Buscar

1 atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA DE CIÊNCIA POLÍTICA 
	Nome: LEOMARCIO BIZERRA DE MELO
	Data:02/02/2018
Atividade 01. 
 
1. “[...] logo no início da sua independência, os Estados Unidos se constituíram, não como uma federação, mas como uma confederação, a exemplo do que ocorria com os pequenos Estados na Antiguidade. Na antiga Grécia, as diferentes Cidades-Estado, como Atenas, Esparta, Tebas e Corinto, costumavam se unir temporariamente em uma confederação com a finalidade de enfrentarem, juntas, um inimigo poderoso, como foi o caso da guerra contra os persas. Seguindo o exemplo dos antigos gregos, as treze colônias americanas assinaram, em 1777, os Artigos da Confederação com a finalidade de se fortalecerem na guerra de independência que então travavam contra a sua antiga metrópole, a Grã-Bretanha. Mas a forma de união sob uma confederação se mostrou um instrumento muito frágil para mantê-las unidas, e uma união mais duradoura lhes pareceu necessária para assegurar a independência conquistada. Foi por isso que a convenção dos Estados americanos, reunida em Filadélfia, em 1787, assinou a Constituição dos Estados Unidos, instituindo a federação, tal como a conhecemos hoje em dia” (Apostila). 
 
Cite duas diferenças entre Federação e Confederação. Após a diferenciação você estará apto em dizer o porquê de o Brasil conter em sua nomenclatura o termo República Federativa.
Federação: 
Por meio da leitura do livro proposto, podemos entender que federação é o nome atribuído a um estado soberano, ou seja, o estado que exerce o domínio, formado por diversas entidades locais com autonomia de governo e administração. Quando essas entidades se unem através de uma constituição forma-se a federação ou o estado federal. Na federação, a união dos estados-membros é permanente e indissolúvel. Podemos citar como exemplos de países que são federações: Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, suíça, entre outros, inclusive o Brasil. 
Confederação:
As entidades da confederação exercem o poder e a autoridade suprema assim como a federação, a diferente entre ambas é que a sua formação é feita por alianças enquanto que na federação isto ocorre por constituição, que são os conjunto de leis fundamentais que organiza e rege o funcionamento de um país. Na confederação os laços existentes são mais brandos, enquanto que na federação são mais rígidos.
O Brasil contém em sua nomenclatura o termo República Federativa, pelo motivo de as lideranças serem escolhidas pelo povo por meio de eleições diretas ou indiretas e também por ser um país onde a união dos estados são permanentes e indissolúveis diferentemente da confederação onde a união entre os estados são temporárias, possuir personalidade jurídica tanto no âmbito externo quanto interno.

Outros materiais