Buscar

Aula 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
Clara Brum
Aula 3
Ética da Advocacia
Da atividade advocatícia
O exercício da advocacia decorre de um contrato de mandato, um vínculo que confere poderes para que um profissional, devidamente habilitado na OAB, possa praticar atos ou administrar interesses em nome de seu constituinte, reforçada pelo art. 103 do CPC, segundo o qual a parte será representada em juízo, por advogado regularmente inscrito na OAB (art. 3º e 5° do EOAB).
Ética da Advocacia
O parágrafo 1º, do art. 5º do EOAB, estabelece uma exceção quando permite a atividade advocatícia sem procuração, em caso de urgência (ver art. 104, § 1°, do novo CPC). Neste caso, o prazo para apresentar o instrumento é de quinze dias, prorrogável por igual período.
Observa-se que a declaração de urgência feita pelo advogado é dotada de presunção legal de veracidade.
Ética da Advocacia
Vamos conhecer os deveres do advogado na relação com seu cliente?
Ética da Advocacia
Princípio da informação: art. 9º CED
Princípio da lealdade: art. 10 CED 
Princípio da independência: art. 11 e 24, CED
Dever de prestação de contas: art. 12 do CED
A extinção do mandato: art. 13 e 18 do CED
Princípio da cautela: art. 14 CED
Os princípios da fidelidade e diligência: art. 15 CED
A conduta ilibada e sigilo profissional: art. 21 e 22 CED
Ética da Advocacia
Advogado X Preposto: art. 25, CED.
Conflito de interesses: art. 19 do CED e art. 355, CP
Dever da defesa criminal: art. 23. CED
Ética da Advocacia
Da Renúncia, da Revogação e do Substabelecimento do mandato
Renúncia – art. 5º, § 3° do EOAB c/c art. 6° RGOAB.
Revogação (Cliente)
Substabelecimento com ou sem reservas de poderes – art. 26, CED.
Ética da Advocacia
O que podemos entender por Advocacia Pública?
Art. 1°, prov. 114 - A advocacia pública é exercida por advogado inscrito na OAB, que ocupe cargo ou emprego público ou de direção de órgão jurídico público, em atividade de representação judicial, de consultoria ou de orientação judicial e defesa dos necessitados ( c/c Art. 3° § 1º, EOAB). 
Ética da Advocacia
Quais são os cargos da advocacia pública? Art. 2° Prov. 114;
Inscrição na OAB (art. 3º do Prov. 114): o advogado público deve ter inscrição principal perante o Conselho Seccional da OAB em cujo território tenha lotação.
Exame de ordem: (art. 4° do Prov. 114) A aprovação em concurso público para cargos da advocacia pública não exime a aprovação em exame de ordem.
Art. 7º, Prov. 114 - A aposentadoria do advogado público faz cessar o impedimento de que trata o art. 30, I, do EOAB. 
Ética da Advocacia
Independência técnica:
Atuam com independência técnica e observância dos princípios constitucionais da Administração Pública - Art. 5º, Prov. 114.
Art. 9º e 10, RGOAB:
“Os integrantes da advocacia pública são elegíveis e podem integrar qualquer órgão da OAB”.
“Sujeitam-se ao regime do EOAB, RGOAB, CED, inclusive quanto às sanções disciplinares”.
Ética da Advocacia
CÓDIGO DE ÉTICA (Novidade)
CAPÍTULO II - DA ADVOCACIA PÚBLICA
Art. 8º As disposições deste Código obrigam igualmente os órgãos de advocacia pública, e advogados públicos, incluindo aqueles que ocupem posição de chefia e direção jurídica.
§ 1º O advogado público exercerá suas funções com independência técnica, contribuindo para a solução ou redução de litigiosidade, sempre que possível.
Ética da Advocacia
CÓDIGO DE ÉTICA (Novidade)
CAPÍTULO II - DA ADVOCACIA PÚBLICA
Art. 8º (...) 
§ 2º O advogado público, inclusive o que exerce cargo de chefia ou direção jurídica, observará nas relações com os colegas, autoridades, servidores e o público em geral, o dever de urbanidade, tratando a todos com respeito e consideração, ao mesmo tempo em que preservará suas prerrogativas e o direito de receber igual tratamento das pessoas com as quais se relacione.
Ética da Advocacia
Dos Advogados Estrangeiros: Prov. 91/2000 e Prov. 129/2008
O estrangeiro profissional em direito, exceto de nacionalidade portuguesa, regularmente admitido em seu país a exercer a advocacia, somente poderá prestar tais serviços no Brasil após autorizado pela Ordem dos Advogados do Brasil na qualidade de consultor em direito estrangeiro do seu pais de origem  (art. 1º do Prov. 91).
Ética da Advocacia
Art. 1º.  § 2º do prov. 91. As sociedades de consultores e os consultores em direito estrangeiro não poderão aceitar procuração, ainda quando restrita ao poder de substabelecer a outro advogado.
Advogado ou Sociedade de advogados estrangeira = consultoria
Ética da Advocacia
Provimento 129 – Advogado português
O advogado de nacionalidade portuguesa, em situação regular na Ordem dos Advogados Portugueses, pode inscrever-se no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil ( art. 1º do prov. 129).
Seguem a regra do EOAB e firmam o mesmo compromisso perante o Conselho competente.
Referências:
BRASIL. Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. Lei 8.906, de 4 de julho de 1994. Coleção Saraiva de Legislação. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
​
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Código de Ética e Disciplina da OAB. 2015.
​
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. 13 de fevereiro de 1995. Coleção Saraiva de Legislação. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
​
Clara Maria Cavalcante Brum de Oliveira
Possui graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1990), graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora assistente da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, filosofia da ciência, filosofia, filosofia política e filosofia do direito. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2000062113086870
Como é ser um Filósofo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais