômica e profissional interfira no manejo técnico das situações. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001564162)
	3a sem.: Aula 3
	
	Ao discutir os conceitos instituídos e instituintes, Lapassade acredita que, em relação às instituições escolares, a pesquisa pedagógica deveria fazer distinção entre as instituições externas à classe e internas.
Redija um texto (com limites entre 15 e 20 linhas) sobre esta asserção do autor, com a seguinte estrutura:
INTRODUÇÃO (Entre 3 e 4 linhas): Escolha uma das seguintes formas de apresentar sua problematização sobre o tema:
1) Defina o tema a ser discutido; 
2) Transforme o assunto em interrogação, com perguntas complementares;
3) Utilize dados históricos; 
4) Aponte alguma comparação (social, geográfica ou histórica entre nações, ou em relação a teóricos de diferentes abordagens);
5) Apresentando dados estatísticos sobre o assunto enfocado no tema. 
DESENVOLVIMENTO (Entre 9 e 12 linhas):  Apresente seus argumentos para defender seu ponto de vista sobre a problematização proposta na introdução (é opcional demonstrar de que forma estes argumentos se contrapõem aos do autor) 
CONCLUSÃO (Entre 3 e 4 linhas): Descreva a solução proposta por você para solucionar a problematização sobre o tema, finalizando a análise sobre a asserção do autor. 
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: 
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO Atendimento ao enunciado (70% do total da nota) Organização Sintática (10% da nota) Vocabulário formal (10% da nota) Pontuação (5% da nota) Ortografia (5% da nota) PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO Vide conteúdo da orientação da aula 3