Buscar

resumo para prova Atividade Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Física: Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético acima dos níveis de repouso. Exercício Físico Atividade física previamente planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo melhoria e manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. Gasto energético: Kcal (quilocaloria): um Kcal= 1000 Calorias / MET (abreviatura em inglês de equivalente a metabólico): 1 MET = gasto energético de uma pessoa em repouso O gasto acontece: Ocupação profissional, Cuidados Pessoais, Tarefas Domésticas, Lazer, Condicionamento Físico, Esportes. Recomendação de atividade física pela OMS: Adultos: 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (30 minutos por dia) / Jovens: 60 minutos de atividade física de moderada a intensa por semana. Benefícios da Atividade Física: Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório. Aumenta a saúde óssea, funcional, reduzindo quedas e fraturas. Reduz o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer e depressão. Promove o balanço energético e controle do peso corporal. Riscos da Inatividade Física: Uma das principais causas de morte no mundo. Cânceres, doenças cardíacas, isquêmicas. Componentes do Exercício Físico: Intensidade, Frequência, Duração, Tipo (Intensidade vigorosa 6 a 9 METs/ Intensidade moderada 3 a 6 METs) + Frequência Cardíaca. 
O ESPORTE Uma das manifestações culturais mais importantes do ser humano recebeu grande importância a partir do século XIX, codificação e normatização dos jogos praticados na época, incluído na escola como atividade pedagógica no sentido de aprimoramento de atitudes cavalheiresca, respeito à s regras, adversários e arbitragem, bem como à melhoria dos aspectos físicos (motores). Atualmente tem grande apelo comercial, boa parte das vezes é praticado mediante normas e princípios institucionalmente regulamentados. O ESPORTE deve ser entendido como Como manifestação social, para todas as fases da vida, de múltiplas possibilidades, acessível a todos. O ESPORTE NA ESCOLA: Dever do Professor: Tornar sua aula atrativa, garantir a participação total de seus alunos, permitir que os alunos participem da organização da aula, não realizar uma seleção baseada em rendimento esportivo. Não dar ênfase em gestos técnicos e à pura repetição. 
Compreender que o esporte no contexto escolar contribui para a formação do aluno como um cidadão, apresentar uma variada gama de movimentos no decorrer das aulas, respeitar as limitações dos alunos e por meio da aula de Educação Física, apresentar desafios. 
APTIDÃO FÍSICA: contínuo de múltiplas características, parte da capacidade motora geral, como: Flexibilidade, Força/resistência muscular, Resistência cardiorrespiratório-aeróbia, Composição corporal, Resistência anaeróbia, velocidade, Agilidade, Potência, Coordenação. AP Relacionada ao Desempenho: Flexibilidade, Força/resistência muscular, Resistência cardiorrespiratório-aeróbia, Composição corporal, Resistência anaeróbia, Velocidade, Agilidade, Potência, Coordenação. AP relacionada à Saúde: Flexibilidade, Força/resistência muscular, Resistência aeróbia/, cardiorrespiratória, Composição corporal. “Ter Saúde”: Não apresentar doenças, afastar fatores de risco, hábitos saudáveis, estilo de vida. Aspecto Físico, mental, social. Ser saudável não é um fator estático, é necessário adquirir e reconstruir esta condição de forma diária. Hábitos adotados durante a vida influenciam de forma direta. 
O EXERCÍCIO FÍSICO deve ser um hábito adotado por toda a vida. A Educação Física Escolar deve criar o prazer e o gosto pelo exercício, com atividades que envolvam a conscientização sobre a importância do estilo de vida ativo. “A aula de educação física não deve estar atrelada apenas ao desporto. Seriam os quatro principais: Handebol, Basquete, Vôlei e Futebol por toda idade escolar, limitadores do desenvolvimento.” Não basta apenas dominar técnicas e regras, é preciso associar a prática com conteúdos relacionados à atividade física e saúde. Crianças ativas fisicamente tendem a continuar este comportamento na vida adulta. É tarefa de o professor deixar a aula atrativa, motivadora. 
CUSTOS DA EF: Custo econômico: Relativo ao espaço físico e Manutenção / Custo das oportunidades: Tempo disponível Currículo escolar, Programas de exercícios e oficinas extras, Professor atento ao tempo da aula, seu planejamento e aproveitamento. / Custos psicológicos: Problema da Educação Física ligada à competição. Professor não deve permitir um ambiente crítico para o aluno. / Custos morais: Competitividade que causa dano s. O professor deve se atentar para a importância de sua aula na formação do cidadão. / Efeitos das atitudes: Atividade física altamente competitiva pode levar a consequências negativas, uma aula bem planejada pode gerar benefícios às crianças / BENEFÍCIOS DA EF NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: maior aumento no consumo de oxigênio, desenvolvimento na força muscular, melhora no desempenho físico. 
Dimensões Da Aptidão Física Relacionada À Saúde: MORFOLÓGICA: Composição Corporal: gordura corporal e massa magra (IMC= Peso /altura²) Distribuição de Gordura Corporal x Circunferência Abdominal – Gordura Ginoide (pera) x Androide (maçã). Excesso: Doenças cardiovasculares, Sedentarismo, Diabetes, Artrite, Doenças renais, Problemas posturais, Hipertensão arterial, Síndrome metabólica. 
FUNCIONAL MOTORA: Capacidades Motoras Voltadas para Saúde: Resistência Cardiorrespiratória ou Aeróbia: Capacidade do organismo em se adaptar a esforços físicos moderados, envolvendo a participação dos grandes grupos musculares, por períodos de tempo relativamente longos. / Força Muscular: É a capacidade derivada da contração muscular, que nos permite mover o corpo, levantar objetos, empurrar, puxar, resistir a pressões e sustentar cargas. / Flexibilidade: Capacidade de amplitude de uma articulação isolada ou de um grupo de articulações, quando solicitada na realização dos movimentos. / Resistência Muscular: Capacidade de um grupo muscular manter os níveis de força submáximo alcançados por um período de tempo mais elevado (repetidas contrações musculares). / Resistência anaeróbia: Qualidade física que permite sustentar o maior tempo possível, uma atividade física em condições anaeróbicas, isto é, numa situação de débito de oxigênio. / Velocidade: É a máxima rapidez de movimento que pode ser alcançada. / Agilidade: É a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. / Potência: É a contração do músculo no menor tempo possível. Traduzida pela equação força x velocidade. / Coordenação: Processos de orientação e regulação de movimentos, que habilitam dominar segura e economicamente as ações motoras nas situações previsíveis e imprevisíveis (adaptação) e aprender, relativamente depressa, os movimentos. 
FISIOLÓGICA: Essa dimensão é marcada pela regulação do organismo para a pressão arterial, lipídios plasmáticos (sanguíneos), ação da glicose e insulina, e oxidação dos substratos energéticos em relação aos hábitos e comportamentos assumidos pelo estilo de vida. 
COMPORTAMENTAL: Atividades físicas leves e/ou moderadas podem acarretar em maior relaxamento corporal Alongamento muscular também é uma forma de atenuar, por exemplo, o estresse. ATIVIDADES FÍSICAS = REAÇÕES COMPORTAMENTAIS POSITIVAS.

Outros materiais