Buscar

ATIVIDADE 5 E 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 Curso: PEDAGOGIA - 1º SEMESTRE
Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
 
Atividade referente às aulas 5 e 6 Enviar no Portfólio 6
01. “Os recursos técnicos de comunicação têm protagonizado um avanço espetacular. Os meios de aprendizagem baseados em material impresso, áudio, vídeo e a emissão das mensagens educativas em suas distintas variantes (correio, telefone, rádio, televisão, videoconferência, internet, etc.) eliminam ou reduzem substancialmente os obstáculos de caráter geográfico, econômico, profissional, familiar ou similar, para que o estudante possa ascender aos níveis escolares mais altos.” (GARCIA ARETIO, Lorenzo: Ariel, 2001. Coleción Ariel Educación.)
Sobre a utilização desses meios técnicos e da tecnologia na Educação a Distância, é correto afirmar que: (0,75)
A) o uso integrado de recursos básicos e complementares substitui totalmente o professor e/ou tutor.
B) assim como no ensino presencial, os meios técnicos na EaD podem ser substituídos totalmente pela atuação de professores sem prejuízos para o processo de aprendizagem. 
C) apesar de a tecnologia ser importante ela, por si só, não promove a aprendizagem e requer do professor o planejamento de suas atividades com vistas ao fim que se pretende atingir.
D) a eficácia de um programa ou curso de EaD depende exclusivamente de uma boa tecnologia.
Alternativa correta letra C.
02. Um bom material didático para EaD utilizando mídias eletrônicas deve ser concebido considerando, sobretudo, alguns princípios que, segundo Filatro (2010, p.74), “diz respeito à apresentação da informação e leva em conta aspectos não verbais, como imagens, vídeos, animações, sons de fundo e verbais, incluindo as palavras escritas e faladas.” Levar em conta esses princípios no momento de produção do material significa estabelecer parâmetros didáticos coerentes com os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar. (FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.) No quadro abaixo, apresentam-se alguns desses princípios. 
Relacione o princípio da primeira coluna à sua definição na segunda coluna: e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta: (0,75)
A)Mural B)Wiki C)Chat D) Fórum
B) WIKI são importantes para a aprendizagem, essa ferramenta permite a construção coletiva de textos.
A) MURAL tem sua utilização para a postagem de comunicados a serem vistos por todos, fica postado na plataforma de aprendizagem de acordo com o período previamente determinado.
D) FÓRUM é uma ferramenta assíncrona que possibilita o gerenciamento do tempo pelo aluno que poderá manifestar-se sobre o tema de acordo com a disponibilidade dele.
C) CHAT é uma ferramenta síncrona que permite a discussão e o esclarecimento de dúvidas, essa atividade é muito utilizada, pois permite a interação com o professor que pode aprofundar o debate.
Assinale  a alternativa que apresenta a correlação correta:
A) B – A– C – D. 
B) A – C – D - B. 
C) A – B – C – D. 
D) B – A – D – C.
Alternativa correta letra D.
03. A utilização de diversos meios tecnológicos aplicados ao ensino é historicamente construída, ou seja, pode-se identificar que de acordo com o momento vivenciado pela humanidade, há incorporação de vários instrumentos tecnológicos em consonância com o grau de desenvolvimento existente. Explique as três gerações na evolução histórica da EaD. (mínimo 4 linhas) (1,0)
A primeira geração tecnológica em EaD, que vai de 1850 a 1960 utilizou prioritariamente o material impresso, o rádio e a televisão. Nesse período, os correios cumpriam importante função no que tange a interação entre alunos e professores que, alias, era muito baixa.
A segunda geração, que vai de 1960 a 1985, pautou-se pela utilização videocassete e o televisor, também se caracterizava pela baixa interação.
A terceira geração, de 1985 a 1995 incorporou o uso do computador, da internet e da videoconferência bidirecional, marcando um avanço significativo no âmbito das interações, pois passou a utilizar CD-RUM, multimídias e correio eletrônico.
Bom trabalho!

Outros materiais