Buscar

Caso Concreto aula 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como nós estudamos no Capítulo 8 do nosso Livro Didático, as manifestações populares foram absolutamente vedadas pelo regime militar de 1964, por intermédio de vários instrumentos jurídicos e pelo uso violento de medidas de força. Uma geração de jovens brasileiros não teve a oportunidade de participar ativamente da vida política do país, sendo, inclusive vedada qualquer manifestação política que se opusesse aos interesses da cúpula militar no poder. Já sob a vigência da Constituição Cidadã, um acontecimento de especial relevo deu-se, então, no ano de 1992, tendo sido denominado "o movimento dos caras pintadas", quase 24 anos após o arbitrário AI-5. Esse fato político teria, inclusive, grande peso no processo de impeachment do Presidente Collor. Neste sentido, responda:
O que foi o movimento dos "Caras Pintadas" e o que representou no período?
Foi um movimento em que o povo iam para as ruas pedindo o impeachment de Fernando Collor. Foi aderido , principalmente, pelos estudantes que iam as ruas com os rostos pintados.
Lembra da frase "tradição que se renova", no exercício da Aula 12? Pois é... Pode o processo de impeachment do Presidente Collor ser considerado como um outro golpe de Estado? Qual a diferença entre o afastamento do Presidente Collor, em 1992, e o afastamento do Presidente João Goulart, em 1964?
Sim , problema do golpe é político , não é jurídico . Jurídica é a solução do golpe , não o problema . O golpe deve ter seus argumentos racionais , ele depende disso para existir . Foi assim com Fernando Collor em 1992 .
Com o agravamento da crise econômica e uma guinada política do presidente Jango , que já não contava com o apoio no Congresso , o povo foi para as ruas mostrar solidariedade ao presidente , realizando , em março de 1964 , na Central do Brasil , uma grande e histórica demonstração popular . Já Collor ausência de uma base parlamentar que lhe desse apoio associada à não recuperação da economia em 1991 e 1992 , que se encerrou com uma queda do PIB de 0,5 % , inviabilizou uma reação do presidente quando surgiram as primeiras acusações de corrupção em seu governo.

Outros materiais