Buscar

Aspectos da Economia no Segundo Império

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspectos da Economia no Segundo Império
Em 1840, Surgem condições favoráveis para que D. Pedro II viesse a assumir o trono brasileiro, porém os sete primeiros anos do Segundo Império foram conturbados por insurreições regionais, a exportação do café crescia o que aumentava as receitas, mas ainda persistiam crises financeiras que eram provocadas pelo desiquilíbrio orçamentário, o que levou o país a fazer seu terceiro empréstimo, da Inglaterra, para cobrir os déficits do tesouro imperial, causados principalmente por gastos com rebeliões e compromissos externos.
O aumento da produção de café a partir dos anos 60 elevou o saldo da balança comercial, tirando o país da estagnação. Houve uma valorização na moeda, aumentaram investimentos em setores secundários e terciários da economia, impulsionando a economia, a fim de superar o retardo latifundiário e monocultor.
Por volta de 1845 surge o empresário Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Mauá. Mauá Fundou o Banco do Comércio e da Indústria do Brasil (1851), que passou a se chamar Banco do Brasil, este detinha a maior sociedade por ações da América do Sul, anos mais tarde fundiu-se com o banco Comercial do Rio de Janeiro, dando origem ao novo Banco do Brasil. 
Mauá tentou desenvolver a mente empreendedora no país, no entanto, a escassez de capital, tecnologia e a mentalidade da época (agrária e escravista) desfavoreceram os ideais de Mauá.
Com a crise de 1875, Mauá, já com o título de Visconde, foi obrigado a pedir moratória, do qual puderam ser avaliados seus empreendimentos, honrando todas as suas dívidas em 1882, sete anos antes de sua morte.
O governo adotou medidas para estimular a implantação e operação das ferrovias, participando da constituição do capital em algumas companhias, garantiu o retorno de juros para os investidores nacionais e estrangeiros, oferecia subsídio às importações a esses investimentos. 
Iniciou nesse momento uma intensa fase de organização de empresas ferroviárias, que contou também com a participação do Barão de Mauá.
Todas essas linhas destinavam-se a levar produtos agrícolas para serem exportados e a conduzir as importações.
Ampliou o poder de transporte, e aumentou as relações comerciais e financeiras internacionais, tornou o meio de transporte preferencial de carga e de passageiros. Foi o melhor meio de transporte de 1850 aos anos trinta do séc. XX.
 A navegação fluvial teve importante participação nesse período por ter o menor custo operacional em todos os tempos, introduzida por Mauá na Amazônia (1852), a navegação a vapor possibilitou a exploração mais eficiente dos recursos naturais da região.
As vias de terra, pelas quais transitavam as tropas de animais, receberam melhoramento, e foram ampliadas, sendo possível ter acesso a cidades que eram isoladas.
A instalação do telégrafo teve inicio no Rio de Janeiro em 1852, possibilitou que a comunicação fosse mais rápida, determinou maior equilíbrio econômico.
Em 1808, a criação do Banco do Brasil estimulou a organização de casas bancárias e outros bancos comerciais que agilizaram o mercado financeiro, consolidando o sistema capitalista brasileiro.
A crise financeira agravou-se com a queda das exportações de café, decorrente de fatores climáticos. Diante da situação o governo autorizou o Banco do Brasil a emitir a expansão do meio circulante em 124,2%. A crise prolongou-se por oito anos e agravou-se com a Guerra do Paraguai, diminuindo em muito, o surto de crescimento econômico assinalado a partir de 1854.
A falta de instituições de crédito em longo prazo inibiu investimentos em setores que exigiam maior período de maturação. 
A atividade do comercio interno e, principalmente, a do externo justificaram, no entanto, a criação de bancos estrangeiros no País. A maioria dos instalados pertencia, porém, a brasileiros, estabelecendo uma tradição que se manteve.
Os fatores que contribuíram para o crescimento da economia agrícola: 
Imigração- A partir de 1850 cerca de 130 mil estrangeiros chegaram ao Brasil destinados à plantação de café. 
Ferrovias- A rede ferroviária apoiou a expansão da cultura do café e ofereceu condições para um crescimento industrial.
O café contribuiu com mais da metade do valor das exportações, a produção anual de café aumentou, atingindo 8,5 milhões de sacas o que correspondia com a metade da produção mundial. O algodão teve sua participação na fabricação de tecidos na Europa. Com a guerra da secessão dos Estados Unidos teve uma violenta alta de preços do algodão no mercado mundial, estimulou a intensificação de sua produção no Brasil. 
Com relação ao açúcar além da falta de capital, a mão-de-obra escrava retardava a adoção de inovações tecnológicas que possibilitassem aumentar a produtividade. O látex extraído das seringueiras nativas da região amazônica passou a ser um dos produtos de maior procura no mercado mundial. O alto preço alcançado pela borracha no mercado mundial estimularam outras regiões do mundo a realizar pesquisas.
Chegando ao fim deste período imperial havia um superávit na balança comercial motivado pelo aumento das atividades produtivas. A partir de 1860 até 1890 ouve maiores investimentos estrangeiros no pais. Assim cresceram as indústrias manufatureiras, criaram-se bancos comerciais, mais ferrovias, melhoramento dos portos, exploração de minas e usinas elétricas.
Encerrando o período imperial, entre as já comentadas tentativas de introduzir indústrias e mais ferrovias no pais durante depressão mundial, a miséria do povo e o pouco crescimento econômico do Brasil persistiam, e ainda assim o legado deixado do império era uma taxa de 70% do mercado mundial em exportações do café brasileiro.
O progresso tecnológico levou alguns países ao topo da economia mundial, estes usaram várias manobras econômicas para se manter no topo, criando monopólios, oligopólios e barreiras protecionistas, mesmo com a “política de livre comercio” que diziam ser a mais justa economicamente, praticamente subjugando os países fornecedores de produtos primários e restringindo suas economias a meros mercados consumidores importados.
Grupo 4 – Fiad Japur
	 José Alves
 	 Patrick Bibiano
 	 Leila Pires
	 Josias Barreto

Outros materiais

Outros materiais