Buscar

APRESENTAÇÃO Situação de Aprendizagem nº 2 Comunicação Oral e Escrita

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Curso Técnico em Segurança 
do Trabalho: modalidade EAD
Disciplina: Comunicação Oral e Escrita
Aluna: Mariana Teixeira Viégas Miranda
Turma:2017116
*
*
PROBLEMA NA COMUNICAÇÃO ESCRITA
Erros do bilhete:
Cede – Sede
Empreza – Empresa
As 10h – às 10 horas
Servisso – Serviço
Tenque – Tem que
Mácimo – Máximo
Minuto – Minutos
Sejam rápido – Sejam rápidos (plural não empregado corretamente)
Transcrição do um bilhete de forma correta:
Prezados, bom dia. Solicito a entregar da carga, lote 437, na sede da empresa Papirotec S.A., até às 10 horas da manhã do dia 16/09/2017. Esse serviço tem que ser feito de forma segura e eficiente. Avaliem o local da entrega, bem como todos os equipamentos a serem utilizados para os mesmo.
Atenciosamente, 
Pietro. 
*
*
DESCRIÇÃO DO ACIDENTE
No dia 16/09/2017 por volta das 8 horas da manhã os entregadores Marcos, Júlio e Cristiano, funcionários da empresa, se encaminharam para o local do acidente, com o objetivo de entregar mercadoria, lote 437, na empresa PapirotecS.A.. Os mesmos decidiram em conjunto, utilizar caminhão Munk para transportar carga até o local da entrega, içar carga até o telhado e posteriormente levar para o 3º andar do prédio de forma manual. Acharam que dessa forma cumpririam o prazo de 30 minutos exigido através do bilhete passado pelo Sr. Pietro. 
Não foram analisados por eles os procedimentos de segurança como peso da carga, forma de transporte adequada, situação do cabo, do guindaste e quais riscos o local poderia oferecer. Ao içar a mercadoria a mesma despencou de 6 metros de altura, tendo danificado um automóvel estacionado dentrodo raio de segurança operacional, não ocasionando nenhuma vítima.
*
*
ILUSTRAÇÕES
*
*
SAÚDE DE MARCOS 
Por medo de represaria o funcionário Marcos, evadiu o local do acidente, não comparecendo ao trabalho nos dias subsequentes ao episódio, em decorrência de problemas de saúde. Por não termos mais informações do estado do colaborador se fez necessário a visita do mesmo. Nela foi possível constatar que o Marcos esta sem nenhum tipo de lesão física, porém apresenta abalo emocional, não tendo dormido bem e sem se alimentar direito. Estando ele se sentindo culpado pela decisão que ele se seus colegas de trabalho tomaram ao efetuar a entrega da mercadoria. Ele deixou claro que não queria voltar a trabalhar, pois temia ter que pagar as despesas com as avarias da carga, do carro e ser demitido por justa causa.
*
*
RELATÓRIO TÉCNICO
Possíveis Causas: 
Ordem de serviço com instruções falhas;
Verificação do material necessário de içamento da carga;
Falta de isolamento do local operacional;
Falta de treinamento da equipe, quanto aos procedimentos operacionais que devem ser adotados;
 
Relação com o Cliente: 
Será enviado para o cliente um pedido de desculpas formal e negociado com um novo prazo para a entrega da carga ou estorno do valor do serviço não prestado. Tentando minimizar os custos com a não entrega do material. 
Filosofia da Empresa:
Seguir os padrões de segurança adotados pelos órgãos pertinentes e sempre atualizar a força de trabalho para que todos estejam capacitados para realizar quaisquer operações e serviços prestados. 
Funcionário envolvidos no acidente:
Os mesmos serão acompanhados por profissionais da área médica tantos para cuidados psicológicos e possíveis problemas físicos em decorrência do acidente. Todos iram passar por uma reciclagem em relação aos procedimentos operacionais e de segurança, devendo então posteriormente estarem preparados para voltar aos seus postos de trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais