A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AVS

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.: 201301821916)
	1a sem.: O que é ciência política
	Pontos:0,5 / 0,5
	Platão e Aristóteles são os primeiros pensadores a refletir acerca de questões relacionadas à política. Na Idade Média as principais obras políticas são desenvolvidas por filósofos representantes do pensamento cristão. Assinale a opção onde aparecem os nomes dos dois principais pensadores da política na Idade Média: I - Santo Agostinho II - São Bernardo III - Santo Anselmo IV - São Tomás de Aquino
		
	
	I e IV estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	II e III estão corretas
	
	II e IV estão corretas
	
	I e II estão corretas
	
	
	2a Questão (Ref.: 201301822387)
	2a sem.: Maquiavel
	Pontos:0,5 / 0,5
	Além da instabilidade política e da disputa por poder a Itália, à época de Maquiavel viveu um período clássico nas artes. Esse período é chamado de:
		
	
	Iluminismo
	
	Modernismo
	
	Feudalismo
	
	Antiguidade
	
	Renascentismo
	
	
	3a Questão (Ref.: 201301821920)
	3a sem.: O que é ciência política
	Pontos:1,5 / 1,5
	A vida política e os fatos políticos sempre foram objeto de observação e reflexão por parte de filósofos, escritores e poetas. Mas até o século XIX, não se considerava a política como um ramo do conhecimento científico e o estatuto de disciplina científica não era outorgado à Ciência Política. Nesse sentido, descreva quando o termo "ciência política" foi utilizado pela primeira vez:
		
	
Resposta: O termo ciencia politica foi exposto pela primeira vez em 1880 por Herbet B. professor de historia em uma universidade.
	
Gabarito: O termo foi utilizado pela primeira vez em 1880, pelo professor de história da Universidade Jonhs Hopkins, Herbert Baxter Adams 
	
	
	4a Questão (Ref.: 201301880631)
	7a sem.: Sociedade Civil
	Pontos:1,0 / 1,5
	Comente sobre o conceito de sociedade civil.
		
	
Resposta: Sociedade civil é onde está distribuida todos os seres humanos. Na sociedade civil, que tem familias que se formam em união com outros, sendo responsaveis, por decissões politicas, economias, morais, eticas, do estado, da propria casa, e do governo.
	
Gabarito: : O conceito de sociedade civil assume diversos sentidos ao longo da história, muitas vezes contrastantes entre si. O sentido do termo só pode ser entendido na sua relação com o contexto histórico. Ao longo do tempo, a compreensão da sociedade civil foi muitas vezes atrelada à dicotomia entre sociedade e Estado: tudo que não cabia na esfera estatal era definido como compondo a sociedade civil. sociedade civil é o lugar onde surgem e se desenvolvem os conflitos econômicos, sociais, ideológicos, religiosos, que as instituições estatais têm o dever de resolver, ou através da mediação ou através da repressão.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201301826080)
	8a sem.: Marx
	Pontos:1,0 / 1,0
	Conforme Weffort , Marx pensava que a revolução estaria para além da mera ideologia, do mero posicionamento político. E revolução, em Marx, seria inevitável porque as análises teórico-crítica e metodológica o levam a esta conclusão. A noção de revolução está associada aos conceitos de emancipação política e emancipação social na obra de Marx. Em relação a esses conceitos é correto afirmar: 
		
	
	Tanto a emancipação política, quanto à emancipação social estão diretamente ligadas ao projeto da burguesia moderna
	
	Tanto a emancipação política, quanto à emancipação social estão diretamente ligadas ao projeto de tomada de poder pelo proletariado
	
	A emancipação política está associada à burguesia e a emancipação social ao proletariado
	
	A emancipação política está associada à nobreza e a emancipação social ao campesinato
	
	A emancipação social está associada à burguesia e a emancipação política ao proletariado
	
	
	6a Questão (Ref.: 201301826078)
	10a sem.: Fundamentos do Estado
	Pontos:1,0 / 1,0
	A forma de governo adotada por um Estado não deve ser confundida com a forma de Estado nem com seu sistema de governo. Dentre as opções a seguir, assinale aquelas que correspondem a formas de Estado: I - Unitário. II - Presidencialista. III - Federal. IV - Parlamentarista. 
		
	
	I e III estão certas
	
	III e IV estão certas
	
	I e IV estão certas 
	
	II e III estão certas 
	
	II e IV estão certas
	
	
	7a Questão (Ref.: 201301825116)
	3a sem.: Pensadores Políticos
	Pontos:0,5 / 0,5
	Thomas Hobbes nasceu em Malmesbury, Inglaterra, em 5 de abril de 1588. Como grande parte dos principais pensadores de sua época versou por diferentes áreas de conhecimento, tais como matemática, teoria política e filosofia. Suas principais obras são Leviatã e Cidadão. No que se refere a sua teoria sobre a origem do Estado, Hobbes pode ser considerado como um:
		
	
	Contratualista
	
	Materialista
	
	Renascentista
	
	Iluminista
	
	Positivista
	
	
	8a Questão (Ref.: 201301880616)
	4a sem.: Democracia
	Pontos:0,0 / 0,5
	De acordo com o conceito de democracia, é correto afirmar que:
		
	
	. a democracia indireta consiste na possibilidade do povo participar diretamente das decisões políticas importantes.
	
	a democracia representativa consiste na possibilidade do povo participar diretamente das decisões políticas importantes.
	
	a democracia participativa consiste na possibilidade do povo participar diretamente das decisões políticas importantes.
	
	a democracia representativa consiste na impossibilidade do povo participar indiretamente das decisões políticas importantes.
	
	a democracia participativa consiste na possibilidade do povo participar indiretamente das decisões políticas importantes.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201301880618)
	5a sem.: Constituição da República
	Pontos:0,5 / 0,5
	O Estado brasileiro, em sua Constituição da República, adota o sistema de:
		
	
	democracia semidireta.
	
	democracia direta apenas.
	
	totalitarismo.
	
	democracia participativa apenas.
	
	democracia representativa apenas.
	
	
	10a Questão (Ref.: 201301822875)
	6a sem.: Marx
	Pontos:0,5 / 0,5
	Desde que há capitalistas e obreiros no mundo, não apareceu livro de tão grande importância para os obreiros como este. As relações entre o Capital e o Trabalho, eixo em torno do qual rota todo o nosso sistema social do tempo presente são cá, pola primeira vez, desenvolvidos cientificamente, com uma profundidade e com uma clareza só possíveis para um alemão. Por mais preciosos que sejam e ficarão como tais os escritos dum Owen, dum Saint-Simon, dum Fourier, foi reservado a um alemão alçar-se à altura desde a que se pudesse enxergar com claridade e panoramicamente o domínio inteiro das relações sociais modernas, de igual modo que aparecem aos olhos do espectador, situado no mais alto cimo, os sítios montanhosos menos altos. (ENGELS, 1868). O trecho acima é parte do prefácio preparado por Friedrich Engels para aquela que é considerada a principal obra de Karl Marx, e que teve seu primeiro volume escrito em 1867. Está obra se intitula:
		
	
	O Capital
	
	O Manifesto Comunista
	
	O Dezoito Brumário
	
	O Trabalho
	
	O Proletário