Buscar

Morfologia de crustacea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Morfologia – Crustacea
O corpo dos crustáceos é dividido em pelo menos dois tagmas: a cabeça e o tronco. A cabeça consiste em àcron mais os cincos segmentos mais anteriores, os quais se encontram fundidos para formar uma capsula cuticular não segmentada. Tipicamente, a cabeça é portadora de 5 pares de apêndices. Em posição mais anterior estão o primeiro par de antenas (antênulas), o qual é considerado homólogo as antenas dos hexápodes e os outros traqueados. Na sequência estão o segundo par de antenas, que provavelmente é homólogo as quelíceras dos aracnídeos.
Ladeando e frequentemente cobrindo a boca ventral está o terceiro par de apêndices, as mandíbulas. Estas apresentam muitos artículos que compõem uma superfície curta e robusta com função cortante e trituradora e um palpo delgado. 
Posteriormente as mandíbulas encontram-se dois pares de apêndices com função na alimentação: um primeiro par de maxilas (maxilulas) e um segundo par de maxilas (maxilas).
A cabeça é portadora de um par de olhos compostos laterais, ocelos em forma de taças pigmentadas em posição mediana, ou ambos.
Na maioria o tronco é dividido em um tórax anterior e um abdômen posterior ( exceto nos remipédios e nos ostrácodes) . O número de segmentos no tórax e abdômen varia de acordo com o táxon.
Em muitos crustáceos, alguns segmentos torácicos anteriores fundem-se à cabeça para formar o cefalotórax. Os segmentos torácicos remanescentes formam juntos o péreon, e o termo pereópodes são utilizados para os apêndices do péreon.
Os apêndices torácicos anteriores encontram-se especializados em peças bucais auxiliares conhecidas como maxilípedes.
Quase sempre apresentam uma ampla parede do corpo que se estende em direção posterior denominada carapaça, e seu tamanho pode variar.
A estrutura posterior do corpo é o télson portador do ânus.
 
Subclasse Branchiura
A cabeça apresenta os cinco segmentos usuais, mas seus apêndices encontram-se modificados para o parasitismo. Ambos os pares de antenas são diminutos e o primeiro par delas possui uma garra para auxiliar a fixação no hospedeiro enquanto o segundo par de maxilas exerce função de limpeza.
A boca é circundada por uma probóscide tubular contendo as mandíbulas e as aberturas dos dutos labiais que liberam enzimas digestórias. As mandíbulas em forma de lamina, são denteadas. 
 Os olhos compostos sésseis, porém móveis, e um olho naupliar estão localizados na cabeça.
 Uma carapaça grande, bilobada fortemente achatada e em forma de escudo estende-se para trás a partir da cabeça e core a maior parte do tórax. 
Classe Remipedia
Corpo com 2 regiões: a cabeça e um tronco alongado com até 32 segmentos, cada um com um par de apêndices achatados.
Apresenta um cefalotórax coberto por uma carapaça esclerotizada (escudo cefálico). Olhos estão aparentemente ausentes, apesar de algumas vezes existirem estruturas vestigiais semelhantes a olhos. O primeiro par de antenas é birreme e é portador de estetos quimiossensoriais. O segundo par de antenas é muito menor e similar a um remo na forma.
Classe Cephalocarida
A cabeça é revestida por um escudo cefálico esclerotizado. Cefalotórax, maxilípedes e carapaça encontram-se ausentes. Olhos compostos vestigiais estão presentes, mas encontram aprofundados na cabeça.
Subclasse Copepoda 
A cabeça possui 5 pares de apêndices. As antênulas são unirremes e podem ser longas. Nos machos elas são geniculadas (com uma dobra aguda) e utilizadas para segurar a fêmea durante a cópula. As antenas são pequenas e birremes. As mandíbulas são birremes; 
O primeiro par de maxilas é birreme, mas frequentemente encontra-se reduzido ou é perdido em espécies parasitas. O segundo par de maxilas é unirreme. 
O adulto retém o olho naupliar composto por ocelos formados por taças pigmentadas invertidas; olhos compostos estão ausentes.
Infraclasse Cirripedia
 Superordem Thoracica
Possui o corpo formado por uma cabeça grande com apêndices usuais exceto pela ausência do segundo par de antenas. A região pré-oral da cabeça, a qual é pequena na maioria dos crustáceos, é grande e muito importante para as cracas Thoracica, pois é a região pela qual o animal se fixa ao substrato. Ela contém as glândulas de cimento e as antênulas. Como as antenas estão ausentes, os únicos apêndices pré-orais são as antênulas, as quais são vestigiais nos adultos.
 As peças bucais incluem as mandíbulas e os dois pares de maxilas. O tórax apresenta 6 pares de apêndices birremes, conhecidos como cirros.
Classe Malacostraca
A cabeça consiste em 5 segmentos, assim como e todos crustáceos, as antênulas são frequentemente birremes e os apêndices correspondentes para formar o cefalotórax encontram-se direcionados para frente e se tornam maxilípedes, os quais constituem em peças bucais auxiliares empregados na alimentação.

Outros materiais