Buscar

CASO CONCRETO 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONRETO 14
Pedro Silva, administrador judicial pela primeira vez no processo de Falência da sociedade empresária QWE Indústria e Comércio de Artigos Esportivos LTDA, pergunta a você especialista em Direito Falimentar questionando como será feito o pagamento de sua a remuneração enquanto administrador judicial. 
RESPOSTA: A remuneração do administrador poderá ser de até 5% dos valores devidos na recuperação judicial ou do valor da venda dos bens da massa falida (LRF, art. 24, § 1º). Do montante devido ao administrador judicial, serão reservados 40% para pagamento após ele ter apresentado suas contas e o relatório final ao término do processo (LRF, art. 24, § 2º). 
Além do mais, é de responsabilidade do devedor, ou da massa falida, o pagamento da remuneração do administrador judicial, bem como das pessoas contratadas para auxiliá-lo (LRF, art. 25).
Essa remuneração é denominada de créditos extraconcursais, as quais, segundo o art. 84, I da LRF, deve ocupar preferência de pagamento a frente de qualquer outro crédito. 
Questão Objetiva: (Prova Magistratura - MG - 2009 - Adaptada). No procedimento estabelecido pela Lei 11.101/2005, a restituição em dinheiro será precedida do pagamento: 
A) dos créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 5 salários-mínimos por trabalhador; 
B) dos créditos com garantia real; 
C) dos créditos decorrentes de acidentes de trabalho relativos a serviços prestados após a decretação da falência; 
D) dos créditos trabalhistas vencidos nos 3 meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 10 salários-mínimos;

Outros materiais