Buscar

Aula IV - Mini curso de manutenção de computadores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Minicurso de Manutenção e Instalação de Sistema Operacional
Juan Fonteles
Luiza Cleane
Manuel Messias Aguiar da Ponte
Renê Ripardo
Samuel Melo Costa
AULA 04
CARGA HORÁRIA: 
3 Horas.
CONTEÚDO:
Sistema Operacional 
OBJETIVOS:
Instalação de sistemas Operacionais 
Conhecer e fazer a instalação de alguns programas populares e de utilidade no dia-a-dia.
RECURSOS:
Projetor;
Computador;
Na apresentação da mensagem pressione sobre qualquer tecla para lançar a instalação.
Se você possui um disco Serial ATA, é aconselhável ter na mão uma disquete contendo o piloto Serial ATA de sua placa-mãe, depois pressionar sobre a tecla F6 a fim de permitir ao Windows reconhecer os discos SATA: 
No convite, pressione Enter a fim de continuar a instalação:
Pressione em F8 para aceitar as condições do contrato de licença Microsoft Windows :
Escolha a partição sobre a qual você deseja instalar Windows.
NB: É Possível fazer a partição do espaço disponível utilizando as teclas C para criar uma partição ou S para suprimir uma delas, mas independentemente do que pode acontecer, os dados presentes sobre o disco serão destruídos se você utilizar uma destas duas funções! 
Se o disco estiver vazio, Windows proporá formatar a partição. Se trata-se de um disco novo, optar por une formatação clássica, senão você poderá utilizar a formatação rápida:
Esperar o final de formatação:
Windows faz em seguida a cópia dos arquivos de instalação:
Depois, Windows inspecta a configuração do material a fim de instalar os pilotos mais apropriados:
No fim da instalação a partir do CD, Windows reinicia automaticamente. Cuidado ao retirar o CD-ROM do leitor !
Nas fases seguintes, para a maioria dos usuários, basta verificar os parâmetros por padrão e validá-los: Instalação de Windows
Ajustamento da data e da hora do sistema
Digitação do número de série
Digitação do nome do computador e da senha administrador:
Personalização:
Opções regionais
Grupo de trabalho (trata-se de um nome identificando a rede formada pelas máquinas Windows darede local a fim de permitir compartilhar arquivos e impressoras)
Parâmetros da rede ( é possível modificar mais tarde, a partir da interface Windows, depois de ter instalado os pilotos)
Ativação dos parâmetros
Windows XP Profissional esta neste momento instalado e pronto a ser utilizado! Resta no entanto instalar as últimas versões dos pilotos dos periféricos. 
Tudo igual como era antes, com o boot pelo dvd de instalação ao terminar de copiar os arquivos ele abre uma tela muito bonita com um pequeno show de 4 cores formando sua primeira imagem:
Na próxima imágem basta escolhera linguagem que por enquanto disponível somente em inglês, na segunda opção é a linguagem do seu país e em terceiro lugar você vai escolher o tipo de teclado que utiliza e normalmente é o ABTN2
Vem agora a terceira parte onde apos tomar as decisões acima você somente clica em Install
Clique em aceitar os termos após ler o contrato.
Se você precisar excluir partições, criar ou formatar você terá que escolher a segunda opção nessa próxima tela:
Nessa tela voce vai escolher a opção “Next”
Para chegar a todas as opções de particionar, formatar, aumentar partições, cuidado que ao excluir ou formatar um hd você está apagando todos os dados nele contido:
Logo após clicar em “Next” vem a tela de maior duração onde os arquivos são copiados, descomprimidos e instalados – nessa altura o computador reinicia várias vezes.
O que vem a seguir são as solicitações para:
SERIAL - (ASKME LATER) – Se você tiver o serial essa é a hora de colocar, mas ao contrário do Windows XP, o Vista e o Windows 7 aceita avançar a tela sem colocar o serial – o que deverá ser feito posteriormente.
ATIVAR QUANDO ESTIVER ON-LINE?  – Essa é outra opção que deve ter atenção. Ela vem marcada – desmarque-a para que você possa fazer isso manualmente quando estiver on-line.
HOME NETWORK - Das tres opções que aparecem se a sua instalação é na sua casa então essa é a opção certa.
DO YOU WANT TO CREATE A HOMEGROUP? #- Picture, #- Music, #-Vídeo, #- Printers, #- Documents – Aqui pergunta de o grupo de computadores que você vai acoplar na rede vão trabalhar nas opções de pinturas, músicas, vídeos, impressoras e documentos, ou seja, quais tipos de arquivos estarão compartilhados.
CÓDIGO DE SEGURANÇA – Aqui ele oferece um número de segurança anote-o pois se posteriormente você for integrar computador em redes você vai precisar desse número. Ele funciona como uma chave para permitir adicionar estações.
O mais é “cruzar os dedos” para que os drivers de seu computador sejam compativeis para o perfeito funcionamento. Mas claro que você pode não somente pegar o tutorial acima, mas instalar o Windows Seven Ultimate no notebook baixado da internet. A recomendação é para que você compre o OS tendo em vista que um sistema original é melhor do que um pirateado. Nem todos os sistemas possuem integridade quando são pirateado. Por isso sugerimos que você compre. Há promoções e descontos que podem ser encontrados numa loja.
Instalação dos drives
Apesar de estarmos mostrando essa instalação no Windows XP, ela também se aplica a qualquer sistema operacional Windows.
Antes de começar, lembre-se de que o driver deve estar em uma pasta comum. Se estiver em uma pasta compactada, use o WinRAR   ou o 7-Zip  para extraí-lo;Botão direito do mouse no 'Meu Computador' e depois clique em 'Propriedades' no menu exibido;
Uma janela 'Propriedades do sistema' será aberta. Localize e clique na aba 'Hardware' e por fim clique no botão 'Gerenciador de dispositivos';
A lista que você verá é a de dispositivos conectados ao computador. Tudo que estiver marcado com a interrogação amarela é desconhecido e não conta com driver ainda;Para iniciar a instalação basta clicar com o botão direito do mouse em um item deste tipo e depois em 'Propriedades';
O processo está iniciado. Na janela que você verá há um botão 'Reinstalar driver...'. Clique nele para ver a primeira tela do assistente de instalação.
Como havíamos dito no começo do texto, o XP conta com verificação online no banco de drivers da Microsoft. Para fazer esta checagem, selecione a opção 'Sim, somente desta vez' e clique em 'Avançar';Se por acaso o não der certo, siga novamente os passo descritos acima, mas selecione a opção 'Não, não agora' e clique em 'Avançar' para instalar manualmente;
Esta é a primeira tela da instalação manual. Escolha a opção 'Instalar de uma lista ou local específico' e clique em 'Avançar';
Agora selecione 'Incluir este local nas pesquisas' e clique no botão 'Procurar'. Vá até o local onde o driver está e selecione sua respectiva pasta, finalize clicando em 'OK' e depois em 'Avançar‘ novamente;
Se tudo ocorrer bem, você verá a tela de exibição a seguir;
Leia o que estiver escrito na última janela na sua tela. Aqui você saberá se o dispositivo foi ou não atualizado com êxito.
OBRIGADO!
Duvidas?
Fontes:
http://pt.kioskea.net/faq/171-instalar-windows-xp
http://www.superdownloads.com.br/materias/como-instalar-drivers-no-windows-xp.html
http://enquantoisso.com/como-instalar-windows-7-passo-a-passo/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais