Buscar

Avaliação Avs Microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0453_AVS_201201746451 » MICROECONOMIA
1-Sabendo-se que a receita total (RT) é obtida pela multiplicação entre o preço e a quantidade do produto Y, ou seja, RT = Py · Qy, e o produto tem demanda inelástica, se o vendedor aumentar o preço do produto, sua receita total irá:R=aumentar, porque a Δ% Qy < Δ% Py
2-Dada uma empresa em concorrência perfeita na produção e comercialização de um determinado tipo de máquina em uma região, tem-se as seguintes informações a respeito dessa empresa a curto prazo: receita marginal: RMg = 800 custo marginal: CMg = 80 + 240Q sendo Q a quantidade de máquinas produzidas por semana.Em função das informações acima, o valor da quantidade (Q) que tende a maximizar o lucro total e o da receita total decorrente dessa quantidade, são, respectivamente:R=Q = 3 unidades e RT = $ 2.400,00
3-Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa correta que diz respeito à economia do bem estar.I - É o estudo de como a alocação dos recursos escassos afeta o bem-estar econômico das pessoas. II - Estuda-se como produtores e consumidores se beneficiam por participar do mercado que seja competitivo. III - Analisa-se como um tabelamento de preços para baixo beneficia tanto os consumidores como os produtores por meio do excedente do consumidor e do produtor. IV - Destaca-se como as empresas procuram maximizar o seu lucro total em função da sua tecnologia, do seu capital e dos seus materiais obtidos pelos recursos naturais.R=I, II e IV são verdadeiras e III é falsa.
4-Há uma explicação em relação a um tipo de bem que é um paradoxo à Lei Geral da Demanda. Melhor dizendo, sua curva de demanda acaba sendo positivamente inclinada, ou seja, há uma relação direta e não inversa entre a quantidade demandada e o preço desse bem. Estamos nos referindo ao bem:R=de Giffen.
5-A elevação do preço do bem Y promoveu uma redução no consumo do bem Z. Tudo o mais constante, os bens X e Y são:R=complementares.
6-A demanda por um produto no mercado em livre iniciativa, também é influenciada por questões subjetivas, próprias dos consumidores, como :Marque somente uma alternativa CORRETA;R=Seus hábitos e preferencias, além da publicidade e propaganda do produto
7-Vamos supor o aumento do poder de compra, basicamente determinado pelo crescimento da renda disponível dos consumidores de uma determinada região. Isso provocará a expansão da procura por um determinado produto X. Evidentemente, o preço de equilíbrio desse produto:
R=irá se deslocar da posição de equilíbrio inicial para um nível mais alto por meio da curva de demanda, não havendo a expansão da oferta do produto pelas empresas.
8-As proposições abaixo dizem respeito a um momento pelo qual passa uma dada curva de possibilidades de produção. Supondo um deslocamento dessa curva para baixo e para esquerda, tal deslocamento pode ter como origem (assinalando a alternativa correta):I - um aumento (ou melhoria) da tecnologia;II - uma queda dos custos de produção;III - uma queda da produção dos bens;IV - um aumento das necessidades dos consumidores.R=
III é verdadeira e I, II e IV são falsas.
9-Discorra a respeito de algumas das hipóteses do modelo de monopólio.R=No monopólio (puro), há uma única empresa que produz um produto sem substitutos próximos. E há barreiras à entrada de firmas concorrentes. Nesse caso, essas barreiras podem ocorrer de várias formas, dentre elas, destacamos a proteção de patentens, o controle sobre o fornecimento de matérias-primas chaves e a tradição.
10-Observe abaixo as funções de mercado de um determinado produto X. Qx = 44 ¿ 6 Px (função demanda); Qx = 20 + 2 Px (função oferta). Em função delas: a) calcular o preço de equilíbrio e a respectiva quantidade; b) supondo, agora, que o preço de X seja de R$ 4,00, em virtude de aumento do ICMS sobre esse produto, existe excesso de oferta ou demanda? E qual a magnitude desse excesso? R=a)No equilíbrio: demanda = oferta; nesse sentido, fazemos 44 ¿ 6Px = 20 + 2Px, a partir daí, - 6Px ¿ 2Px = - 44 + 20 >>> - 8Px = - 24 >>> (- 1) (- 8Px = - 24) >>> Px = (24/8) = $3,00 (preço de equilíbrio); substituindo nas duas funções, temos: Qx = 44 ¿ 6 (3,00) = 26 ↔ Qx = 20 + 2 (3,00) = 26 >>> quantidade de equilíbrio. b)	Px↑Qx (demandada)↓ ↔ Px↑Qx (ofertada)↑ >>> haverá um excesso de oferta com a magnitude de: Qx = 44 ¿ 6 (4,00) = 20 unidades <<<>>> Qx = 20 + 2 (4,00) = 28 unidades Assim, o valor do excesso de oferta é de: 28 ¿ 20 = 8 unidades.

Outros materiais