Buscar

AD1 Ciência e Educação 1 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite: 
15/08/2017
 
QUESTÕES
Diferencie os seguintes termos: Técnica e Tecnologia. Cite um exemplo de técnica e outro exemplo de tecnologia.�
Técnicas são passos que tem o objetivo de obter certo resultado. Ela é praticamente os conhecimentos de habilidades. Ex: tocar um violão, expor uma idéia, plantar trigo...
Tecnologia é a tudo que envolve o conhecimento técnico e cientifico, ou seja, objetos, máquinas e materiais criados a partir dos conhecimentos de alguém. 
A tecnologia nada mais é do que a união da ciência com a engenharia , pois um tema completa o outro. Ex: satélites artificiais, medicamentos, equipamentos utilizados na realização de exames médicos, aviões... 
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) 
O Ar é um importante Elemento da Natureza e dentre as suas utilidades temos:
( V ) Matéria prima industrial 
( V ) Navegação aérea 
( F ) Produção de energia solar
Discuta a importância da Cadeia Alimentar para a sobrevivência de espécies animais e vegetais. 
Os vegetais é a primeira peça da cadeia, que se utilizam da luz solar, na fotossíntese, para gerar energia. São os primeiros a receber a energia do sol, únicos fonte externa de energia em nosso planeta e a transformá-la, recebendo o nome de produtores. Em sequência, a cadeia alimentar é formada pelos consumidores, ou seja, seres vivos que, incapazes de produzir o próprio alimento, adquirem este através da caça de outros seres vivos.
       As espécies que dividem o mesmo ambiente estão interligadas, razão que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumulam para realizar as suas funções vitais.
     Parte dessa energia que chega a um ser vivo é consumida em suas práticas de sobrevivência, no crescimento e na reprodução. Portanto, para o nível seguinte da cadeia alimentar passará sempre menos energia do que entrou. É por isso que os carnívoros superiores, que ocupam posições terminais nas cadeias alimentares, estão sempre em risco de extinção, já que para eles sobra sempre uma parcela pequena de energia disponível.
     Conclui-se assim, que o equilíbrio do ecossistema está diretamente ligado a realização de todas estas etapas. Se por algum motivo alguma destas espécies venha a ser extinta, as outras não resistirão, uma vez que todas dependem uma das outras para sobreviver.
A Conferência de Clima da Onu (COP-21) de Paris / França 2015 alcançou um acordo histórico ratificado por 195 países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre a implementação de medidas econômicas para limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5 °c através da redução de emissões de carbono. O Presidente Donald Trump dos Estados Unidos decidiu abandonar o Acordo de Clima de Paris em 2017. Pesquise na internet os prejuízos que está decisão poderá trazer ao futuro do Planeta Terra. Citar as fontes bibliográficas. 
Mesmo os Estados Unido sendo o segundo maior emissor global de gases de efeito estufa, Trump sempre mostrou resistência em relação ao Acordo de Paris. Em diversas ocasiões negou que o aumento das temperaturas se deva à mão do homem. Chegou mesmo a zombar disso. “Admito que a mudança climática esteja causando alguns problemas: ela nos faz gastar bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias que não precisamos”, escreveu em América Debilitada, seu livro programático.
A saída do Acordo de Paris representa a vitória do Trump mais retrógrado e de seus assessores mais radicais, que forjaram a doutrina do patriotismo econômico. 
Nessa virada, o longo prazo e os objetivos estratégicos saíram prejudicados. Os Estados Unidos retrocedem em sua capacidade de liderança e deixam um espaço privilegiado que a China, o maior emissor global, já disse que quer ocupar.
A  decisão de Trump pode ter sérias consequências para o cumprimento das obrigações previstas pelo tratado por parte de outros países e, mais em geral, sobre a condição climática do planeta, considerando que o aquecimento global é um fenômeno que já está ocorrendo e que todos os anos perdidos na luta contra esse fenômeno aumentam o risco de provocar efeitos irreversíveis sobre o clima.
A preocupação em nível global com a saída dos Estados Unidos é o efeito de emulação: outros países poderiam ser influenciados a reduzir ou atenuar seus compromissos internacionais sobre a questão climática ou até abandonar completamente o acordo.
A decisão de se retirar do acordo poderia sinalizar a intenção de Trump de cortar outras leis que limitam a produção de gases poluentes nos EUA assinadas pelo seu antecessor Obama. Entretanto, a saída dos EUA do Acordo de Paris não seria imediata. O processo poderá demorar até três anos, assim como estabelecido no próprio acordo, com diversas batalhas jurídicas e diplomáticas muito intensas, além do grave desgaste de imagem internacional dos Estados Unidos.
Fontes bibliográficas. 
http://g1.globo.com/natureza/noticia/trump-anuncia-saida-dos-eua-do-acordo-de-paris-sobre-mudancas-climaticas.ghtml
https://www.publico.pt/2017/05/31/mundo/noticia/trump-decide-sair-do-acordo-de-paris-1774074
Valor das Questões:
Questão 02 = 1,0 ponto
Questão 01 = 2,0 pontos
Questões 03 e 04 = 3,5 pontos cada questão
�

Outros materiais