Buscar

Farmacologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Farmacologia:
Vias de administração ,absorção e biodisponibilidade.
Absorção: é a transferência do fármaco do seu local de administração para o compartimento central e amplitudme que isto ocorre.
Em preparações sólidas,a absorção depende incialmente da dissolução do cromprimido ou da cápsula que então libera o fármaco.
Biodisponibilidade: é um termo usado para descrever a porcentagem na qual uma dose do fármaco chega ao seu local de ação,ou a um líquido biológico a partir do qual o fármaco chegou ao seu local de ação.
A absorção final pode ser limitada pelas características da preparação do fármaco,por suas propriedades físico-químicas,pelo metabolismo intestinal e pela transferência de volta ao lúmen intestinal por ação de transportadores.Em seguida,o fármado absorvido passa pelo fígado,onde podem ocorrer metabolismo e excreção biliar antes que ele chegue à circulação sistêmica. Assim, uma fração da dose administrada e absorvida do fármacoserá inativada ou desviada no fígado e no intestino, antes que ele chegue à circulação sistêmica e seja distribuída para seus locais de ação. Se a capacidade metabólica ou excretora do fígado e do intestino for grande para o fármaco,a biodisponibilidade será reduzida significativamente(efeito de primeira passagem). Essa redução da biodisponibilidade depende da estrutura anatômica a partir da qual houve a absorção, outros fatores como anatômicos,fisiológicos e patológicos também podem influenciar a biodisponibilidade e a escolha da via de administração de um fármaco deve basear-se no conhecimento dessas condições.
-Administração oral(enteral) x Parenteral
A ingestão parental é o método mais comumente usado para administrar os fármacos,mais seguro,conveniente e econômico. Suas desvantagens são a absorção limitada de alguns fármacos em função de suas características( hidrossolubilidade reduzida ou permeabilidade baixa das membranas),vômitos causado pela irritação da mucosa GI,destruição de alguns fármcos pelas enzimas digestivas ou pelo pH gástrico baixo,irregularidades na absorção ou propulsão na presença de alimentos ou outros fármacos e necessidade de contar com a colaboração do paciente. Além disso,os fármacos presentes no GI podem ser metabolizados por enzimas da flora ou mucosa intestinal,ou do fígado antes que possam alcançar a circulação sistêmica.
A injeção parenteral dos fármacos tem algumas vantagens em comparação com a administração oral. Em alguns casos, essas administração é essencial para que o fármaco seja liberado em sua forma ativa . A biodisponibilidade é mais rápida,ampla e previsível quando o fármaco é administrado parenteralmente,assim a dose pode ser administrada com maior precisão. As desvantagens são que a assepsia deve ser mantida e isto é muito importante quando os fármacos são administrados repetidamente,como ocorre com a infusão intravenosa ou intratecal; as injeções podem ser dolorosas e é difícil para o paciente aplicar a injeção nele mesmo.
-Administração oral: A absorção pelo trato GI é determinada por fatores como área disponível à absorção,fluxo sanguíneo na superfície absortiva,estado físico (solução,suspensão ou preparação sólida) e hidrossolubilidade do fármaco e sua concentração no local de absorção.
Fármacos administrados em preparação solida, a taxa de dissolubilidade limita sua absorção,principalmente quando são pouco hidrossolúveis .
A maior parte da absorção do fármaco pelo trato GI ocorre por difusão passiva,a absorção é facilitada quando o fármaco estiver em sua forma não ionizada mais lipofílica.
Conceito pH-partição: fármacos que são ácidos fracos são absorvidos melhor pelo estômago (ph1-2) do que pelos segmentos proximais do intestino(pH3-6) e vice-versa para as bases fracas.Contudo,o epitélio do estômago está recoberto por uma espessa camada de muco e a área disponível para absorção é pequena;já as vilosidade do intestino proximal oferecem uma superfície extremamente ampla para a absorção,assim a taxa de absorção de uma fármaco pelo intestino será maior em sua forma ionizada no intestino e na forma não ionizada no estômago. Assim,qualquer fator que acelere o esvaziamento gástrico (posição de decúbito e etc) provavelmente aumentará a taxa de absorção do fármaco,enquanto qualquer fator que retarde o esvaziamento poderá produzir efeito contrário,independentemente das características do fármaco.
Nos indivíduos saudáveis,a taxa de esvaziamento gástrico é influenciada por fatores como teor calórico do alimentos,volume,osmolalidade,temperatura e pH do líquido ingerido,variações diurnas e individuais, estado metabólico(repouso/exercício) e temperatura ambiente,é influenciado também pelos efeitos do estrogênio(mais lento nas mulheres na pré-menopausa e nas pacientes que estão fazendo terapia de reposição estrogênica).
Os fármacos que são destruídos pelas seceções gástricas e pelo pH ácido ou que irritam o estômago,algumas vezes são administrados em preparações com revestimento entérico,o que impede a dissolução do fármaco no conteúdo ácido do estômago.Esse revestimento farmacologicamente inertes,geralmente de polímeros de celulores,dilui entre pH de 5-6. São úteis para os fármacos como o ácido acetilsalicílicom que pode causa irritação gástrica significativa em muitos pacientes,serve também para transferir alguns fármacos aos seus locais de ação no íleo e no intestino grosso.
-Preparações de liberação controlada: A taxa de absorção de um fármaco administrado sob a forma de comprimido ou outra preparação sólida depende de sua taxa de dissolução nos líquidos GI. Isto constitui a base das preparações farmacêuticas de liberação controlada,liberação ampliada,liberação continuada e ação prolongada que foram desenvolvidas para produzir absorção lenta e uniforme do fármaco ao longo de 8h ou mais.
Vantagens: redução da frequência de administração do fármaco em comparação com as preparações convencionais;manutenção do efeito terapêutico ao longo da noite e redução a incidência e/ou intensidade dos efeitos indesejáveis (por eliminação do pico de concentração do fármaco) e dos níveis sanguíneos não terapêuticos do fármaco(por atenuação dos desníveis das concentrações) que geralmente ocorrem depois da administração de preparações de liberação média.
Desvantagens: variabilidade da concentração sistêmica do fármaco pode ser maior com as preparações de liberação imediata;a preparação do fármaco pode ser ineficaz e pode haver dumping de dose com toxidade subsequente,porque a dose total do fármaco de uma preparação de liberação prolongada pode ser várias vezes maior que a quantidade contida na preparação convencional.
-Absorção sublingual: A absorção pela mucosa oral tem importância especial para alguns fármacos,apesar do fato de a superfície disponível para a absorção ser pequena. A drenagem venosa da boca dirige-se à via cava superior e isto provoca um desvio da circulação porta e deste modo,protege o fármaco do metabolismo rápido causado pela primeira passagem pelos intestinos e pelo fígado.
-Absorção transdérmica: Nem todos os fármacos penetram facilmente pela pele intacta,assim a absorção desses dependem da superfície sobre a qual são aplicados e de sua lipossolubidade,pois a epiderme comporta-se como uma barreira lipídica.Mas a derme é livremente permeável a muitos solutos; por esta razão, a absorção sistêmica dos fármacos ocorre mais facilmente pela pele que sofreu abrasão,queimadura e desnudamento,inflamação e outros distúrbiso que aumentam o fluxo sanguíneo cutâneo e também ampliam a absorção.A absorção pela pele pode ser ampliada pela suspensão do fármaco em um veículo oleoso e pela fricção desta preparação na pele. Coo a pele hidratada é mais permeável do que a seca, a formulação pode ser modificada ou pode-se aplicar um curativo oclusivo para facilitar a absorção. A disponibilidade de adesivos transdérmicos tópicos de liberação controlada tem aumentado,incluindo a nicotina para interrupção do tabagismo
-Administração retal: Cerca de 50% do fármaco que é absorvido pelo reto passarão pelo fígado,assim,
a amplitude do metabolismo hepático da primeira passagem é menor do que com a preparação oral. Entretanro, a absorção retal pode ser irregular e incompleta e alguns fármacos podem causa irritação da mucosa retal. O uso das microesferas mucoaderentes especiais pode ampliar o número de fármacos potencialmente administrados por via retal.
-Injeção parenteral: As principais vias de administração parenteral são a intravenosa,subcutânea e intramuscular.
A absorção a partir dos tecidos subcutâneos e intramusculares ocorre por difusão simples ao longo do gradiente existente entre o depósito de fármaco e o plasma.
A taxa de absorção é limitada pela área das membranas capilares absortias e pela solubilidade da substânciano líquido intersticial.
Canais aquosos relativamente amplos existentes na membrana endotelial explicam a difusão indiscriminada das moléculas,independentemente de sua lipossolubilidade.
Moléculas maiores como as proteínas entram lentamente na circulação por meio dos canais linfáticos
Fármacos administrados na circulação sistêmica por qualquer via,com exceção da intra-arterial,estão sujeitos à eliminação potencial na primeira passagem pelos pulmões,antes da distribuição para o restante do corpo.
Via intravenosa: Os fatores limitantes da absorção são anulados pela injeção intravenosa dos fármacos em solução aquosa,porque a biodisponibilidade é completa e rápida.Além disso, a liberação do fármaco é controlada e assegurada com precisão e rapidez,o que não é possível por qualquer outra via. Algumas soluções irritantes podem ser administradas por apenas via intravenosa,porque o fármaco injetado lentamente se distribui de modo amplo na corrente sanguínea,o paciente pode ter reações indesejáveis porque o fármaco pode atingir rapidamente concentrações altas no plasma e nos tecidos. Existem situações terapêuticas nas quais é aconselhável administrar um fármaco por injeção rápida
Via subcutânea: a injeção por via subcutânea pode ser realizada apenas com os fármacos que não causam irritação dos tecidos;caso contrário pode provocar dor intensa,necrose e descamação dos tecidos. Em geral,a a taca de absorção após a injeção subutânea de um fármaco é suficientemente constante e lenta para produzir um efeito prolongado.Além disso,pode-se variar intencionalmente o período durante o qual um fármaco é absorvido,como acontece com a insulina injetável usando alterações na dimensão da partícula,formação de complexo proteico e variação d pH para produzir as preparações de ações curta (3-6h), intermediária (10-18h) e longa (18-24h). O acréscimos de um agente vasoconstritor e uma solução do fármaco a ser injetado por via subcutânea também retarda a absorção. Absorção dos fármacos implantados sob a pele na forma de pellets sólidas ocorre de modo lento ao longo de um período de semanas ou meses,alguns hormônios (anticoncepcionais) são administrados eficazmente por esse mecanismo e dispositivos implantáveis podem assegurar a contracepção eficaz por três anos.
Via intramuscular:
Os fármacos em solução aquosa são absorvidos muito rapidamente após a injeção intramuscular,mas isto depende da taxa de fluxo sanguíneo no local da injeção. A absorção pode ser modulada até certo ponto pelo aquecimento local,pela massagem ou exercícios. Devido a vasodilatação,o banho quente acelera a absorção dos fármacos aplicado em todas as áreas. Em geral,a taxa de absorção após a injeção de uma preparação aquosa no músculo deltoide ou vasto lateral é mais rápida do quando a aplicção é no glúteo maior. 
A taxa de absorção é particularmente mais lenta em mulheres depois da injeção no glúteo maior. Isso é atribuído a distribuição deferente da gordura subcutânea nos homens e nas mulheres e ao fato de que a gordura é relativamente menos perfundida. Pacientes muito obesos ou emaciados podem apresentar padrões incomuns de absorção após a injeção intramuscular ou subcutânea.
Se o fármaco for injetado em solução oleosa ou suspenso em vários outros veículos de depósito (depot), a absorção resultante depois da injeção intramuscular será lenta e constante.
Via intra-arterial:O fármaco é injetado diretamente em uma artéria para localizar seus efeitos em um tecido ou órgão específico,como,por exemplo,no tratamento do tumores hepáticos ou cânceres da cabeça e do pescoço. Alguns agentes diagnósticos são algumas vezes administrados por essa via( albumina sérica humana marcado com tecnécio). Só deve ser realizada por especialistas. O atenuamento (damping), os efeitos da primeira passagem e a eliminação pulmonar não ocorrem quando os fármacos são administrados por via intra-arterial.
Via intratecal: A bairra hematencefália e o líquido cerebrospinal (LCS) geralmente impedem ou retardam a entradamdos fármacos no SNC. Por essa razão,quando for necessário produzir efeitos locais rápidos dos fármacos nas meninges ou no eixo cerebrospinal( ex: anestesia espinal no SNC),alguns fármaco são injetados diretamente no espaço subaracnóideo medular. Tumores cerebrais também podem ser tratados pela administração intraventricular direta dos fármacos. Também tem o direcionamento específico das substâncias para p cérebro por meio da transcitose mediada por receptores e a modulação da junções estreitas.
-Absorção pulmonar: Contanto que não causem irritação,fármacos gososos e voláveis podem ser inalados e absorvidos pelo epitélio pulmonar e pelas mucosas do trato respiratório. O acesso à circulação é rápido por essa via,tendo em vista que a área pulmonar é grande. Além disso, as soluções com fármacos podem ser atomizadas e as gotículas minúsculas em suspensão no ar (aerossol) inaladas pelo paciente.
Vantagens: absorção quase instantânea do fármaco pela corrente sanguínea;evita a perda pela primeira passa
APLICAÇÃO TÓPICA:
-Mucosas: Alguns fármacos são aplicados nas mucosas da conjuntiva,nasofaringe,orofaringe,vagina,colo,uretra e bexiga principalmente em decorrência de seus efeitos locais. Absorção pelas mucosas ocorre rapidamente. Em alguns pacientes,os anestésicos tópicos assim aplicados por seus efeitos locais podem ser absorvidos tão rapidamente que produzem efeitos tóxicos sistêmicos.
-Olhos: Os fármacos oftálmicos de aplicação tópico são usados principalmente por seus efeitos locais. A absorção sistêmica resultante da drenagem pelo canal nasolacrimal geralmente é indesejável. Como o fármaco absorvido por drenagem não está sujeito ao metabolismo da primeira passagem pelos intestinos e pelo fígado,podem ocorrer efeitos farmacológicos sistêmicos indesejáveis quando os antagonistas dos receptores beta-adrenérgicos ou corticosteroides são aplicados na forma de colírios oftálmicos. Em geral, os efeitos locais dependem da absorção do fármaco pela córnea,por esta razão,infecção ou traumatismo corneano pode acelerar a absorção. Os sistemas de liberação oftálmica que asseguram ação prolongada são acréscimos úteis ao tratamento dos distúrbios oftálmicos
FATORES FÍSICO-QUÍMICOS ENVOLVIDOS NO TRASNPORTE DOS FÁRMACOS ATRAVÉ DAS MEMBRANAS
A absorção,a distribuição, a excreção e a ação de um fármaco dependem do seu transporte através das membranas celulares.Os mecanismos pelos quais os fármacos atravessam as membranas e as propriedades físico-químicas das moléculas e das membranas que influenciam essa transferência são essenciais para a compreensão da disposição dos fármacos no organismo humano. As características de um fármaco que preveem seu transporte e sua disponibilidade nos locais de ação são: peso molecular e a conformação estrutural,o grau de ionização, a lipossolubildade relativa dos seus compostos ionizados e não ionizados,que se ligam às proteínas séricas e teciduais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais