Buscar

AD1 Teoria da Motivação na Gestão Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Psicologia Organizacional
Administração Pública – 2017.1
Pólo: 	AD1
Aluno: 
Matrícula:
Teoria Da Motivação Na Gestão Pública
Página 1 de 4
Fonte: Imagem Teoria de hierarquia das necessidades – Maslow http://www.pt-wikipedia.org 2- Fonte: imagem teoria dois fatores Herzberg http://www.tti-ieel.blogspot.com 3- fonte: imagem McClellan http://www.blogsfera.worldpress.com 4- Fonte: Imagem de teoria de mihaly; http://www.profmarins.blogspot 5- Fonte: Conteúdo e citações: Psicologia Organizacional Autora: Denise de Camargo (Pags 44 a 59)
D
entro das teorias de motivação, encontramos diversos pontos que se destacam, por este motivo, ressaltarei objetivamente cada um deles propostos neste trabalho.
1.1 - Hierarquia das Necessidades – Maslow.
Figura 1 – Pirâmide de Maslow
Para Maslow, uma necessidade só aparece, quando uma outra for suprida, e obedece o modelo de hierarquia militar.
1.2 - X e Y – McGregor
Para McGregor, Existem dois grupos: onde X representam os apáticos e o Y representam os motivados. Os pontos observados no estudo relatam a personalidade do indivíduo e a segregação dos grupos.
1.3 - Dois Fatores – Herzberg
Para Herzberg, existem dois fatores que analisados, podem indicar: no primeiro o nível de satisfação ou insatisfação, já nos fatores higiênicos, apenas evitam a insatisfação. São bem distintos, os higiênicos extrínsecos, que compreendem entre outas coisas o salário, benefícios, tipo de chefia... e, os fatores motivacionais intrínsecos, que compreendem cargos, natureza das tarefas entre outros. Apenas fatores motivacionais podem levar ao indivíduo a uma satisfação completa. Para facilitar a compreensão observe o quadro abaixo:
Figura 2 - Teoria dos dois fatores
1.4 - Teoria das Necessidades – McClelland
Para McClelland, as necessidades apresentadas podem ser adquiridas através do ambiente e/ou da criação. Também conhecido com RAP. 
3- Figura 3 – Teoria de Mcclellan
Um ponto de destaque nesta teoria é de que o pesquisador identificou que diferentes indivíduos têm diversos níveis de cada necessidade, porém nunca a inexistência de qualquer delas;
1.5 - Fluxo – Mihaly
4- Figura 4 – Teoria de mihaly
O fluxo refere-se a equalização das habilidades com os desafios, se a balança pender para habilidades, pode causar tédio, quando este pende para os desafios, leva a ansiedade, prejudicando o desempenho e a satisfação. È fundamental para o despertar do potencial interior criativo latente em cada indivíduo. Capacitar o trabalhador se torna uma ponte para que a teoria se desenvolva de acordo com a métrica proposta.
1.6 - Características e Funções – Hackmam e Oldham
A satisfação é determinada por estados psicológicos, sendo eles: Variedade, identidade, significado, autonomia e feedback.
Identificação que pessoas com maior necessidade de crescimento respondem melhor sobre as características apresentadas.
O contexto em que a função está inserida, também reflete no sucesso deste modelo.
1.7 - Sócio Histórica – Boró
Considera que o social está constituído pelo mundo de regras e significações que as pessoas estruturam através das relações com outras pessoas significativas do seu grupo.
Reprodução dos modelos
Após a elaboração deste breve histórico das teorias, podemos desenvolver um pequeno exercício. Iniciaremos com um setor público voltado à segurança, onde temos hierarquia como base de seu modelo, neste modelo podemos automaticamente ligar a teoria de Maslow; Entretanto, se observarmos que se um servidor estiver com um histórico exemplar para que possa ser promovido, e esta promoção está ligada diretamente a poder sobre os demais servidores, percebemos a presença da teoria motivacional de McClellan, onde o ambiente o motiva a exercer atos de bravura que lhe garantirão as promoções hierárquicas, por outro lado, exercitaremos a observação sobre um batalhão da polícia militar, onde existe um sub grupo ligado ao setor burocrático deste regimento, onde encontraremos profissionais com perfil X, apáticos em seus postos, bem como profissionais altamente motivados realizando estatística de tudo que se passa em seu zoneamento, de alto rendimento, publicando seus resultados, seus perfis estão presentes na características Y, uma observação sobre a presença da teoria de McGregor, estes policiais podem estar sofrendo alterações ligadas as funções desempenhadas, não necessariamente imprimindo o significado contextualizado dentro dos significados exibidos para X e Y, reavaliando conceitos enxergamos a teoria dos dois fatores, onde os fatores diretamente ligados as funções e ambiente incidem no aspecto motivacional do servidor, bastando para isso, cruzar os dados nos quadros acima ilustrados.
Diante desta demonstração acima podemos observar curiosamente que um mesmo setor exerce uma posição de interposição sobre diversas teorias, em alguns casos redundantes, em outros casos complementares. Curioso é perceber que existe a influência direta dos fatores motivacionais, pois não há casos onde deixem de se aplicar ao menos um modelo a ser aplicado, vale salientar que embora as teorias descritas acima fossem elaboradas para empresas provadas ou setores industriais, sua aplicabilidade é universal, contemplando o serviço público em sua totalidade, 
Podemos traçar uma linha direta onde cada órgão público se encaixe para percebermos a presença de tais teorias. 
Se elaborarmos o mesmo conceito sobre um órgão de serviço ligados a Saúde, por exemplo, e pensarmos numa linha teórica para enquadrá-lo em questionamentos, o que leva um órgão completamente burocratizado, continuar apresentando resultados contundentes, mesmo com fatores ambientais desfavoráveis? 
-Talvez nos deparemos com a teoria de fluxo de Mihaly. Mas quais tipos de questionamentos poderíamos utilizar? Vejamos: Um setor onde a remuneração é única, com alta demanda pelos serviços oferecidos, livre de uma hierarquia aparente, com ambiente não adequado e infraestrutura carente e deficitária, onde recursos são escassos e os desafios constantes! Observe que temos os servidores exercendo funções indistintas, agora nomearemos as funções e falaremos de profissionais da área médica, ou seja, corpo clínico e enfermagem. Podemos elencar as profissões dotadas de auto realização? Invertendo e voltando ao caso dos policiais militares, podemos motivá-los quando encontramos profissionais com níveis de stress alto, mas não podemos recompensá-los financeiramente? Certamente, a gestão de pessoas conhecedoras das vertentes das teorias motivacionais, poderão utilizá-las para gerar resultados, migrando indivíduos inseridos em ambientes com grande esgotamento emocional e psíquico, para setores onde estarão estabelecendo maior sentimento de segurança. Deste modo fazendo com que o servidor volte a produzir resultados positivos em suas tarefas. Podemos ainda utilizar, através de metas, a política de promoção lateral, destacando-o a um cargo com maiores exigências, afim de motivá-lo.
As aplicabilidades das teorias são infinitas, mas precisam ser adequadas a cada realidade, 
O gestor de pessoas deve procurar equalizar cada teoria a sua realidade, procurando antes fazer uma leitura sobre cada indivíduo, elaborar uma entrevista individual, antes de realizar a leitura das insatisfações, isso é primordial para aplicar devidamente as teorias propostas, principalmente tratando-se de setor público.
Cabe ao gestor ter a sensibilidade, e conhecimento necessário para realizar uma leitura de satisfação atual, realizar se for o caso as devidas alterações e após aplicar as teorias de acordo com suas metas e objetivos.
Sem dúvida, são funcionais e reveladoras, mas não são menos desafiantes para quem as aplica.

Outros materiais