A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação av2 simone

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL0374_AV2_200902062606 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 200902062606 - SIMONE GUIMARAES PETERES TRUGILHO 
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 2 Data: 14/06/2013 09:10:52
	
	1a Questão (Cód.: 157985)
	8a sem.: Organização Curricular
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Basicamente são três as formas de organização curricular: Disciplinar, Multidisciplinar e Interdisciplinar. Como podemos caracterizar a organização interdisciplinar:
		
	
	um conjunto de disciplinas, que mantêm sua identidade e marco conceitual, contudo seu planejamento favorece e estimula metodologias e ações pedagógicas que articulem seus conteúdos, orientadas por objetivos comuns. 
	
	um conjunto de disciplinas isoladas, cujas ementas apresentam os principais conceitos e tópicos que serão estudados com os alunos. 
	
	um conjunto de disciplinas planejadas por uma equipe de especialistas que buscam delimitar seus mapas de conteúdo, tecnologias de ensino, procedimentos de avaliação, sem necessariamente buscar formas de articulação metodológica ou conceitual. 
	
	a idéia de aprendizagem como construção do grupo de indivíduos.
	
	a possibilidade de desenvolvimento das potencialidades dos alunos quanto às suas possibilidades motora, verbal e mental 
	
	
	2a Questão (Cód.: 157844)
	1a sem.: Atividades Curriculares e conceito
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	Tendo como referência o estudo da terminologias e conceitos de currículo é correto afirmar que as atividades curriculares:
		
	
	formam um conjunto de atividades necessárias para a execução integral do currículo.
	
	formam um conjunto de práticas avaliativas para os alunos
	
	formam o sentido das vivências cotidianas da comunidade
	
	formam a expressão do recorte da cultura de um povo
	
	formam o conjunto das aprendizagens programadas
	
	
	3a Questão (Cód.: 157986)
	6a sem.: Metodologia de projetos curriculares
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	Uma equipe de docentes pretende desenvolver um trabalho interdisciplinar aplicando a metodologia de projetos de ensino. Para fundamentar pedagogicamente seu plano de trabalho com projetos de ensino, a equipe deverá consultar o seguinte autor: 
		
	
	Fernando Hernandez
	
	Maurice Tardif
	
	Howard Gardner
	
	Philippe Perrenoud
	
	Paulo Freire
	
	
	4a Questão (Cód.: 154574)
	7a sem.: PROPOSTAS CONTEMPORÂNEAS DE CURRÍCULO
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Uma escola de jovens e adultos está aplicando uma proposta de currículo organizado por temas geradores. Sobre este modelo de organização curricular é correto afirmar que foi idealizado por: 
		
	
	Paulo Freire 
	
	Michael Young 
	
	Phillippe Perrenoud 
	
	Howard Gardner 
	
	John Dewey 
	
	
	5a Questão (Cód.: 157989)
	8a sem.: Organização curricular
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	O projeto pedagógico curricular ou projeto político-pedagógico é um documento integrando e articulando o ideário, objetivos, ações e meios das Instituições de Ensino ou escolas. O projeto político-pedagógico deve ser composto de:
		
	
	marco referencial, plano curricular e plano de gestão.
	
	plano de ensino, proposta de avaliação e proposta de ação e atividades.
	
	marco referencial, diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, plano curricular e plano de gestão.
	
	diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	
	6a Questão (Cód.: 133525)
	1a sem.: Currículo: uma palavra e inúmeras concepções
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Confira os argumentos sobre a concepção do termo currículo e identifique a opção que está de acordo com os estudos atuais sobre este campo de conhecimento: 
		
	
	envolve seleção de disciplinas e conteúdos comuns a todas as escolas. 
	
	tem um significado preciso, pois todos têm um currículo vitae.
	
	tem diferentes abordagens, sofrendo influências das contingências políticas e sociais.
	
	pode ser compreendido como um conjunto de disciplinas definidas para as escolas.
	
	envolve uma linguagem técnica que determina o discurso pedagógico.
	
	
	7a Questão (Cód.: 133788)
	5a sem.: Atos do currículo
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	A abordagem multicultural surgiu nos Estados Unidos com Peter McLaren e se estende a outros países. Apesar de reconhecer que em alguns países da América Latina tenham se desenvolvido experiências educativas orientadas de modo a atender adequadamente aos diferentes grupos sociais e culturais marginalizados. Uma das críticas feitas por Candau (2008) é que nas nossas escolas ainda predomina uma educação de caráter: 
		
	
	monocultural
	
	intercultural 
	
	socializante 
	
	transcultural 
	
	cognitivista 
	
	
	8a Questão (Cód.: 150930)
	7a sem.: Teorias Críticas e Pós-críticas de Currículo
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Leia o fragmento a seguir para responder a questão:
"As teorias pós-críticas ampliam e, ao mesmo tempo, modificam aquilo que as teorias críticas nos ensinaram. As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. [...] entretanto, o poder torna-se descentrado. [...] está espalhado por toda a rede social. As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. [...] o poder transforma-se, mas não desaparece. [...] o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder" (SILVA, 2004, P. 148-149). O argumento de Tomaz Tadeu da Silva coloca as teorias pós-críticas como uma discussão...
		
	
	que propõe um outro campo de conhecimento para o estudo do currículo, isento de reflexões pós-estruturalistas e que não se opõem ao poder.
	
	que coloca as relações de poder no centro das reflexões sobre o currículo e vê com desconfiança conceitos como: alienação, emancipação, libertação, autonomia. Que considera o currículo como campo de experiências e significações que forjam nossa identidade.
	
	que nega as relações de poder e prega a neutralidade do campo e das elaborações curriculares para as formações, em busca de emancipação e de identidade forjada na experiência.
	
	que contesta e nega todas as proposições das teorias críticas por considerá-las ultrapassadas e sem significância para as formações.
	
	que amplia a visão tradicional de currículo para uma concepção de currículo que transforma as relações de poder inerentes ao capitalismo, a partir de um conhecimento verdadeiro.
	
	
	9a Questão (Cód.: 154556)
	6a sem.: Currículo por competências
	Pontos: 1,5 / 1,5 
	Para Perrenoud (2000, p.15), "Em vários países, tende-se a orientar o currículo para construção de competências desde o ensino fundamental. A noção de competência designa "uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação". Reflita sobre a concepção de currículo por competência e responda o seguinte questionamento: O Currículo por competências acarreta uma desvalorização dos conteúdos do ensino ou estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos"
Construa um texto trazendo um argumento que explique a sua concepção de currículo por competências. 
		
	
Resposta: O currículo por competência estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos, mobilizando diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. Um indivíduo competente, ele sabe para ele e sabe passar para os demais seus conhecimentos, ampliando uma visão tradicional de currículo para uma concepção que transforma a partir de um conhecimento verdadeiro, numa busca de emancipação e de identidade forjada na experiência.
	
Gabarito: 
O aluno pode construir sua resposta