Buscar

9.5 As atividades agrícolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9.5 As atividades agrícolas
OS fatores que contribuíram para o crescimento da economia agrícola: estradas de ferro e imigração
Imigração- A partir de 1850 cerca de 130 mil estrangeiros chegaram ao Brasil destinados a plantação de café. A imigração contribuiu para o aumento da renda, expansão do mercado interno e a elevação do nível técnico da produção.
Ferrovias- A rede ferroviária apoiou a expansão da cultura do café e ofereceu condições para um crescimento industrial. As exportações continuaram concentradas em apenas 6 produtos: café, açúcar, algodão, peles e couros, fumo e borracha.
O café contribuiu com mais da metade do valor das exportações, a produção anual de café aumentou, atingindo 8,5 milhoes de sacas o que correspondia com a metade da produção mundial.
O algodao teve sua participação na fabricação de tecidos na Europa. Com a guerra da secessão dos Estados Unidos teve uma violenta alta de preços do algodão no mercado mundial, estimulou a intensificação de sua produção no Brasil. O ciclo do algodão começou a declinar com o retorno do concorrente norte-americano (1877) com melhores condições de ofert, com isso, o produto brasileiro foi deslocado dos mercados europeus.
Com relação ao açúcar alem da falta de capital, a mão-de-obra escrava retardava a adoção de inovações tecnológicas que possibilitassem aumentar a produtividade.
O látex extraído das seringueiras nativas da região amazônica passou a ser um dos produtos de maior procura no mercado mundial. O alto preço alcançado pela borracha no mercado mundial estimularam outras regiões do mundo a realizar pesquisas. O país nada fez nesse sentido, e a partir de 1909 passou a sofrer a concorrência de seringais plantados racionalmente o sudeste asiático, com sementes levadas do Brasil.

Outros materiais