Buscar

Gangrena Gasosa e Gonorreia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gangrena Gasosa e Gonorreia
Gangrena Gasosa
Causa
Gangrena gasosa é uma infecção causada por bactérias do gênero Clostridium. Esse gênero contém cerca de 150 espécies que possuem como hábitat natural o solo e o intestino. Em 80% dos casos a espécie Clostridium perfringens, bacilo esporulado que só produz esporos em condições especiais, é a responsável pela gangrena gasosa, além de produzir toxinas que são letais aos animais e uma enterotoxina causadora de diarreia para o ser humano. Outras espécies também são agentes causais da gangrena gasosa.
Sintomas
Seus sintomas envolvem dor e inchaço na região afetada, gás nos tecidos e destruição dos mesmos; além de febre, sudorese, ansiedade, baixa da pressão sanguínea. Há também mau cheiro em virtude do gás acumulado e da putrefação da matéria orgânica. Algumas espécies produzem toxinas, que levam o paciente à confusão mental, perturbação respiratória, emagrecimento rápido, palidez, pulso intermitente, coloração amarelada.
Tratamento
O tratamento é efetuado pela retirada do tecido necrosado, administração de antibióticos, terapia hiperbárica, que envolve a inalação de oxigênio puro com aumento da pressão ambiente dentro de uma câmara hiperbárica, a fim de aumentar a quantidade de oxigênio dissolvido nos tecidos.
Transmissão
Contaminação de ferimentos em contato com o solo ou com objetos.
Profilaxia
Se você tiver arteriosclerose grave ou diabetes, tome cuidados especiais com suas mãos e pés por causa do risco de infecção, mesmo no caso de uma lesão menor. Tome as medidas necessárias para restabelecer a circulação nos pés.
Cuide adequadamente das feridas no momento da lesão para deter a infecção. Isto pode incluir o desbridamento de tecido necrosado ou irrigação abundante. A amputação também pode ser necessária em casos graves.
Faça um tratamento preventivo com antibióticos para prevenir a infecção subsequente em alguns casos, especialmente na cirurgia intestinal eletiva. O uso de antibióticos antes da cirurgia tem mostrado ser um redutor da taxa de infecção de mais de 20% para menos que 9%.
Limpe todas as feridas completamente. Isto é muito importante com grandes feridas contaminadas com danos à pele próxima. Consulte o seu médico se você notar sinais de infecção, tais como drenagem, dor, vermelhidão ou inchaço.
Submeta-se à exploração cirúrgica e à drenagem, as quais vão tratar os ferimentos abdominais e cortes próximos às paredes intestinais. A oxigenoterapia hiperbárica também mostrou limitar a propagação da infecção em alguns casos.
Gonorreia
Causa
A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Qualquer indivíduo que pratique qualquer tipo de sexo pode contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal, peniano ou anal.
Sintomas nos homens
Os sintomas de gonorreia em homens incluem:
Ardência e dor ao urinar
Aumento na frequência ou urgência urinária
Corrimento do pênis (de cor branca, amarela ou verde)
Vermelhidão ou inchaço na abertura do pênis (uretra)
Testículos doloridos ou inchados
Dor de garganta (faringite gonocócica)
Sintomas nas mulheres
Os sintomas da gonorreia em mulheres podem ser bastante moderados ou não específicos e podem ser confundidos com outro tipo de infecção. São eles:
Corrimento vaginal
Ardência e dor ao urinar
Aumento na frequência urinária
Dor de garganta
Dor durante o ato sexual
Dor aguda na parte inferior do abdomên (se a infecção se espalhar para as trompas de falópio e a região abdominal)
Febre (se a infecção se espalhar para as trompas de falópio e a região abdominal)
Se a infecção se espalhar para a corrente sanguínea, poderão ocorrer sintomas como febre, erupções e artrite.
Tratamento
Há dois objetivos no tratamento de uma doença sexualmente transmissível, especialmente em uma que pode ser transmitida tão facilmente, como a gonorreia. O primeiro objetivo é curar a infecção do paciente. O segundo é localizar e examinar todos os demais indivíduos que tiveram contato sexual com o paciente e tratá-los para evitar demais transmissões da doença. Nunca tente se tratar por conta própria sem antes procurar um médico. O médico determinará o tratamento mais adequado e atualizado para seu caso.
Transmissão
Pode haver transmissão da gonorréia durante sexo vaginal, oral ou anal com um parceiro infectado. Se a mulher grávida tiver gonorréia, ela pode transmiti-la ao bebê durante o parto.
Profilaxia
A prevenção da gonorreia é feita essencialmente através do combate às doenças venéreas, com a adoção das seguintes medidas:
Educação sexual. Informe-se sobre os modos de contágio da doença e mantenha seus filhos, amigos e parentes sempre cientes.
Uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Evitar ter muitos parceiros sexuais.
Gonorreia prevenção- Consultar um ginecologista periodicamente (no caso das mulheres) ou um urologista (no caso dos homens).
Se você foi diagnosticado com gonorreia, trate também o parceiro/a.
Controle regular e sistemático em caso de relações sexuais com inúmeros parceiros, mesmo na ausência de sintomas (lembre-se que a doença pode ser assintomática).
Evite relações sexuais com pessoas que tenham sintomas de doenças venéreas ou algum outro sintoma desconhecido.
Evite relações sexuais com desconhecidos.
Equipe
Tatiane
Maria do Socorro
D’avilla
Talita
Jaelle

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais