Buscar

9.4 atividades financeiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

9.4 - As atividades financeiras
(inicia)A criação do Banco do Brasil, em 1808, embora de curta duração, estimulou a organização de casas bancárias e outros bancos comerciais que agilizaram o mercado financeiro, consolidando o sistema capitalista brasileiro. Os novos bancos emitiam títulos de crédito com juros e vencimento a curto prazo, os quais, de fato, desempenhavam a função de moeda, o que provocou a expansão dos meios de pagamento em 603%, entre 1809 e 1853.
(segundo)Os bancos de deposito e desconto surgiram em vários centros comerciais a partir dos anso 30:
1838 – Banco Comercial do Rio de Janeiro
1845 – Banco comercial da Bahia
1846 – Banco comercial do maranhão
1847 – banco comercial do pará 
1851 – banco comercial do pernambuxo
E outros
O banco do brasil fundado em 1851 por mauá fundiu-se com o banco do rio de janeiro em 1853, dando origem então ao novo banco do brasil.
(após a parte de fala das transações comerciais - slide)A estabilidade do nível de depósitos bancário, na época, dependia da confiabilidade que o banco pudesse oferecer aos seus clientes. No momento em que houvesse um indicio de qualquer crise, os depositantes não hesitamavam em correr aos bancos, e estes quebravam por falta de recursos em caixa para atender ao volume de sauqes.
Quebra do souto – foi a crise de 1864 ocasionada pela lei bancaria de 1860, restringindo a emissão de moeda.
(após a parte da crise financeira – slide)Para atender as despesas com a guerra que atingiram mais de seiscentos mil contos, o governo, além da emissão de títulos de tesouro – cujo valor total em circulação alcançou 184 mil contos -, contraiu um empréstimo (1865) de 6.953.600 libras esterlinas. Apesar do saldo acusado na balança comercial, a moeda sofreu uma desvalorização de 34% devido ao maior volume de emissões.
(FINALIZA NO SLIDE)

Outros materiais

Outros materiais