Buscar

AD1 2018 1 (1)FF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 10 
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
PERÍODO - 2018/1º
Disciplina: FUNDAMENTOS DE FINANÇAS
Coordenadora da Disciplina: ANA LUIZA BARBOSA DA COSTA VEIGA
ALUNO: MATR:
	Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. 
Esta atividade está relacionada com as aulas de 1 a 7.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda aos tutores a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 25/02/2018).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
1ª questão (1,5 ponto) Defina cada um dos termos
Empresa individual-Muitos acham que é o mesmo que MEI, mas não é. Eles se diferenciam principalmente com relação à restrição de atividades, ao faturamento anual e ao número de obrigações acessórias. O Empresário Individual também é um profissional que trabalha por conta própria, mas seu faturamento anual máximo pode chegar até a R$ 360 mil, sendo considerado ME (Micro Empresa), ou até 4,8 milhões, sendo EPP (Empresa de Pequeno Porte).
Sociedade Limitada-A sociedade limitada consiste num tipo de associação que estabelece normas com base no valor investido por cada associado. O nome de cada uma das associações desse modelo é acompanhado da sigla “Ltda”, que significa “limitada”.
Esse é um dos tipos de empresa predominantes no Brasil, e sua base implica no contrato social. Sua origem está na responsabilidade limitada de companhias pertencentes a uma família e das sociedades anônimas. Esse formato de sociedade permite que a empresa tenha um administrador que não pertence ao quadro de sócios, desde que tenha o consentimento desses.
Sociedade Anônima- normalmente abreviado por (S.A., SA ou S/A) é uma forma jurídica de constituição de empresas na qual o capital social não se encontra atribuído a um nome em específico, mas está dividido em ações que podem ser transacionadas livremente, sem necessidade de escritura pública ou outro ato notarial. Por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas
2ª QUESTÃO (1,5 ponto). Assinale a resposta certa
Nas afirmativas sobre as organizações e seus stakeholders a seguir:
 I – Como nem sempre o interesse de um stakeholder converge para as intenções da organização, as tensões e os conflitos são inevitáveis. 
II – O diálogo com os stakeholders ocorre com mais frequência e intensidade conforme os interesses da organização em persuadir e manipular a opinião pública.
III – O aumento da crítica às atuações empresariais e a maior vigilância da sociedade vêm estimulando as práticas de entendimento entre as organizações e seus stakeholders. 
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
(A) I, apenas. 
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas. 
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
O ____________________é assim caracterizado pois resulta de uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real. O imposto de renda é devido trimestralmente.
Enquanto que o ______________________ é caracterizado por ser determinado pela base de cálculo do imposto sobre a renda apurada segundo registros contábeis e fiscais do lucro, mediante adições e exclusões ao lucro líquido do período de apuração (trimestral ou anual) do imposto e compensações de prejuízos fiscais autorizadas pela legislação do imposto de renda. 
A) Lucro Real e Lucro Presumido. 
B) Lucro Presumido e Lucro Real. 
C) Simples Nacional e Lucro Presumido. 
D) Simples Nacional e Lucro Real. 
E) Lucro Presumido e Simples Nacional
O mercado financeiro pode ser classificado como primário ou secundário, dependendo do momento da negociação do título no mercado. O lançamento de um novo ativo financeiro ocorre no mercado primário. No mercado secundário ocorrem as
vendas de títulos públicos que são negociados por meio da Bovespa
transações financeiras envolvendo o mercado monetário internacional
compras de títulos privados, derivativos, opções que estão sendo oferecidos ao mercado financeiro
negociações posteriores, em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão, envolvendo compras e vendas de títulos já lançados entre investidores
negociações de títulos de crédito como cheques, notas promissórias e DOC, realizadas por meio da Bolsa de Valores e do Mercado de Balcão
4. Uma das principais funções do mercado é possibilitar que as companhias ou outros emissores de valores mobiliários, com o intuito de viabilizar projetos de investimento, captem recursos diretamente do público investidor em condições mais vantajosas do que as oferecidas pelos empréstimos e financiamentos bancários. O Mercado de capitais é dividido em Mercado Primário e Mercado Secundário. Sabendo disso, assinale a alternativa correta sobre o Mercado secundário:
O mercado secundário é o local onde os investidores negociam e transferem entre si os valores mobiliários emitidos pelas companhias.
Mercado secundário é aquele onde os valores mobiliários de uma nova emissão da companhia são negociados diretamente entre a companhia e os investidores
Os recursos adquiridos em transações ocorridas no mercado secundário são destinados para os projetos de investimento da empresa ou para o caixa
No mercado secundário ocorre apenas a divulgação de propriedade e de recursos entre investidores, ficando a transferência uma operação no mercado primário
O mercado primário oferece liquidez aos títulos emitidos no mercado secundário
3ª QUESTÃO (1,5 ponto) Cite as três razões pelas quais a maximização do lucro não é consistente com a maximização dos acionistas.
Fluxo de caixa
Risco
Tempo de retorno do investimento da empresa
4ª QUESTÃO (1,5 ponto) Com as informações sobre os Ativos A e B dadas a seguir, informe qual deles propicia uma melhor compensação entre risco e retorno:
	Ativo A
	
	Ativo B
	Probabilidade
	Retorno
	
	Probabilidade
	Retorno
	0,10
	10%
	
	0,15
	9%
	0,20
	12
	
	0,35
	13
	0,40
	17
	
	0,35
	16
	0,20
	22
	
	0,15
	20
	0,10
	24
	
	
	
	
	
	
	
	
O ativo A
5ª QUESTÃO (2,0 pontos) Um consultor recomendou que um investimento de $50.000 em uma carteira contendo os ativos R, J e K; $25.000 seria investido no ativo R, com um retorno anual esperado de 12%; $10.000 seria investido no ativo J, com retorno anual esperado de 18%; e $15.000 seria investido no ativo K, com retorno anual esperado de 8%. Qual o retorno anual esperado da carteira?
Ele receberia de cada ativo os seguintes valores:
R = $3.000
J = $1.800
K = $1.200
Ao todo ele receberia $6.000 anualmente.
6ª QUESTÃO (2,0 pontos) Você foi consultado para opinar na seleção de uma carteira de ativos. Foram-lhe fornecidos os dados que seguem:
	
	Retorno esperado (%)
	Ano
	Ativo A
	Ativo B 
	Ativo C
	1999
	18
	24
	18
	2000
	21
	21
	21
	2001
	24
	18
	24
Nenhuma probabilidade foi fornecida. Disseram-lhe que pode criar duas carteiras: uma consistindo dos ativos A e B e outra composta dos ativos A e C - investindo proporções iguais (isto é 50%) em cada um dos dois ativos componentes.
Qual é o retorno esperado e desvio padrão para cada uma das duas carteiras? (0,50 ponto)
Como você poderia caracterizar as correlações de retornos dos dois ativos feita acima para cada uma das duas carteiras identificadas? (0,50 ponto)
Que carteira você recomenda? Por quê? (0,50 ponto)
Discuta quaisquer benefícios de diversificação obtidos através da criação da carteira. (0,50 ponto)

Outros materiais