A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVS FUND. CIENCIAS SOCIAIS MAGNA

Pré-visualização | Página 2 de 2

o conforto na vida após à morte.
	 
	uma religião voltada aos luxos e riquezas materiais conquistados através da oração, para assim conquistar conforto material como uma bênção.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402312649)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na aula 03 (A análise Antropológica da Cultura) de Fundamentos das Ciências Sociais, na página 05, afirma-se: "Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes da suas." A esta multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de:
		
	
	Identidade cultural
	 
	Cultura
	
	Relativismo cultural
	 
	Diversidade Cultural
	
	Etnocentrismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402307270)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Algumas pessoas percebem a realidade da globalização como uma diminuição de distâncias entre os mundos e consequente aproximação das pessoas. Nem todos, porém, têm acesso às redes ou são educados para utilizá-la de modo produtivo (acessando informação e conhecimento). Sobre este aspecto, é correto afirmar:
		
	 
	A globalização é um aspecto desigual que tem a sua própria geometria de poder;
	 
	A globalização beneficia a todos, oportunizando os mesmos acessos e possibilidades;
	
	A globalização não é um aspecto discutido na realidade das ciências sociais;
	
	A globalização traz como grande propósito a conscientização política das pessoas.
	
	A globalização educa a todos os que têm acesso às mídias virtuais com raciocínio crítico;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402142569)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema:
		
	 
	Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
	
	Negação do Estado como entidade organizadora e responsável pela harmonia coletiva baseada na hierarquia social.
	
	Concepção que idealiza a superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.
	
	Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas e implantar o igualitarismo social..
	
	Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios da classe dominante.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402089331)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Pigmeus Devorados - No papel, a guerra civil que durante os últimos anos devastou o Congo já acabou. Um acordo de paz foi assinado em dezembro. Na prática, os horrores de um conflito quase esquecido pelo mundo, travado nas matas fechadas do coração da áfrica, ainda continuam vindo à tona. Foram 3 milhões de mortos e outros 2 milhões de refugiados, segundo o cálculo de organismos internacionais. Saques, execuções sumárias, massacres de vilas inteiras, limpeza étnica de tribos inimigas, amputações de braços e pernas, estupros e até casos de escalpamento foram documentados por instituições humanitárias. Na semana passada, porém, uma extinta prática foi reabilitada: o canibalismo. Isto nos leva de volta à barbárie! Afirmou um dos integrantes de uma comitiva da ONU. (...) O canibalismo, neste caso, ressurge como arma no conflito mais cruento da África" (Veja, 15 de janeiro de 2005) 1- Qual seria, para Durkheim, o objeto de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor. 2- Na concepção durkheimiana da análise do fato social normal, patológico e anômico, qual se aplicaria ao caso concreto supracitado. Justifique.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: 1. Proposta sugestiva de resposta: Guerra como fato social. 2. Proposta sugestiva de resposta: Anomia. Ausência de normas. Durkheim não concebe o conflito como fato ordinário na vida social, tais fatos quando ocorrem desvelam situações quem são extraordinárias. A guerra é um exemplo típico de anomia.