Buscar

Apol musica em sala de aula

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Considere este fragmento de texto:
“Pestalozzi e Froebel iniciam [...] um movimento de oposição à tradição secular, dominante no ensino da música, que se concretiza no século XX, com os trabalhos de Orff, Dalcroze, Kódaly, Willems, Gainza, Martenot, Schafer. Esses autores, tomando como base as ideias de Pestalozzi e Froebel, propõem uma nova metodologia para o ensino da música onde o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e perceber consciente, o ato de improvisar e criar, a troca de sentimentos, a vivência pessoal e a experiência social oportunizariam a experiência concreta antes da formação de conceitos abstratos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O Ensino da Música na Escola Fundamental: um estudo exploratório. Mestrado em Educação – PUCMG, Belo Horizonte/MG, 2001. p. 43. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, em relação ao propósito das tendências mais recentes no ensino de música, associe com os respectivos números as explicações pertinentes a cada atividade a seguir:
1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical
(   ) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
(   ) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
(   ) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
(   ) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
(   ) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música. 
Diante das informações acima, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	C
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1 – 5
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 3 – 4 – 1 – 5. Segundo o livro-base: “1. O hábito da escuta só pode ser adquirido pela prática constante, a cada aula. 2. Um dos papéis como professores de música consiste em despertar na criança a vontade de descobrir o mundo sonoro, de experimentar, de escutar e de fazer música com prazer. 3. Os alunos podem inventar grafismos, que são espécies de desenhos para representar os sons, e a partir deles organizar partituras, processo que os leva a ser precisos e atentos, para poderem então interpretar a música por eles inventada. 4. O gesto assume um lugar essencial na prática musical, uma vez que o som é o produto de um gesto ou de um movimento. 5. A aprendizagem musical que passa pela criação desenvolve todas as qualidades necessárias à musicalidade, trabalhando o ouvido, a audição de parâmetros e organização de sons (livro-base, p. 46-47).
	
	E
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Leia o excerto abaixo:
“Se, por um lado, não dispomos de muitas reflexões acerca da improvisação, podemos, de outro lado, observar a crescente importância atribuída ao tema, seja por sua presença nas grades curriculares dos cursos de artes cênicas, seja pela aproximação entre improvisação e teatro escolar; seja pela manifestação dos grupos de teatro acerca da utilização de técnicas improvisacionais para a formação do ator”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUTRA, Sandro de Cássio. Improvisação teatral: conceitos e experiências no Brasil. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, 2009. p. 08. 
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a improvisação teatral, analise as assertivas e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.
(  ) A improvisação é usada raramente, pois se opõe as montagens teatrais.
(  ) A commedia dell’arte tem como característica a improvisação.
( ) Grupos de teatro nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1960, começaram a observar e analisar a improvisação.
(  ) No período Renascentista, a improvisação era muito utilizada por atores da commedia dell’arte. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – V – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, pois a improvisação sempre existiu dentro da prática teatral. As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, visto que: “Temos o conhecimento do jogo de improvisação que existia no teatro da Renascença, chamado de commedia dell’arte, em que os atores se baseavam num roteiro com situações dramáticas, com personagens-tipos e improvisavam livremente, contracenando e divertindo a plateia. Entretanto, foi a partir dos anos 1960 que grupos de teatro nos Estados Unidos da América e, posteriormente, em todo o mundo passaram a investigar sobre os processos de criação da cena e trouxeram para o primeiro plano as experimentações com improvisação” (livro-base, p. 89).
	
	E
	V – V – F – F
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Analise o excerto de texto abaixo:
“O professor deve fazer um levantamento das formas artísticas que os alunos já conhecem e de suas respectivas habilidades, como tocar um instrumento musical, dançar, desenhar ou representar. Durante o ano letivo, as tendências e habilidades dos alunos para uma ou mais áreas da arte também devem ser detectadas e reconhecidas pelo professor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Arte. Paraná, 2008. p. 82. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as habilidades motoras e os estágios que as contemplam. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das vivências a seguir:
1. Habilidades de estabilização
2. Habilidades de locomoção
3. Habilidades de manipulação
4. Estágio cognitivo
5. Estágio associativo
(  ) Capacidade de equilíbrio.
(  ) Aptidão de chutar.
(  ) Competência de maior coordenação.
(  ) Dificuldade de coordenação.
(  ) Possibilidade de saltar e correr. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1 – 5
	
	C
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
Você acertou!
“1. Habilidades de estabilização – equilíbrio estático ou dinâmico, girar, flexionar. 2. Habilidades de locomoção – andar, correr, saltar (na vertical ou horizontal), saltitar, galopar, escalar, rolar, escorregar. 3. Habilidades de manipulação – segurar, chutar, lançar, pegar, bater. 4. Estágio cognitivo – primeiras tentativas; uso exagerado do corpo; sem ritmo e sem coordenação. 5. Estágio associativo – maior controle e coordenação, ainda restritos ou exagerados (livro-base, p. 172-173).”
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
	
	E
	1 – 3 – 5 – 2 – 4
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Veja o excerto abaixo:
 “Durante a época do Império, a dança volta à cena triunfante, mas como jogos de circo e atribuída a cortesãs, quando a indecência é repudiada pela Igreja Católica. Assim, nos afastamos da dança como ato sagrado com intuito de cultuar os deuses e entendemos a sentença de anátema lançada pela Igreja e que será sentida durante quase toda a Idade Média”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marta Claus. A Dança e sua característica sagrada – Existência e Arte. Revista Eletrônica do Grupo PET. Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei, a. I, n. I, 2005, p. 04. 
Observe os assuntos referentes à dança na Idade Média presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte e o fragmento supracitado, e marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Durante a Idade Média, a dança foi excluída da Igreja, por ser considerada profana.
Você acertou!
“Logo na Idade Média, com a cisão entre corpo e espírito, a dança foi banida pela Igreja sob o argumento da erotização do corpo (pecado) e passou a sobreviver nas camadaspopulares durante a Baixa Idade Média. Nesse período, a dança era praticada de forma camuflada pelos camponeses, fazendo com que essa arte sobrevivesse nos primeiros períodos da Idade das Trevas. [...] Quase no final da Idade Média, surgem os trovadores e os menestréis, que passaram a adaptar e difundir a dança aos nobres (livro-base, p. 152-153).”
	
	B
	A dança, durante a Idade Média, passou a ser valorizada pela Igreja.
	
	C
	A dança era praticada livremente nas ruas e praças, durante a Idade Média.
	
	D
	Na Idade das Trevas, como também era chamada a Idade Média, a dança foi proibida e deixou de ser praticada.
	
	E
	No fim da idade média, trovadores e menestréis surgiram com o intuito de fiscalizar a prática musical da época.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Leia o seguinte trecho:
“A percepção visual tem sido alvo de estudos acurados; contudo, ainda persistem grandes mistérios. As atividades mais comuns causam espanto. Por exemplo, os cientistas mostraram aos participantes de um concurso as fotografias de seis mães e de seus seis filhos, todas embaralhadas. Sem conhecerem as pessoas das fotografias, estes participantes deveriam formar pares de mães com seus respectivos filhos. Quarenta responderam, tendo todos estes acertado os pares corretos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. 4. ed. Tradução de Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1979. p. 50. 
Quanto aos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a utilização das modalidades cerebrais, conforme Betty Edwards, enumere as explicações que se relacionam a cada uma das modalidades cerebrais listadas a seguir:
1. Analógica
2. Não temporal
3. Não racional
4. Espacial
5. Intuitiva
(  ) Não acelera o processo de crítica.
(  ) Não observa o período.
(  ) Percebe similaridades.
(  ) Observa onde estão e como se formam as coisas.
(  ) Percebe as coisas de maneira mais acelerada. 
Marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 4 – 1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4 – 5
Você acertou!
“1. Analógica – vê a semelhança entre as coisas; compreende relações metafóricas. 2. Não temporal – não tem senso de tempo. 3. Não racional – não precisa se basear na razão ou nos fatos; não se apressa a formar julgamentos ou opiniões. 4. Espacial – vê onde as coisas se situam em relação a outras e como as partes se unem para formar o todo. 5. Intuitiva – assimila as coisas aos pulos, muitas vezes à base de amostras incompletas, palpites, pressentimentos ou imagens visuais”.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	D
	4 – 5 – 1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 4 – 3 – 5

Outros materiais