Buscar

A PESQUISA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A PESQUISA
Alexsandra Machado
*
	Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.
*
	A pesquisa constitui-se em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e não reproduzir, simplesmente, o que já se sabe sobre um dado objeto em um determinado campo científico. 
*
CONHECIMENTO E CIÊNCIA
Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. 
A construção do conhecimento fundado sobre o uso crítico da razão, vinculado a princípios éticos e a raízes sociais é tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim. 
*
Através dos tempos, vários foram os principais modos de conhecer o mundo e suas formas de abordagens para se chegar ao conhecimento verdadeiro. Tais abordagens permanecem coexistindo nos dias de hoje. Veja a síntese no quadro a seguir:
 
*
*
TIPOS DE CONHECIMENTOS
Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões. 
*
DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO:
TEOLÓGICO
FILOSÓFICO
EMPÍRICO
CIENTÍFICO
*
A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO
Surge com a Filosofia
Na Idade Média sofre um grande abalo
Reformulação com o Renascimento 
Iluminismo
Método científico
*
OS TIPOS DE PESQUISA
Quanto à abordagem do problema, a metodologia da pesquisa pode ser:
Quantitativa: método de pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.
Qualitativa: é uma pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.
*
Sob este enfoque, podemos trazer 
aqui a definição de Pedro Demo, para quem "pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Deve-se observar que a realidade a que se refere Demo é a realidade social.
*
	Quanto às operações intelectuais envolvidas no processo de investigação, evocamos a definição de Delcio Salomon, que traduz muito bem o que é uma pesquisa e o que nela está envolvido: "Trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um problema, para o qual se procura a solução adequada de natureza científica" (SALOMON, 2001, p. 152). 
*
Pesquisa é, portanto, a investigação de um problema (teórico ou empírico) realizada a partir de uma metodologia (que envolve tanto formas de abordagem do problema quanto os procedimentos de coleta de dados), cujos resultados devem ser válidos, embora a provisoriedade seja uma característica do conhecimento científico. 
*
Uma vez definida a pesquisa, precisamos indagar sobre quais as razões de sua realização. Seguindo Richardson, os cientistas sociais pesquisam para:
 a) resolver problemas sociais; 
 b)formular novas teorias e criar novos conhecimentos; 
 c) testar teorias existentes em um campo científico (RICHARDSON, 1989, p. 16-17). 
*
O pesquisador das duas áreas não pode perder o foco, ainda, naquilo que deve motivar toda pesquisa: a melhoria das condições de vida do homem ou, como escreve Matias-Pereira, o "desenvolvimento social". 
*
Critérios para delimitação do tema
	Não raro o assunto de pesquisa é confundido com o tema. O primeiro é mais abrangente, comportando diversas possibilidades de recorte, enquanto que o segundo consiste naquilo que o pesquisador pretende abordar com parâmetros precisos em sua pesquisa.
	Diversos estudantes ou pesquisadores podem abordar um mesmo assunto, o que não significa que todos tratarão do mesmo tema. Podemos dizer que o tema é o assunto delimitado.
*
	Depois de escolhido o assunto de pesquisa é preciso ainda afunilá-lo, circunscrevê-lo. 
Para ajudar nesta etapa, podemos estabelecer alguns critérios para a delimitação do tema. 
*
	Não podemos investigar todos os itens a repeito de um determinado tema, mas sim aprofundarmos a nossa reflexão em um assunto específico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais