Buscar

Ad1 Espaços Sociais (Salvo Automaticamente)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Curso de Licenciatura em Pedagogia Avaliação à Distância 1 – AD1/ 2018-1 Disciplina: Espaços Sociais de Formação Humana 
Coordenadora: Jaqueline Luzia da Silva Tutoras: Clarice Cordeiro dos Santos e Danielle Portilho Muffareg Bosco
Nome: Maria José Tavares Cardoso Matrícula:15212080042
Polo: Paracambi
Prezado(a) aluno(a),
 Nesta avaliação, propomos que você leia o Blog da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), especificamente o artigo intitulado “As diversas formas de atuar do pedagogo: uma visão contemporânea”. O Blog encontra-se na URL, dentro da seção Avaliações. E também sugerimos a leitura do texto do módulo I “A atuação de pedagogos em espaços não escolares: desafios e possibilidades”, pois este texto traz algumas questões teóricas e metodológicas sobre a atuação do pedagogo em espaços educativos diversos, compreendidos por nós como espaços sociais de formação humana. 
A seguir, propomos que você construa um texto comentando e problematizando os seguintes aspectos: Quais as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não formais de educação e quais os principais desafios do pedagogo na atuação em espaços não escolares. 
PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Convivemos até bem pouco tempo com a visão de uma pedagogia inserida no ambiente escolar, na sala de aula, do profissional da educação envolvido com os problemas da educação formal, uma idéia falsa de que o pedagogo é o profissional capacitado e devidamente treinado para atuar somente em espaços escolares, é o responsável pela formação intelectual das crianças, sempre se envolvendo no cotidiano escolar, com os problemas relacionados à educação formal, propriamente dita. A vida escolar, a educação formal, não deixa de ser um foco importante para o Pedagogo, mas deixa de ser o único.
A educação em espaços não escolares vem confirmar esta discussão que vivenciamos, o pedagogo sai então do espaço escolar, que até pouco tempo era se espaço de atuação e começa a atuar em espaços de Empresas, hospitais, Escolas e outros que formam hoje o novo cenário de atuação deste profissional, que transpõe os muros da escola. Essa atuação é condicionada pela Educação, pois onde há prática educativa existe ação pedagógica. A pedagogia tem a prática educativa como objetivo de estudo e essa prática acontece em outros lugares, não somente na escola.
O fazer pedagógico no espaço não escolar está diretamente relacionado às atividades que envolvem trabalho em equipe, planejamento, formação pessoal, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desse fazer está direcionado às transformações dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.
Como toda profissão, principalmente as que envolvem o trato com o ser humano. O pedagogo enfrenta desafios consideráveis sejam em ambientes escolares ou não, um desses desafios está no fato da ignorância em reduzir o trabalho pedagógico apenas à prática docente, isso faz com que haja uma grande dificuldade na ascensão profissional; outro desafio está em lidar com os problemas que envolvem o público alvo, ou seja, a família ou o ambiente em que o indivíduo assistido está inserido, geralmente não se dá uma verdadeira importância aos trabalhos pedagógicos realizados.
Para Carneiro e Maciel, o grande desafio do pedagogo está em “elaborar categorias de análise para a apreensão e compreensão de variadas práticas pedagógicas que se desenvolvem em diversos contextos conforme as relações sociais de nossa época”(CARNEIRO e MACIEL, p.3,s.d.).
Concluindo, em se tratando da atuação do pedagogo, desafios sempre irão existir. pois, o homem é o ser mais complexo que existe com suas muitas faces e determinações que não devem ser ignoradas, cabendo ao pedagogo, buscar e demarcar o seu espaço cercado de referenciais para ajudá-lo na execução do seu ofício respeitando as vários fatores que cercam o ser humano.
REFERÊNCIAS:
Gohn, Maria da Gloria. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o Associativismo do terceiro setor. 2ed. São Paulo, Cortez, 2001.
Holtz, Maria Luiza Marins. Lições de Pedagogia Empresarial. MH Assessoria Empresarial Ltda. 1999.
Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: Atuação do Pedagogo na Empresa. Rio de Janeiro. Wak.
Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. São Paulo.
Libâneo,  José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática.
_________________ Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo, Cortez, 2002.
Luck, Heloisa. Metodologia de Projetos. Petorpolis, R. J.: Vozes, 2003.

Outros materiais