Buscar

PT de grupo 6º semestre

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 APRENDER E ENSINAR: DUAS FACES DA EDUCAÇÃO....................................4
2.1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA.........................................................................................5
103 CONCLUSÃO	�
11REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
As Sequências Didáticas são planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, e organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar, envolvem atividades de aprendizagem e avaliação, permitindo, assim, que o professor possa intervir nas atividades elaboradas, introduzir mudanças ou novas atividades para aperfeiçoar sua aula e torna-la facilitadora no processo da aprendizagem.
Ao utilizarmos as sequências didáticas como recurso pedagógico da formação, buscamos uma forma de desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo na perspectiva de reflexão e mediação, na expectativa de construirmos o conhecimento compartilhado, coletiva e colaborativamente.
Diante disso, o presente trabalho compreende uma sequência didática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental que abordará o tema “Respeito aos Valores” que visa promover o resgate da valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinados e partilhados a qualquer idade.
A Sequência Didática contará com dinâmicas contextualizadas, vídeos audiovisuais, contação de histórias, socializações sobre os temas apresentados, produções individuais e coletivas, brincadeiras livres e direcionadas, interpretações textuais, orais e escritas. Todas com o intuito de promover o fortalecimento dos vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver a cultura de cooperação e oferecer ao educando experiências significativas que o prepare para a vida como cidadão.
Aprender e ensinar: duas faces da educação
Por muitos anos, a Educação estruturava-se colocando o professor como centralizador do conhecimento e o aluno como uma tabula rasa que deveria ser preenchida com informações que seriam transmitidas pelos docentes. Mas, para termos a educação como fonte transformadora do ser humano e da sociedade é preciso que o professor se coloque como mediador e em contínuo processo de formação, e essa não é uma tarefa fácil. Para ver coisas novas é necessário renovar o olhar e desprender-se das antigas ideias.
Diante de tantas mudanças necessárias é preciso atualizar também o ensino, para que as demandas atuais sejam atendidas. A realidade do professor é um sistema vivo complexo, presente nas aulas e é nesse contexto de incerteza que os professores da “escola de hoje” devem trabalhar tentando responder positivamente àquilo que a atualidade exige. E é nesse novo cenário de tempos difíceis, de mudança, de pluralidade, de confrontos e de diálogo, de novas subjetividades que situamos a escola e discutimos sua organização, as propostas curriculares e enfoques sociais e de construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Candau (2000) considera os desafios da escola chamada a se reinventar, redefinindo o seu papel em relação ao conhecimento como lócus do conhecimento reflexivo e plural; à articulação entre igualdade e diferença representativa de contribuições de diferentes grupos sociais, gêneros e etnias; e a cidadania. A mesma autora destaca o papel da formação para cidadania como uma prática social cotidiana, que perpassa os diferentes âmbitos da vida, articula o cotidiano, o conjuntural e o estrutural, assim como o local e o global, numa perspectiva de ampliação de horizontes.
 No contexto escolar o processo de aprender e ensinar são um desafio, porque exige intencionalidade e procedimentos complexos. Exige esforço e inovação, pois não se resume simplesmente em “dominar” o assunto a ser transmitido. Requer do educador fundamentação e conhecimentos dos pressupostos de sua prática e sobre o que realmente objetiva com o que está propondo a ser aprendido pela turma.
Como mediadores do processo de ensino aprendizagem, devemos ser criativos e oferecer aos nossos alunos condições para a construção de conhecimentos, através de diferentes estratégias pedagógicas. Segundo Martineli (1996, p. 12), “O educador deve buscar em si mesmo o verdadeiro sentido de “educar”, deve ser o exemplo vivo dos seus ensinamentos e converter sua profissão numa atividade cooperadora do engrandecimento da vida”. 
Assim, o ato de ensinar é tão importante quanto o ato de aprender, pois ambos se completam. Desta forma a apropriação dos conhecimentos se realiza na medida em que os educandos possuem interesse e motivação pelo conhecimento.
sequência didática
ATIVIDADE 01
TEMA: “As Diferenças”
OBJETIVO: Desenvolver o respeito às diferenças de cada um, dentro e fora da sala de aula.
RECURSOS: Livro paradidático, aparelho de DVD, lápis, caderno, televisão, DVD, grampeador, borracha, lápis de cor.
MOTIVAÇÃO: Filme Animado Infantil
TEMPO ESTIMADO PARA AULA: 01 aula
DESENVOLVIMENTO: Na rodinha de conversa ler para os alunos a fábula “o patinho feio”. As crianças também assistirão ao filme da história. Em seguida as crianças deverão fazer o reconto da história sob o acompanhamento da educadora que fará questionamentos a respeito. O desenho deverá ser feito em folha sulfite para que todo o material confeccionado seja transformado em um livro, cuja produção será coletivamente. O produto final deverá ser exposto na escola.
AVALIAÇÃO: Será feita através da observação do comportamento dos educandos em todo o decorrer do processo de ensino aprendizagem.
ATIVIDADE 02
TEMA: “Qualidades”
OBJETIVO: Reconhecer a importância da convivência pacifica visando à construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro.
RECURSOS: Lápis, sulfite, lápis de cor, papel madeira, tesoura, cola e fita adesiva.
MOTIVAÇÃO: Dinâmica Qualidade.
TEMPO ESTIMADO PARA A AULA: 01 aula.
DESENVOLVIMENTO: Na rodinha de conversa fazer a dinâmica prevista em seguida fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos questionando-os a respeito da dinâmica, focalizando: O que são qualidades? Temos as mesmas qualidades? Depois distribuir sulfite e pedir que cada um retrate um colega de modo a ser fidedigno quanto as suas caraterísticas tanto físicas como psicológicas. Produção de um bilhete para um colega de sala elogiando-o por seu modo de ser. Confecção de uma árvore de qualidades positivas e expor na sala.
AVALIAÇÃO: O aluno deverá ser avaliado através de sua participação e colaboração.
ATIVIDADE 03
TEMA: “O Próximo”.
OBJETIVO: Refletir sobre a importância do próximo em nossa vida.
RECURSOS: Canetas hidrocor, sulfite, lápis de cor, cola, tesoura, fita adesiva, cartolina, retroprojetor.
MOTIVAÇÃO: Vídeo Audiovisual sobre respeito ao próximo e a propriedade alheia.
TEMPO ESTIMADO PARA A AULA: 01 aula.
DESENVOLVIMENTO: Apresentação do tema enfatizando a importância da amizade e do companheirismo. Os alunos deverão assistir ao vídeo e depois conversarem sobre as sensações sentidas durante o vídeo. Debate sobre os princípios apresentados. Produção textual sobre qual o papel do próximo em nossas vidas. Brincadeiras livres e dirigidas promovendo a interação coletiva.
AVALIAÇÃO: Será avaliada a participação, motivação e conscientização dos educandos.
ATIVIDADE 04
TEMA: “Sentimentos”.
OBJETIVO: Respeitar os sentimentos dos colegas de sala e de outras pessoas de seu convívio.
RECURSOS: Revistas, cola, tesoura, sulfite e lápis.
MOTIVAÇÃO: Dinâmica do Amor.
TEMPO ESTIMADO PARA AULA: 01 aula.
DESENVOLVIMENTO: Dispostos em roda de conversa fazer o levantamento prévio: O que são sentimentos? Quais os sentimentos que sentimos em situações como: briga, festa, brincadeira, etc. Após a conversa distribuir um recorte de coração (feito de sulfite), revistas, cola e tesoura e orientar aos alunos que procurem porfiguras ou coisas que poderiam estar dentro do coração de cada um e fazer a colagem, apresentando em seguida para a turma. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverão escrever: O meu coração está cheio de... Socialização sobre a colagem separando as coisas boas das coisas ruins.
AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser realizada de forma processual e contínua.
ATIVIDADE 05
TEMA: “Cooperação”.
OBJETIVO: Conhecer e valorizar as situações de cooperação entre as pessoas de casa, na escola, na rua e em outros espaços.
RECURSOS: Revistas, giz, lousa, DVD, televisão, aparelho de DVD, sulfite, lápis, giz de cera, borracha.
MOTIVAÇÃO: Vídeo audiovisual sobre a Galinha Ruiva.
TEMPO ESTIMADO PARA AULA: 01 aula.
DESENVOLVIMENTO: O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos algumas imagens que remetem a ideia de cooperação para que eles possam socializar sobre elas. Em seguida o professor deverá colar as imagens na lousa e questionar aos alunos sobre o que elas representam para eles e registrar a fala dos alunos ao lado de cada imagem. Assistir o vídeo da galinha ruiva em seguida socialização sobre o que fala o vídeo? Onde passa a história? O que acontece na história? Reconto da história através do desenho em folha sulfite e exposição no cantinho da leitura.
AVALIAÇÃO: Será realizada através da interação, socialização e produção.
CONCLUSÃO
Este trabalho se propôs, como objetivo geral, apontar a importância do processo de ensinar e aprender, bem como elencar a eficiência das sequências didáticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, podemos destacar que sequências didáticas são planejadas e desenvolvidas para a realização de determinados objetivos educacionais, com inicio e fim conhecidos tanto pelos professores, quanto pelos alunos.
Os estudos realizados nos fizeram acreditar que o valor pedagógico e as razões em que justificam tais ações pedagógicas, são de fundamental importância que sejam identificadas as suas fases, as atividades que as constitui e as relações que estabelecem com o objeto de conhecimento, visando atender as verdadeiras necessidades dos alunos.
Foi notado também que o trabalho com sequências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos educandos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação.
Desta forma a elaboração do presente trabalho nos proporcionou um amplo e rico conhecimento em relação a como se dá o processo de ensino aprendizagem através das sequências didáticas, visto que, sua utilização como recurso pedagógico, permite um novo olhar sobre a organização curricular, com ênfase no ensino pautado em investigação, por meio de condições reais do cotidiano, partindo de problematizações que levem o aluno a conferir o seu conhecimento prévio com o conhecimento apresentado no espaço de aprendizagem, levando-o a se apropriar de novos significados, novos métodos de investigação e produzir novos produtos e processos.
REFERÊNCIAS
CANDAU, Vera. Reinventar a escola. IN; Construir Ecossistemas Educativos – Reinventar a escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
MARTINELI, Marilu. Aulas de Transformação: O Programa de Educação em Valores Humanos. Ed. Fundação Petrópolis. São Paulo, 1996.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como educar. Porto Alegre, 1998.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
sequência didática
Barreiras
2016
sequência didática
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito à produção textual em grupo relativa ao 6° semestre. Portfólio para as disciplinas de: Ensino de História e Geografia; Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Matemática; Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I.
Orientadores: Profª Cyntia Simioni França, Lilian Gavioli de Jesus, Vilze Vidotte Costa, Andressa Aparecida Lopes, Diego Fogaça Carvalho, Suhellen Lee Porto Orsoli Ribeiro, Patricia Alzira Proscêncio.
Barreiras
2016

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes