Buscar

FICHAMENTO GERENCIAMENTO DE PROJETOS LADYR DIAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Ladyr Dias Dornelas Paula
Trabalho da disciplina,
Gerenciamento de projetos
 Tutor: Prof. Sueli Moreira Marquet Silva
Vila Velha, ES
2017
Estudo de Caso
 Gerenciamento de projetos 
O escritório de gerenciamento de Projetos AtekPc 
 
REFERÊNCIA: MC Farlan.F.Warren,Kel l. Mark Hupp .John - Havard Business School Publishing – Case 308-049-Boston 2007. 
 
AtekPC, empresa fabricante de computadores que atua no ramo de TI, foi fundada em 1984 e criada para se tornar uma empresa de médio porte nos Estados Unidos, tendo em 2006 vendas de $1,9 bilhões, com 2.100 funcionários e 200 de meio período. Em 2007, John Strider, Diretor de Informática da AtekPC, após sua estadia na empresa por quase vinte anos, decide a provar um novo escritório de Gerenciamento de Projetos (P M O), pois a empresa estava passando por um período de transição diante de um mercado tão competitivo. Essas mudanças trariam uma nova cultura para empresa e por isso seria um grande desafio. A grande preocupação era de como esse projeto grandioso seria implantado, pois poderia ser uma grande ajuda para o período da empresa já que seu primeiro objetivo seria mudar a cultura da AtekPC, deixando de ser tão informal e familiar. 
A missão do PMO foi crescendo com o passar do tempo, porém ainda não existia um consenso sobre o seu objetivo que parecia ser apenas da área de TI, suas responsabilidades e sua autoridade deveriam ser expostas para todos os funcionários da empresa. Logo, a ideia predominante era de montar um escritório para que este pudesse provar o seu valor, e assim, executar seus benefícios derivados das práticas consistentes de projetos. O objetivo era aceitação ao consultar e fazer tutoria para projetos individuais. 
Em relação as mudanças de pensamentos e trabalho diário da empresa, a implementação do projeto PMO gerou muito impacto para a cultura. Os funcionários consideravam o projeto com muita burocracia, já que antes eram uma empresa informal sem nenhuma padronização entre os processos e para eles funcionavam bem assim. Inserir padronização nos processos, e modificar toda forma de trabalho foi um grande choque para os envolvidos e consequentemente uma grande barreira para o projeto. E portanto, uma estratégia foi a de trabalhar com muita flexibilidade que levou a uma adaptação por parte de todos, e assim conseguiram superar a resistência quanto ao PMO.
Além de tudo isto, o estudo em questão mostrou uma importante questão do gerenciamento do PMO que ainda não havia sido deliberada, mas já possuía uma importância bastante relevante. Alguns apontamentos precisavam ser feitos, como a mensuração do desempenho alcançado pelo PMO e de como medir o seu sucesso. Foi então definido que no primeiro momento seria o diretor de desenvolvimento de aplicações Steiberg. 
A decisão entre PMO – leve ou P M O – pesada era também um importante ponto a ser discutido e definido. O PMO pesado é totalmente centralizado em uma única equipe muito especializada e gerenciada pelo próprio PMO que garante total responsabilidade em todos os riscos do projeto. Já a leve é descentralizada e operando pelas partes funcionais da empresa e pelo grupo de TI, é mais responsável apenas por executar o projeto. Era de fato uma decisão que traria impacto na cultura da empresa e também uma decisão totalmente ligada a gestão de pessoas. 
Foi decidido pelo PMO-leve levando em consideração que a equipe está aberta as mudanças e inserindo -se em uma nova cultura, não seria necessário contratar novos funcionários. Apenas treinar e lidar com os funcionários já competentes que tinham.
3

Outros materiais