Buscar

Av Sustentabilidade 30.05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CCE0487_AV_201102225991 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201102225991 - CAROLINE ALENCAR DE MAGALHÃES DOS SANTOS 
	Professor:
	LUIZ ANTONIO LEITAO
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 5,4        Nota de Partic.: 1,5        Data: 30/05/2014 16:24:55 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102499123)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Vemos que há diversas formas de interpretar o conceito de desenvolvimento sustentável, mas todas têm as mesmas características e devem derivar para um consenso quanto ao conceito básico e quanto às estratégias necessárias para sua consecução. De acordo com Ignacy Sachs, a adjetivação deveria ser desdobrada em socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente sustentado pelo tempo. Dessa forma, destaca-se que:
		
	
Resposta: Não podemos reduzir este conceito a apenas preservacionismo, devemos nos ater também a produção eco
	
Gabarito: O conceito de desenvolvimento sustentável não é único, mas converge para um consenso. Sua essência é cada vez mais difundida e assimilada pelas organizações, o que possibilita um direcionamento em suas atitudes e na definição de suas estratégias (Hernandez, 2009). ; 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102480189)
	Pontos: 0,4  / 1,5 
	O Programa Nacional de Educação Ambiental /ProNEA, lançado em 1994 e revisto em 2004, esboça uma nova perspectiva de compreensão do processo pedagógico, articulando mudanças na percepção e no entendimento da Educação, com o propósito de, suscitar novos comportamentos e valores sustentáveis na sala de aula. Nesse documento, reconhece-se a posição de destaque da educação como instrumento fundamental para a construção de uma sociedade sustentável e que possui dupla função: 
		
	
Resposta: Deve-se pensar sempre em relação a educação, já que a atividade de cuidado e preservação vem, em primeiro plano, das pessoas em si, em um pequeno universo de mudança de hábitos e costumes para depois, em conjunto com essas pequenas mudanças, uma grande cadeia se desenvolverá mas, sempre a partir da primeira célula que são as pessoas, individualmente. Por isso a necessidade de haver, em todos os níveis e instituições educacionais, uma prática voltada para a Educação Ambiental, visando assim, a médio e longo prazo, um uso mais racional e sustentável do capital natural de nosso planeta. Em contrapartida, não se pode deixar de lado as iniciativas políticas no campo da gestão ambiental, para que todas as esferas, sejam individuais ou/e governamentais, se voltem ao mesmo objetivo: o desenvolvimento sustentável.
	
Gabarito: A) Propiciar os processos de mudanças culturais no sentido da instauração de uma ética ecológica. B) Mudanças sociais em direção ao empoderamento dos indivíduos, grupos e sociedades que se encontram em condições de vulnerabilidade face aos desafios da contemporaneidade. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102350510)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do __________, em 1968, na Itália, formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	Passivo Ambiental
	
	Clube do Petróleo
	
	Desenvolvimento Sustentável
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	Clube de Roma
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102489527)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Podemos afirmar que o desenvolvimento socialmente sustentável está centrado nas: 
		
	
	pessoas
	
	produções
	
	lideranças
	
	cidades
	
	industrias
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102500456)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Falando em população, não podemos deixar de entrar no contexto político. A palavra política, derivada do grego polis (cidade), tem sido empregada ao longo do tempo para designar o conjunto de atividades exercidas sobre a vida coletiva, assim como as reflexões sobre essas atividades e a instituição encarregada de sua implementação, o Estado. Atos políticos podem ser definidos como aqueles que dizem respeito à regulação de determinadas ações, que proíbem ou permitem à totalidade dos membros de um grupo, ou parte deles, uma determinada forma de ser. A palavra política, assim, designa:
		
	
	Na sua execução, a preocupação com a sua efetivação, quando surgem diretamente estratégias públicas.
	
	Como precursoras da ação, determinam as atitudes, as normas subjetivas e o autocontrole.
	
	As suposições básicas formam um conjunto de modos que se supõem corretos de fazer as Coisas
	
	Contribuir para a formação de competências que possibilitem a intervenção crítica e responsável no ambiente em que vivem, tomando consciência do panorama de um futuro de mudanças incertas.
	
	Não somente atos relacionados à conquista e à manutenção do poder, mas também uma série de atividades inerentes à vida coletiva (Zioni, 2008).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102351557)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual foi o evento, em Paris, que deu continuidade ao tema da cooperação internacional em pesquisas científicas sobre o meio ambiente, que havia sido inicialmente abordado, em 1949, na Conferência Científica das Nações Unidas sobre a Conservação e Utilização de Recursos?
		
	
	Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera
	
	Comissão de Bruntland
	
	Rio -92
	
	Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano
	
	Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102486733)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A sociedade humana, empurrada por padrões de consumo insustentáveis, impostos por modelos de desenvolvimento insanos, completados por um mórbido e renitente crescimento populacional, tornou-se mais injusta, desigual e insensível de poucas décadas para cá. Agora experimenta um profundo colapso de ética e de valores humanísticos, verificável em suas atitudes diárias, permitindo o crescimento da corrupção, a corrosão da democracia e o alargamento do fosso entre ricos e pobres (Dias, 2004). Vamos acrescentar a essa fala de Genebaldo Freire Dias todas as alterações ambientais globais, induzidas por dimensões humanas. Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a essas alterações induzidas pelo homem? 
		
	
	perda da biodiversidade
	
	poluição das águas 
	
	Erupções Vulcânicas que desmatam áreas e aumentam a temperatura local 
	
	poluição atmosférica
	
	poluição dos solos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102489091)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo ¿a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana¿. Alguns dos princípios que deverão ser atendidos de acordo com o artigo 2º da Lei 6938/81 são: I - Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar II - Acompanhamento da qualidade ambiental III - Recuperação de áreas degradadas IV - Educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. Estão CORRETOS os princípios: 
		
	
	I, II
	
	I, II, III
	
	II, III, IV
	
	II, III
	
	I, II, III,IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102498517)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No setor econômico nota-se ainda cautela no sentido de adotar formas de produção sustentáveis, mas muitas empresas e setores já se posicionaram progressivamente nesse sentido.Portanto, acontecem condicionantes significativos de competitividade. Assim sendo, não maisignoram o fato de que padrões de sustentabilidade irão afetar mais e mais:
		
	
	Padrões de Competitividade da sociedade.
	
	Padrões de Investimento da sociedade.
	
	Padrões de Pobreza da sociedade.
	
	Padrões de Consumo da sociedade.
	
	Padrões de Riqueza da sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102351964)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quando falamos em política pública, que representa a organização da ação do Estado para a solução de um problema ou atendimento de uma demanda específica da sociedade, sabemos que existem 3 modalidades:
		
	
	intervenção direta, por regulamentação, ou contratualismo 
	
	intervenção direta, mão-de-obra, intervencionismo 
	
	acompanhamento, fiscalização e penalidade 
	
	contratação, fiscalização e remediação 
	
	intervenção indireta, planejamento e fiscalização 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais