A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação av2 simone

Pré-visualização | Página 2 de 2

a partir das seguintes argumentos: - O currículo ou construção de competências requer ideias, conceitos a serem aplicados e recursos cognitivos que deverão ser mobilizadas para solucionar um problema. - Os conteúdos e conhecimentos sempre se fazem presentes na definição de competências. - O currículo por competências valoriza operações mentais (pensamentos) para serem aplicados em diferentes situações. A metodologia de transmissão de conteúdos não se aplica. O desenvolvimento de competência exige outras formas de mediação didática. 
	
	
	10a Questão (Cód.: 154571)
	9a sem.: ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO, GESTÃO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
	Pontos: 1,5 / 1,5 
	Renato, está cursando Pedagogia e foi selecionado para o estágio remunerado oferecido em uma escola de ensino fundamental. Durante a entrevista de seleção, uma das perguntas da Diretora foi : Existe relação entre Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular? Se você estivesse na situação de Renato, como responderia com base em seus fundamentos sobre currículo. 
		
	
Resposta: Na elaboração do Projeto Político Pedagógico, o currícilo é um item importantíssimo, pois ele envolve seleção de disciplinas e conteúdos, tem um significado preciso, ele é um plano de ensino, ele é diagnóstico, contém diferentes abordagens, proposta de ações, forma um conjunto de aprendizagens programadas.
	
Gabarito: 
Projeto político pedagógico representa o plano global da escola construído participativamente, expressando seu posicionamento filosófico, teórico etc. Em seu marco operativo propõe intenções relativas ao currículo: modelo de currículo, desenho curricular, conteúdos, formas de avaliação e etc. O PPP e o desenvolvimento do currículo devem se articular na teoria e na prática para que a escola cumpra sua missão de educar e formar cidadãos críticos.