Buscar

propiedades do tecido muscular

Prévia do material em texto

Existem quatro propriedades básicas que caracterizam todos os tecidos musculares:
1- Excitabilidade elétrica. O tecido muscular é sensível aos estímulos dos impulsos nervosos. Essa é uma propriedade comum às fibras musculares e aos neurônios. O potencial de ação é um exemplo; Ele trafega ao longo da membrana plasmática da célula, devido à presença de canais iônicos específicos. Para as fibras musculares, os estímulos, que desencadeiam os potenciais de ação, podem ser sinais elétricos auto-rítimicos, gerados no próprio tecido muscular, como ocorre no marca-passo cardíaco, ou estímulos químicos, como neurotransmissores, liberados por neurônios, hormônios, distribuídos pelo sangue, ou até mesmo variações locais do pH.
2- Contratilidade. O tecido muscular tem a capacidade de contrair com bastante força, quando estimulado por um potencial de ação. Quando há a contração do musculo, ele gera a tensão, enquanto traciona seus pontos de fixação. Na contração isométrica, o musculo desenvolve tensão, mas não se encurta. Na contração isotônica, a tensão desenvolvida pelo musculo permanece quase constante, enquanto o musculo se encurta.
3- Extensibilidade. É a capacidade do musculo de ser estirado, sem ser lesado. Quando o estimulo diminui e as fibras musculares estão relaxadas, elas podem ser estiradas até mesmo além de seu tamanho de repouso pela contração de um musculo antagonista. As fibras então ficam preparadas para outra contração. A extensibilidade permite que o musculo se contraia com bastante força, mesmo se já estiver estirado.
4- Elasticidade. As fibras musculares, após terem sido estiradas, tendem a recuar ao seu tamanho original de repouso.
Referencias:
Princípios de anatomia e fisiologia. 12º edição; Gerard J. Tortora/Bryan Derrickson
Gray Anatomia. Charles Mayo Goss
Anatomia Humana. 6º edição. Van De Graaff

Continue navegando