Buscar

Ciencias na educação 1 CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite: 
15/08/2017
QUESTÕES
Diferencie os seguintes termos: Técnica e Tecnologia. Cite um exemplo de técnica e outro exemplo de tecnologia.
Resposta – 
Técnica é entendida como um conjunto de procedimentos, que possibilita a ciência ser mais precisa, ela também permite o homem dominar a natureza e torna-la adaptada a ele, inventando utensílios ou inovando . Exemplo, a construção de casa, barragens, estradas entre outros.
Tecnologia é a evolução das técnicas, que é desenvolvido a partir de um determinado conhecimento científico. Exemplo microscópio, luneta, computador, radioterapia, entre outros. 
�
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) 
O Ar é um importante Elemento da Natureza e dentre as suas utilidades temos:
( V ) Matéria prima industrial 
( V ) Navegação aérea 
( F ) Produção de energia solar
Discuta a importância da Cadeia Alimentar para a sobrevivência de espécies animais e vegetais. 
Resposta – Ao estudarmos cadeia alimentar, a primeira imagem que vem em minha cabeça é a cena do desenho animado O Rei Leão, onde Mufasa (o rei e pai de Simba) ensina a Simba (Futuro rei) o equilíbrio do ecossistema, onde naquele caso, os leões comem os antílopes, que por sua vez comem o capim, e que quando leões e antílopes morrem viram adubo para o capim. Por isso Entendo que a natureza é regida por leis de “trocas”, ou seja, todos estamos interligados, onde um oferta ao outro condições de sobrevivência, sendo vítima ou predador. E não posso finalizar sem mencionar a música inicial do filme intitulada ciclo sem fim, que traz uma profunda reflexão sobre o nascer e o morrer. 
A Conferência de Clima da ONU (COP-21) de Paris / França 2015 alcançou um acordo histórico ratificado por 195 países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre a implementação de medidas econômicas para limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5 °c através da redução de emissões de carbono. O Presidente Donald Trump dos Estados Unidos decidiu abandonar o Acordo de Clima de Paris em 2017. Pesquise na internet os prejuízos que está decisão poderá trazer ao futuro do Planeta Terra. Citar as fontes bibliográficas. 
Resposta – O acordo, firmado por 195 países na Conferência de Clima da ONU, estabelece diretrizes para as produções advindas da indústria, onde os países assinaram um documento se comprometendo em diminuir a emissão de vários gases que provocam o efeito estufa em nosso planeta. Porém, com a saída da maior potencia mundial, vários problemas surgirão decorrentes dessa decisão.
De acordo com a reportagem, estudos apontam que com o êxodo dos EUA, serão acrescidos 3 bilhões de tonelada de dióxido de carbono por ano em nossa atmosfera, elevando assim, um aumento da temperatura de nosso planeta entre 0.1° e 0.3º até o findar desse século.
Não existe uma coesão na impressa americana, alguns apoiam a decisão do presidente e outros rebatem. Porém não devemos nos esquecer que todos estamos nesse planeta e que o efeito de nossas decisões recai sobre todos, por isso é necessário que os países se posicionem e entendam que o planeta pode vir a sofrer perdas irreversíveis 
 
Fonte
http://g1.globo.com/natureza/noticia/trump-anuncia-saida-dos-eua-do-acordo-de-paris-sobre-mudancas-climaticas.ghtml 
Valor das Questões:
Questão 02 = 1,0 ponto
Questão 01 = 2,0 pontos
Questões 03 e 04 = 3,5 pontos cada questão
�

Outros materiais